O PULO DO GATO… OU DO GALO!!!

Podemos considerar que o Galo retomou a mentalidade de time que ambiciona títulos? E foi assim em 2009?

Se considerarmos os pífios resultados desde 2003, sim. Em 2009, a campanha do Galo foi surpreendente, tenho de reconhecer.

Foi o primeiro ano do mandato de Kalil, que contratou Leão (um sonho de consumo da torcida), que indicou vários jogadores que reforçaram o fraco plantel que existia por aqui. Inclusive Tardelli, a melhor contratação do Galo nos últimos dez anos, pelo menos.



O time fez um bom campeonato mineiro, mas fracassou nas finais, levando uma sonora goleada da turma do lado de lá.

Essa goleada, e tão somente ela, correu pelo Brasil afora e incutiu na cabeça de jornalistas preguiçosos (Rizek, entre eles) a idéia de que o time do Galo era uma baba inofensiva e pronta para fugir do rebaixamento.

No entanto, não foram todos que analisaram assim. Alguns integrantes da mídia (Lédio Carmona, entre estes), sérios e estudiosos, entenderam que um time não pode ser analisado só por um jogo. E nos concederam o benefício da dúvida. Uma dúvida que também pesava nas cabeças dos torcedores atleticanos, sejamos sinceros.

Começou o campeonato e o Galo disparou. Fez um primeiro turno excelente, embora não praticasse um futebol que nos enchesse os olhos. Apenas uma partida foi perfeita, sob o ponto de vista futebolístico. Aquela contra o São Paulo.

Aproveitando a janela de transferências do meio do ano, Kalil reforçou o time. Contratações pontuais que, hipoteticamente, tornariam a equipe forte o suficiente para ser campeã.

E seria mesmo se os jogadores contratados jogassem aqui o que jogaram em outros lugares. Exceção feita a Carini, nenhum deles teve um rendimento nível 10 regularmente. Uma partida boa aqui, outra ali, mas na maior parte do tempo não renderam o esperado.

Resultado: o time, ao invés de melhorar, piorou. E para isso teve um empurrão gigantesco de um técnico fraco e incompetente demais para oxigenar o grupo. E nas últimas rodadas, quando teve a oportunidade de ser campeão de forma antecipada, fracassou fragorosamente. Para agonia de toda a nação alvinegra.

Essa história todo mundo já sabe. Mas eu a repeti porque quero responder à primeira parte da pergunta de maneira consistente. Podemos considerar que o Galo retomou a mentalidade de time que ambiciona títulos?

Se considerarmos que, apesar dos pesares, estivemos classificados entre os times do G-4 25 vezes em 38 rodadas, sim.

Se considerarmos que a contratação de Vanderlei Luxemburgo carrega em seu bojo uma declarada ambição de ganhar campeonatos, outro sim.

Mas se desperdiçarmos este momento de contratações, a exemplo do que ocorreu na janela de transferências de junho (já abordado acima), estaremos correndo o risco de encher o time de nomes e não de futebol. Vide o caso Renteria, por exemplo.

Eu não estava preocupado com isso. Porém, já começo a ficar com a pulga atrás da orelha. Considero Leandro uma boa contratação porque é para a lateral esquerda. Por ali, qualquer coisa que se faça, fará melhorar o desempenho do setor, pois Feltri foi ridículo este ano.

Mas para a zaga, que foi o nosso calcanhar de Aquiles e uma insuportável dor de cabeça, tem que vir jogador de nível alto e não equatorianos de cintura dura e limitados tecnicamente. Como Jairo Campos (a mais recente contratação) que, apesar de carregar o CAM no nome, não é lá uma brastemp.

Do meio para a defesa, há de se criar uma barreira com bons jogadores, senão acontecerá o mesmo que este ano. O ataque marca gols, mas a defesa entrega o ouro aos bandidos.

Toda calma nesta hora. Mas calma não é sinônimo de lentidão. E um olho clínico num momento desses viria bem a calhar! Seria o pulo do gato… ou do Galo!

Siga este blogueiro no twitter. Clique à direita nos links excelentes.

(Na foto acima, nossa homenagem à PernambuGalo, torcida criada este ano em Pernambuco pelo amigo Athos Gabriel.)

Anúncios

14 comentários sobre “O PULO DO GATO… OU DO GALO!!!

  1. É Roberto, especulação é que não falta. Na falta do que falar, jornalistas começam a inventar… estou contando os dias para janeiro chegar logo e a pré-temporada começar.1971-2010 Galo!

  2. Fala Roberto. Eu acho que tem muita coisa acontecendo, tão tem ninguem parado, mas isso nao tem chegado na gente. O Kalil esta em Portugal mas o Luxa ta por aqui e Teoricamente ele eh o nosso gerente de futebol também. Acho que serão anunciados muitos de uma vez. Fora que, pelo menos pra mim, esse ano os jogadores estão mais concorridos, qualquer jogador que o Galo quer o Santos também, o Cruzeiro também o Vasco etc… Abraços!

  3. Roberto. Como disse a alguns e escrevi no Terreirão penso que agora é crer para ver. Controlar a ansiedade, e acreditar na dupla kalil-luxa. 2010 será melhor que 2009. Bora GALÔÔÔ !

  4. Pois é Roberto, e é do twitter, do presidente que veio, MURIQUÌ, já foi contratado pelo Galo, por intermédio da Traffic, EU ACHO UM BOM JOGADOR, e tem mais, no meu perfil, não quero NOMES, mas jogadores com vontade de vencer,de retribuir o valor que ganha mensal, e em dia, jogador de raça, que não tem mêde de botar a perna numa dividida, jogador que quer ganhar, subir na vida, que quer ser campeão, êste é meu perfil, de um bom atleta, que goste de treinar, corrigir seus defeitos, e tomara que o Luxemburgo, seja o que era uns anos atraz, e que seja o que ele falou na sportv, que gosta de treinar um atleta, colocar ele mesmo não sendo craque, mas com habilidade para desenvolver o seu futebol.E tá vindo mais aí, minha gente, é só ter calma Roberto, veja nas especulações que nós fizemos em seu blog, o Muriquí foi falados por colegas nossos.

  5. Roberto, sempre tem um para iniciar, a conversar babozeiras, né, taí o Bhosta do Manfredo Palhares, fazendo criticas e insinuando coisas contra o Kalil, porra se o cara sabe de alguma coisa, fala logo, mas não, quer ganhar uns minutos na mídia, onde esta´MÙMIA estava quando da demissão de toda a diretoria e o Galo ficou sem presidente, onde esta bosta estava, agora que tá tudo se organizando, vem a tona, ora bolas, nem para ir a campo esta lesma serve, e procura um jornaleco para vomitar coisas que não diz nada, apenas falácias, falou falou mas não disse nada, Kalil, deveria era vir a público e pedir logo a expulsão dêste cara do conselho, ou então colocar ele nos braços da torcida no dia do JUDAS

  6. Não concordo que o Leão seja um sonho de consumo; até hoje não sei porque ele saiu – tenho a impressão de que foi porque o Kalil quis colocar no seu lugar, seu amigo Roth.E todos sabemos quão desastrosa foi a teimosia do Kalil de manter um amigo no comando do Galo que tinha time para ser campeão e o resto todo mundo sabe.Estou satisfeitissíssima com a contratação do Luxa, e, ao mesmo tempo preocupada com uma questão.Tanto Kalil quanto Luxemburgo têm a síndrome do poder, ou do mandar.Tenho medo de que eles se choquem e não saibam ocupar cada um o seu lugar. Temo mais pelo Kalil invadir a área do Luxemburgo.Quanto às contratações, não sei opinar.Mas se o Kalil tiver uma boa sintonia com o Luxemburgo, acho que será um ano bem legal, saindo, enfim daquela fase de marasmo em que estamos a tanto tempo.A torcida que está como pano de fundo, dispensa comentários, rs.

  7. Ei Stela, tudo bem, pode ficar tranquila, o Kalil, desde os tempos do Leão sempre dizia, que queria ir lá no CT apenas para passear, e foi com o roth e será com o Luxemburgo, e o Kalil não é de entrar no trabalho do tecnico, neste ponto ele sempre respeitou, desde que não aconteça como foi o roth, mesmo assim, ele aguentou até o final, para mandar embora.

  8. Oi Galera,Uma boa surpresa o Muriqui. O Kalil foi pra Europa "despitar"??? Tomara que nos dê mais boas notícias.Sobre o "choque" entre o Kalil e Luxa, não acredito que ocorra: o nosso Presidente tá querendo ver resultados e "não quer ir para o CT dar palpite"…Oi Stela, parece que o Sportv também não queria o Galinho nas quartas de final do sub-20. Ontem anuncio o Avai e não passou os gols do Galo.Como não vi o jogo ontem acabei pensando que você tinha "torcido um pouquinho mais" (rsrsrsrs). E só hoje vi a notícia.E vamos esperar um Natal mais gordo pra Massa… com os cuidados sugeridos pelo Roberto.E dá-lhe, Galo!

  9. Ei querido Roberto!Que boa análise você fez do Galo 2009. É exatamente o que eu penso, meu amigo. Quanto ao Galo de 2010, tô que nem o Jota: querendo ver primeiro para crer depois. Só sei que sigo firme confiando no Kalil. Um ano atrás, pensar em Luxemburgo era piada, era quase como pedir a ele que, uma vez na vida, abrisse mão da grana e trabalhasse por prazer. Hoje não, o Luxa não só veio, como recusou proposta de time que está na Libertadores. Tenho lá minhas questões éticas com ele, assim como o banco BMG, mas… quando o assunto é Galo, sou acéfala, só torço e rezo! Beijos, amigo!

  10. Eita, sempre esqueço de assinar, hehe… Sou eu, aí em cima, Elen Campos.

  11. “O time fez um bom campeonato mineiro, (…) sonora goleada” – sobre esta questão e já respondendo à companheira Rita de Cássia, penso que isso aconteceu porque o Leão escalou mal, mexeu mal e não estudou o Cruzeiro. “Começou o campeonato e o Galo disparou. Fez (…) enchesse os olhos…” – pra mim isso aconteceu foi porque as outras equipes estavam com foco em outras competições, ou ainda estavam montando seus times. “Seria mesmo se os jogadores contratados jogassem aqui o que jogaram em outros lugares” – no meu entendimento o que houve foi que os jogadores foram piorando seus rendimento jogo a jogo, e a culpa era do Roth, que não sabe extrair o melhor de cada jogador. Eu ainda “brincava” com o pessoal que se o campeonato durasse mais um mês, o futebol do TARDELLI estaria igual ao do MEXIRICA. …rs… “Exceção feita a Carini, (…) nível 10 regularmente. ROBERTO, por baixo ele foi acima da média. Mas achei que o ele andou falhando numas bolas altas na área. Você não achou, não? Sobre as contratações: confio no faro do Luxemburgo e do Kalil. Ambos acertam mais que erram. A margem de erros deles está dentro da média de um time de ponta. VICENTE, fiquei sabendo do resultado ainda ontem. Esse galinho parece ser bom mesmo, pois estava sem 3 titulares e precisava ganhar com a diferença de 2 gols. O gramado onde estão jogando é péssimo dos péssimos. Agora que venha o Flamengo e que se escale um juiz honesto e competente, não é mesmo? Não sei o porquê do Wendel não estar como titular. Gosto também do zagueiro Sidimar e do goleiro. Você lembra de um outro jogador, o 2º atacante que fez um dos gols na semi-final contra o Grêmio na Taça BH, acho que o nome dele é Marco Aurélio. Você sabe por que não está disputando este campeonato. Guerra, você sabe? Alguém sabe? Será que já tiraram ele do Galo????

  12. Stella, tem uma turma mais nova que tá treinando no CT porque na copa spaulo a idade é menor, do quê a turma que está nos Pampas, e gostei demais, do Galinho classificar,vibrei na hora, porque eles queriam deixar fora o Galo, até mesmo os comentaristas, já tinham dado como fora o Galo, mais uma desta turma, antes dos jogos falaram que o Atl PR ia disputar a vaga com o Avaí, falta de respeito, né, aí tiveram que engolir em sêco e no final dizer que quem classificou foi o Galinho, e que venha o Flamengo, e tomara que o tecnico, escale os melhores, converse bem com a turma, para não ter expulsões igual ao do Felipe, e que jogue um melhor futebol.Acho que o Wendel, não está sendo titular porque deve estar meio mascarado.

  13. GuerraCom relação ao seu comentário a respeito da imprensa gaúcha e tantas outras a questão é que:Somos odiados ou amados,não temos simpatizantes com o GALO.Graças a Deus. Essa coisa de simpatia é mania de viado. Mas pelo menos eles poderiam ser PROFISSIONAIS NÃO É ?

  14. Acho que se olharmos a expectativa do time no começo de 2009, o resultado foi excelente… E 2010 começa muito melhor…A frustação que fica é pela oportunidade tão próxima que o Brasileirão ficou e de repente nem entre os quatro primeiros terminar…De qualquer jeito, 2010 será melhor com certeza..Acessem: Cadê Meu Camisa 10?

Os comentários estão desativados.