O GALINHO NA BERLINDA.

Há quantos anos a base do Atlético não é mais a mesma? Não me recordo.

A mesma base que revelou Paulo Isidoro, Cerezzo, Marcelo, Mancini, Marinho, João Leite, Diego Alves e inúmeros craques que dariam para encher este post.

Inclusive o maior de todos, o baby craque, o rei eterno do Galo, o maior centroavante que estes meus olhos já viram jogar: Reinaldo.

Há quantos anos?

Ultimamente só vinha revelando bons goleiros e agora nem isso. Welton Felipe é um bom zagueiro revelado recentemente. Mas não é algo que possamos inflar o peito e dizer: Welton Felipe é um cracaço revelado pela base! Não, não é. Não é uma sumidade no que faz.

Renan Oliveira e Tchô tinham sobre eles os olhos cheios de espectativa da massa e do clube. Convenhamos, resultou num dos maiores balões de ensaio que já vi. Ambos receberam um aumento de muitos dígitos para valorizar a rescisão de contrato em caso de venda. Ganharam um alto salário para jogarem um futebol bem anãozinho.

Renan Oliveira teve apenas lampejos daquele craque tão sonhado. Mais nada.

Ontem o Galinho, na disputa do campeonato brasileiro sub-20, perdeu para o Grêmio. Se ganhasse, eu não mudaria a minha opinião. O título ou o vice-campeonato não teriam influência no que penso:

Excetuando-se Sidimar, um bom zagueiro, ninguém da base me parece com tutano suficiente para ser elevado à categoria de profissional.

Alguns hão de me perguntar: E Wendel? Este é craque e nem assim você o promoveria? E eu respondo: Wendel ainda não está pronto para ser promovido. Ok, tem um toque refinado, manda a bola aonde quer, dá dribles desconcertantes, enfim, é realmente bom de bola. Se futebol fosse um esporte solitário, certamente Wendel seria um craque de primeiríssima qualidade e ganharia rios de dinheiro.

Só que o futebol é coletivo. Você joga para os outros e os outros jogam para você. Ao final do jogo de ontem, com o placar adverso, Wendel ainda fabricava firulas sem nenhuma produtividade para o time, dando um calcanhar aqui, uma trivela ali… como se o Galo estivesse ganhando.

É craque? Pode até ser aos olhos de muitos atleticanos. E eu os respeito. Mas, para mim, craque é aquele que, além da extrema habilidade inata, consegue aliar brio, vontade de vencer e produtividade em prol do grupo.

No time do Galinho, confesso que nenhum jogador me encheu de esperanças. Deste mato não sairá coelho, muito menos um Paulo Isidoro, um Diego Alves, um Cerezzo, ou até mesmo, para ser muito menos exigente, um Heleno, um Alves ou até um Márcio Araújo.

Infelizmente.

Eu gostaria de estar errado. Me cobrem mais na frente, se eu estiver. Mas querem saber? Duvi-d-o-do!

SIGAM ESTE BLOGUEIRO NO TWITER. LINK À DIREITA DA PÁGINA.

14 comentários sobre “O GALINHO NA BERLINDA.

  1. Perá lá! Amigo as criticas quando fundadas e com argumentos sempre são válidas. Agora jogar no ar perguntas preconceituosas e sem base argumentativa?Quantas vezes o senhor acompanhou os jogos das categorias inferiores? Será que a culpa nãoé "em cima"? Quem lança jogadores sem criterio e em momentos inoportunos é a diretoria.A base do Gao tem grandes valores e é respeitada pelos criticos nacionais e internacionais.um abraço

  2. Bruno, onde estão as perguntas "preconceituosas e sem base argumentativa"? Eu não fiquei perguntando. Eu emiti a minha opinião, que é um direito meu, seu e de qualquer pessoa que acesse o blog. E eu acompanho a base SÓ há mais de 40 anos, meu amigo. Não me venha com frases feitas e preconceito a críticas só porque temos uma base super-valorizada e fantasiada por inúmeras diretorias. O que precisamos é EXPOR suas fragilidades para que possamos crescer na base. Ou vc queria que eu enchesse este post de elogios falsos só pra te agradar?

  3. Diego Alves foi massacrado em 2005 naquele jogo contra o FortalezaMancini já foi execrado pela torcida até ir para o São Caetano e virar craque, inclusive ajudando a tirar o Galo das finais de 2001Lincoln… bom, nunca fui fã dele mas agora tá todo mundo mendigando q ele volteTorcida do Galo é assim, se tivesse ganhado ontem era a melhor geração desde 1908, mas já que perdeu né…

  4. Roberto, concordo com você, em quase tudo, mas na minha opinião, para subir para o elenco principal, ainda não tem ninguem, Caro Bruno, não houve nada de critica preconceituosa, ou infundada, deveria reler o texto e eu vou mais além.Marion, gosto do futebol deste garoto, acho que deveriam colocá-lo como armador, ele é atleta de dois toques,gosta de tabelar, tem bôa arrancada gosta de servir aos companheiros, tem visão de jogo é veloz não tem bola perdida volta para dar combate, MAS INFELIZMENTE NESTA FINAL DEU DÓ VER O CARA JOGANDO, NÃO FEZ NADA, será porque entrou como titular, de inicio, venho acompanhando ele desde ano passado, ainda é nôvo, meio franzino, talvez volte ao normal, mas nesta terça me derrubou.Wendel, sou do mesmo pensamento do Roberto, gosto de futebol corrido, jogado,coletivo, de tabelas, de dois toques, de velocidade ou então de lançamentos, não gosto de firulas, toques de efeito de calcanhar, ainda mais, quando o time tá perdendo, ainda é nôvo tem mais dois anos no junior pode ser corrigido.João Pedro, também gosto do futebol dêle, mas sumiu em campo nos últimos dois jogos, chutou só bola para o alto, reclamou demais, mas futebol que é bom ele não jogou, na taça BH ele deu show de bolas mas ficou devendo, subir ainda não.Sidimar, bom zagueiro, tem tido muito bôa regularidade, ainda é nôvo, parece 18 anos, vai pegar ainda muita experiencia, já que tá sempre sendo convocado para as seleções, mas para subir hoje, ainda não, inclusive, acho que foi ele que falhou no gol do gremio, dando mole para o atacante, reclama demais, tem que pegar mais corpo é meio magro, e está com o mesmo defeito dos zagueiros titulares ou seja jogando longe um do outro e marcando em linha e não sabendo fazer a cobertura do lateral.E no mais, é lamentar que não teremos laterais formado na base, os que jogaram, dá dó, são ruins demais, deveriam era partir para outra profissão, como laterais não vão conseguir a vencer, a não ser que mudem da agua para o vinho que duvido, não teem cacoete de laterais ou pontas, mas para mim, foi revelado o tecnico Rogerio Micalle, êste sim, deve continuar, e vai ter condições de ajudar a revelar, é corajoso, arma bem o time, apenas a defesa que ví falhas, mas talvez poderá pegar mais um título no Galo, a copa spaulo, porque estes jogadores é que vão jogar em spaulo, e vão jogar com times com menos experiencia.

  5. Na base o que menos importa são os títulos. Não ter sido campeão ontem pode ter o seu lado bom. Mostra a esses meninos que o futebol é coletivo, que há um adversário do outro lado que tbém quer vencer. Que empenho, raça, vontade de vencer, podem superar a técnica, e é por isso que o futebol é o esporte mais popular. A vida ensina.Pontos positivos: a nossa base está melhor do que há dois ou três anos. O mais importante para a base é descobrir talentos e prepará-los para o futebol profissional. Um craque na base muitas vezes não vinga no profissional, por culpa dele em parte, e em parte por culpa da formação. Essa comissão técnica iniciou o trabalho com o Kalil. Veremos os resultados do seu trabalho daqui há dois, ou tres anos. Como disse ser campeão é o que menos importa.O que importa é que craques para o profissional o clube produziu.

  6. Eu vinculo tudo isto a falta de títulos. De que nos valeram Paulo Isidoro, Cerezzo, Marcelo, etc. a única exceção que faço é do REINALDO que é fora de série; NENHUMA DESTAS ESTRELAS QUE EU VI JOGAR E QUE ME FIZERAM CHORAR DE DESGOSTO NÃO NOS DERAM TÍTULOS NACIONAIS e vão cair no esquecimento com o tempo. Quero crer que esteja perto o elenco, o técnico que venha quebrar este feitiço que se abalou sobre o Galo que ganha, ganha e morre na praia.Se quer saber, hoje, meu sentimento em relação à Cerezzo e cia., que perderam penaltis na decisão contra o São Paulo, é de mágoa e revolta – FIZERAM NOME AS CUSTAS DO GALO E NÃO FORAM HOMENS DE NOS DAREM UM TÍTULO NACIONAL SEQUER.Enquanto não se quebrar este feitiço, não haverá base, MELHOR MESMO QUE NÃO HAJA PRA QUE NÃO NOS FRUSTEMOS COM ELES NO TIME TITULAR.P.S.: Mas foi este mesmo time que ganhou o único titulo de 2.009, não? A COPA BH? Merecem palmas, com louvor, por isto, mesmo que todos sejam pernas de pau.

  7. Sou muito prático, nestes pontos, gosto de alguns ex craques do Galo, mas para mim, o que me empolga mais foi um que nos ajudou a ter o que nós temos hoje que é a cidade do Galo, e foi com a venda do Gilberto silva, uma bôa parte foi empregado lá e deu o impulso para termos hoje um CT invejado, por isto me desculpe Reinaldo, e meu amigo Dario, sou mais o Gilberto, mesmo que digam que ele entrou na justiça contra o Galo, mas é um direito dêle, que os ex presidentes não queriam cumprir com o certo, então ele tem razão, e não ´pediu nada demais só o seu direito, já outros tiraram e muito do nosso GALO.

  8. Por enquanto, Paulo Isidoro, Eder Aleixo, Cerezzo e outros tantos é oque temos em nossa historia.Ainda que sejam fracassados e derrotados.Sentar o pau nos caras agora é foda!Estamos invocados com a falta de titulos mas vamos devagar ai né…Temos que esperar nossa historia ser refeita com titulos e presença marcante nas principais disputas pelo mundo pra esquecermos os maus momentos…Esperar e ir devagar que é foda mas estamos esperando a tanto tempo que não custa nada dar uma chance pro Galo 2010.Galo sempre!!!Alexandre Coelho.

  9. André – Santos-SPQue isso Roberto, Será se o Galinho tvesse ganho do Grêmio , você não mudaria de IdeaVamos Apaiar esses Garatos, sem ficar nos Preocupandos com resulatdos e sim com os Craques que a Base tem, Sem mais , Andrè

  10. Alexandre Silva, se o Galinho tivesse ganhado ontem, eu escreveria o mesmo. Esta contido no texto.Guerra, vc tem mais ou menos a mesma opinião q eu tenho.Jota, na verdade eu não estou preocupado com a perda do título. Estou, isto sim, grilado com a falta de boas revelações vindas da base. Mas parece que o Kalil também está. Já é um bom começo.Rita, entendo vc, mas se vc está revoltada com Cerezzo, Paulo Isidoro, Marcelo, etc. etc., imagino eu a sua revolta com todos que por aqui passaram depois deles. Pois estes tbm nada ganharam. Os citados pelo menos nos levaram a 3 finais de brasileiro, colocaram o Galo em 1o no ranking (+ vitórias nos brasileiros), e qdo entravam em campo davam sangue e ganhavam a maioria dos jogos.Alexandre Coelho, não sei se vc está falando do texto ou de algum comentário. No texto, eu elogio os nossos craques antigos e não meto o pau neles nem que a vaca tussa, pois são são responsáveis por muitas alegrias que tivemos.André, nem se o Galo tivesse ganhado, eu mudaria o texto. Não podemos ficar tampando o sol com a peneira, senão amanhã estaremos criticando e vaiando um jogador como o Renan Oliveira, por exemplo. Veio da base e não rendeu nada. Tchô é outro. Nós temos de parar de superproteger os garotos. Por isso é que eles não dão certo no profissional. Obrigado a todos pela participação e pelos comentários. Tenham a certeza de que eu respeito cada opinião contrária. Se eu estiver errado, me cobrem depois. E tomara mesmo que eu esteja errado. Tudo para o bem do Galo!!

  11. Apenas um aviso, os Garotos que lá estavam não são sub 20, são quase todos sub 18 e que vão disputar a copinha spaulo em janeiro, então quase todos eles terão ainda mais 2 anos de junior, acho que é só o Felipe lateral e o Paulo Roberto volante que teem mais de 18, e sendo assim com esta experiencia de agora poderão conseguir o título da copinha, que também é muito disputada e cobiçada.Em Porto Alegre, poderia estar o Renan Ribeiro, Werley, Renan Oliveira, Yure, Chiquinho, Luis Gustavo, Marcos Rocha, Pedro Paulo, Kleber, Samuel, Sheslon todos êstes teriam idade, para disputar, o Rogerio Micalle pelo que eu soube, está antecipando a subida dos jogadores que ele acha que são melhores, assim é mais uma dentro do tecnico, tomara que acerte na sua jogada.

  12. Amigos, O Marcio araujo, acertou contrato com o Palmeiras, que vai pagar a tombense a multa de 2 milhões, Kalil mesmo passeando está funcionando, vendeu o Tchô para o Marítimo, ficando com 40% dos direitos em caso de revenda dêle, assim garantiu um futuro dindin, e para Marítimo Portugal, prorrogou empréstimo do Kleber atacante e emprestou o Yure meio campo até junho de 2011 quem sabe os mesmos poderão dar frutos futuros.

  13. Concordo com os comentários do Guerra e do Jota.A nossa base ainda está se restruturando e no time de base com Renan Oliveira o Galinho foi eliminado na fase de grupo na Taça SP. Se eu não me engano foi ai que o técnico do Jr caiu.Falta muita coisa ainda para o Galo revelar bons jogadores mas vamos chegar lá.E volto a repetir o que eu disse que não tem ninguém para subir agora para o time de cima. Falta humildade a muitos jogadores e sem humildade o cara não vai chegar a lugar nenhum muito menos se achando o dono da cocada sendo que tem que ralar muito coco ainda e muma boa se chegar um europeu querendo levar algum sub e pagando uma boa grana pode ir com Deus.Um feliz Natal para todos.

  14. CEREZO, ÉDER E PAULO ISIDORO VÃO CAIR NO ESQUECIMENTO???Pelo amor de Deus… cada dia me decepciono mais esses que se dizem torcedores do Atlético. Só falta falar que a gente não ganha nada há 38 anos tb…

Os comentários estão desativados.