SOMOS TODOS ATLETICANOS.

Crônica escrita por mim e publicada no Terreirão do Galo em 29.01.2009. Estou reeditando-a para homenagear a imensa paixão atleticana, cuja gigantesca dimensão só nós conhecemos.
Um dia, em algum programa de televisão, eu ouvi o Kalil dizer que todo mineiro é gerado atleticano. Naquele instante sagrado e prazeroso em que o espermatozóide penetra o óvulo, ele automaticamente vira um orgulhoso atleticano. É rápido assim como um estalar de dedos.
A partir daí ele vai crescendo dentro da barriga da mãe e, quando começa a sonhar _ sim, em algum momento o feto sonha _ ele já se visualiza empunhando uma bandeira preta e branca como se fosse um estandarte ungido pelos deuses.

E dissertando ainda mais sobre a sua tese _ que para mim, é um foco de luz sobre a ciência humana, digna merecedora de um Prêmio Nobel _ Kalil conclui: “Quando a criança nasce, a coisa muda de figura, pois apesar de milhões permanecerem apaixonadamente torcendo pelo Galo, outros tantos se perdem pela vida, se desviando do bom caminho”.

Nessa leva de espíritos fracos e subornáveis, alguns gatos pingados se tornam americanos e alguns outros chegam ao cúmulo de trair o aconchego atleticano do útero que os concebeu e se transformam _ que o bom Deus os perdoe _ em simpatizantes de certo time azul de estrelinhas graciosas.

Nesse ponto é que vão entender porque iniciei este comentário tomando a tese do Kalil como base. Eu descobri que… pasmem, senhoras e senhores… todo cruzeirense continua sendo, no fundo, um atleticano! Ele segue com o gene em seu sangue mesmo depois de nascido!

Calma. Não precisam me xingar disso ou daquilo. Cientificamente, é tão fácil provar quanto dois e dois são quatro. Não precisei perder noites e noites de sono consultando alfarrábios, livros de genética, estudos profundos da psicologia nem da alma transcendental. Foi apenas e tão somente um acaso. Explico:

Outro dia, fui a uma festinha de um cruzeirense amigo meu. Cruzeirenses como ele, mais uns quatro ou cinco. Eu era o único atleticano naquele quadrilátero cheio de infelicidade e ranger de dentes. A certa altura, depois de algumas cervejinhas, salgadinhos e conversas jogadas fora, o assunto entre eles _ eu só ouvia calado _ enveredou para o futebol. De repente, dei por mim inserido em um mundo surreal.

O assunto principal da noite não era o Cruzeiro com as suas estrelinhas graciosas, nem as suas contratações, nem o seu time classificado para a Libertadores. O tema era o Atlético. A mídia mineira é atleticana, tal comentarista da TV é galista, as contratações não vingarão, o time vai cair novamente para a segunda divisão e por aí afora. Enfim, noventa por cento do que se discutiu ali era relacionado ao Galo, embora, para disfarçar, usassem um tom de deboche e gozação que não foi capaz de me enganar, ah, não senhor! Não sou tão ingênuo assim!

Saí dali mais convencido do que nunca de que a palavra ATLÉTICO é tão doce e tão gostosa de pronunciar que o cruzeirense, ao pronunciá-la, se remete mentalmente _ como numa catarse _ ao útero materno, quando ainda era um verdadeiro atleticano e o caminho ainda era O bom caminho.

Eu aposto todas as minhas fichas que, se qualquer cruzeirense se submeter a uma regressão com um psicólogo competente, em algum momento de sua viagem mental se verá encolhido em uma posição fetal e sob aquela pele rugosa e quase transparente verá bater _ com toda força, como se fosse uma orquestra de mil instrumentos _ um coraçãozinho preto e branco. E nesse exato instante, sentirá uma onda de felicidade tão grande que é bem capaz de abandonar o boquiaberto psicólogo em sua sala e sair pulando de alegria pelas ruas da cidade, quicando feito um ioiô.
Neste caso inverossímil, provavelmente correremos o risco de a qualquer hora topar com um feto loucão passeando por aí, gargalhando igual aos personagens de Hitchock. Mas um feto essencialmente feliz e isso é o que mais importa.

Para quem ainda duvida da tese, comece a reparar mais à sua volta, quando à sua volta estiverem os azuis. Note que eles, ao abrirem uma página de esportes, primeiro lêem as notícias sobre o Galo. TODAS as notícias. Eles sabem mais sobre o Galo do que nós.

Perceba que nós atleticanos mal folheamos as notícias sobre o Cruzeiro. Eu mesmo nem as leio. Se isso não é a confirmação da verdade sobre a tese que lhes apresento, eu não sei mais o que é verdade nesse mundo de Deus.

Só mais uma coisa, que é pra sacramentar de uma vez por todas a minha tese:

Se a sua esposa é cruzeirense, quando ela estiver dormindo, experimente sussurrar a palavra GALO ao seu ouvido. Use um tom bem leve, como se estivesse acarinhando um bebê. Mais ou menos assim: Gaaallllooooo! Bem baixinho. Não se surpreenda se um sorriso bonito coroar-lhe a boca. Ao ver o sorriso, não se entusiasme a ponto de berrar um Galo de todo tamanho, pois para o plano dar certo, ela precisa continuar dormindo.

Posso garantir que no dia seguinte, ela dobrará a sua querida camisa do Galo com um carinho que você nunca tinha visto antes. Se você persistir nesse tratamento durante alguns meses, você terá uma família muito mais feliz, muito mais atleticana.
Isso é o supra-sumo da felicidade plena, não é não? Experimente!
11 comentários sobre “SOMOS TODOS ATLETICANOS.

  1. Atletica nasce Altleticano, cruzeirende vira. Vira cruzeirense, simpatizante, maria , bicha, depois purpurina.Vou tentar essa de sussurrar Galo nos aparelhos auditivos de minha namorada, isso vai ter que funcionar com Vascaína.

  2. Sou são paulino!! Mas quem já teve a oportunidade de visitar o meu blog, sabe o quanto gosto do Galo.. Isso não veio de sangue, veio de criação, morei por quatro anos em Minas, e aí criei esse carinho especial pelo Galo.. A torcida é apaixonante… Parabéns pelo post.. Acessem: http://cademeucamisa10.com

  3. Demais esse texto, já tinha lido quando no post no terreirão mas relê-lo é um prazer. Parabéns Roberto!

  4. Fala Robertão!! como foi o feriado?"desliguei" de tudo, inclusive do galo (Teve bom viu)!Mais toda hora me 'pegava' pensando em tal. Agora posso acompanhá-lo todos os dias e gastar seu tempo com mais um comentário para lêr. rsrsRoberto, para comprovar a sua tese basta ler o comentário do Leônidas Cruzeirense… Tudo que você escreveu faz muito sentido. Já tinha reparado mais ainda não sabia o motivo. Agora está explicado!Triste está notícia do Willy Gonzer einh?! Para mim, o narrador/comentarista mais completo do BRASIL. Sabe tudo o Alemão! Agora vou ficar meio divido pois também curto muito o Mário Henrique "Caixa" narrando; e, infelizmente vou ter que optar por um ou outro. O galo vencendo e vencendo de uma forma que psicologicamente será muito animadora para os jogadores e comissão. Principalmente para o Kalil que estava meio descrente com sua gestão. Meu tio foi viajar e desta vez irei incentivar pagando o ingresso e gritando, a segunda opção sempre fui fiel, a primeira não. Continuo otimista, pois dá para notar que o trabalho está sendo feito. Precisamos esperar o fruto crescer e então colhê-lo. Sds!

  5. João Arthur meu sobrinho que vem em Fevereiro e mais um "H"omem entre nós seja bem vindo João pois a massa te espera!!!!!!!!!!!

  6. Leonidas é FATO, cara, já que ~estão na pior, o jeito é visitar os blogs rivais, taí a prova, Roberto, você não necessitou gritar, já escutaram do outro lado, o presidente do rival azul, quando dá entrevista, de cada 10 palavras que ele fala, 1 é sobre o GALO, olha bem, estou sendo até legal com ele, mas uma é FATO torcedor rival azul leonidas é fato, gostou do texto, do blog também! aquí você pode comentar, toda hora, mas vomitar aquelas babozeiras lá do leandr mattos, o Roberto arranja uma mordaça para você e isto É FATO e aí sr leonidas tá gostando de seu timinho,lembra-se, sempre falava, a arrogancia, tem a sua hora de castigo, taí, com todos os seus títulos estão indo para os cartorios registrá-los, lá é que eles mais gotam de títulos, o maior como dizia, tá sendo agora! eita mundão que dá volta, né sr leonidas, e até as pedra se encontram, reze muito, ore muito, porque costuma ser longo o castigo, mas volte sempre, aquí esporamos os rivais e os foguetes, cuidado poderá ter algum mofado é muito perigoso, e as passagens para dubai ou abu-dabí bay bay

  7. Querido Roberto, então este belo texto é de sua autoria? O texto parecia vírus de email de tanto que eu recebi. Posso até fazer uma injustiça, pois não me lembro, mas acho que a maioria não lhe deu os devidos créditos.Então, parabéns pelo belíssimo texto!!!Bjs!

  8. Leonidas Cruzeirense só veio confirmar a teoria do Sábio Roberto.Obrigado por contribuir com a verdade Leônidas.

  9. Gabriel, tente a técnica e verá que a vascaina vai virar atleticana. Tenha paciência. hehehehehehehehe.Thiago, obrigado pela visita.Obrigado pelo elogio, Fabrício.Leônidas, com esse calor, a sua visita só faz trazer uma brisa FRESCA por aqui. Obrigado mesmo assim.Diego, com os reforços acho que vamos melhorar. Gabriel, tem um zum zum zum na praça que diz que o camisa 10 tá chegando. Mas é, por enquanto, só boato. Mas o turco é meio doido, então não duvide de nada.Lacerdino, parabéns pela chegada do sobrinho, meu camarada. Aproveita e dê logo de presente uma fralda do Galo que é pra não dar chance a mariada. hehehhhehe.Guerra, hahahahaha. Ele já teve o que lhe cabe. A mariada tá em polvorosa. uiuiuiuiui!Minha querida Camila, eu tbm recebi um monte de email's com o texto. Mas, ao contrário de vc, a grande maioria dava os créditos. Ainda bem, nénão? Obrigado pelo elogio. Beijos.Gabriel, hahahahahahaha.Abraços a todos.

Os comentários estão desativados.