LANCES E NUANCES TAMBÉM É CULTURA: A ORIGEM DO NOSSO "UAI"



O BERÇO DA EXPRESSÃO “UAI” DOS MINEIROS.

Segundo o odontólogo Dr. Sílvio Carneiro e a professora Dorália Galesso, foi o presidente Juscelino Kubitschek que os incentivou a pesquisar a origem de tal expressão.

Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou explicação provavelmente confiável.

Os Inconfidentes Mineiros, patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas, para se protegerem da polícia lusitana.

Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas da Maçonaria nas portas dos esconderijos.

Lá de dentro, perguntavam: Quem é?
E os de fora respondiam: _ UAI _ as iniciais de União, Amor e Independência. Só mediante o uso dessa senha a porta era aberta aos visitantes.

Conjurada a revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas.

Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorporaram ao vocabulário quotidiano, quase tão indispensável como tutu e trem. Uai, sô…

Esta matéria foi publicada no “Jornal Correio Brasiliense”.
Postado por Samy Zenun.

COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO: Eita orgulho de ser mineiro e ter como antepassados figuras tão patrióticas como as citadas neste texto. Minas Gerais foi o estado que mais se insurgiu contra o domínio da Coroa Portuguesa. “Joaquins e Manoeis” cortaram um dobrado com a gente.

E sobre o “uai”, faço questão de expressá-lo do Oiapoque ao Chuí, do RS ao AM. Quando morei no Nordeste por 12 anos, falava mais o “uai” do que falo aqui.

Meus agradecimentos especiais à querida amiga Carmen Guadalupe Varella (que me enviou o texto), uma panamenha que conhece a história do Brasil muito mais do que muitos brasileiros.

Anúncios

4 comentários sobre “LANCES E NUANCES TAMBÉM É CULTURA: A ORIGEM DO NOSSO "UAI"

  1. até eu falo UAI!!!e nem sou mineiro… nunca nem fui mas falo!!! AFINAL MINHA MAIOR PAIXÃO É MINEIRA…… O GALO!

  2. Querido Roberto,simplesmente adorei o texto!Já tinha muito orgulho de ser mineira e entoava meu "Uai" pelos quatro cantos do mundo. Agora, então, uai, ninguém me segura! Bjs e que hj nosso Glorioso acabe com o timinho!

  3. Oi, Camila querida. É um prazer recebê-la aqui novamente. Vc anda meio sumida, não? A história do UAI é interessante, não? Beijos.

  4. Roberto, já sabia, não total, mas que era palavra, vinda das sete colunas, e falar em JK meu caro, é falar da minha terrinha também, uai sô ele não saia de lá, motivo das serestas de |Conceição as músicas de lá faz parte da minha familia da parte de minha mãe tinha banda e orquestra do interior

Os comentários estão desativados.