IPATINGA 2 X 3 ATLÉTICO. UM TIME EM CRESCIMENTO? QUE NADA. JÁ CRESCEU!!

Não venham me dizer que o Atlético está em formação. Não me digam que o Atlético ainda está adquirindo conjunto.

Não concordo mais com esses argumentos. O que eu vi hoje, novamente, me faz crer que o time já sabe como jogar junto, tem vários esquemas de jogo, e em suas várias alternâncias, cada jogador tem a exata noção do que fazer em campo.

Embora não tenha jogado bem os 90 minutos da partida, eu gostei do Galo do primeiro ao último minuto.

Eu explico: Quando no início, o Ipatinga teve um leve domínio e acabou marcando através de um gol contra de Fabiano, mesmo assim admirei o posicionamento do nosso time.

E depois do gol, notei que o time não se desesperou. Continuou na mesma toada, sem perder o foco. Toques pra lá, toques pra cá e enfiadas de bola rasteiras para os atacantes. Mais toques pra lá, mais toques pra cá e outra enfiada perigosa.

Quando se vê isso, tenham a certeza: é treinamento. Muito treinamento.

E não sei se vocês repararam. Os toques de primeira se multiplicaram e as triangulações se tornaram frequentes. O único que permanece mais tempo com a bola é Ricardinho, que hoje jogou o que há muito não jogava.

E ele tem mesmo que segurar a bola, às vezes, porque sempre vai procurar a melhor opção de ataque. E precisa saber quem está se deslocando em melhores condições. Em 90% das jogadas, ele serviu ao melhor colocado e bem que deixou alguns na cara do gol.

E na cara do gol perdemos gols feitos. Umas duas com Tardelli (inclusive uma de cabeça a meio metro do goleiro), outras tantas com Muriqui e até com Werley perdemos gols hoje.

Isso sim me preocupa. Porque não basta jogar bem e criar chances a todo momento. Há de se  convertê-las em gol, que é a razão do futebol.

Em razão do desperdício de tantos lances, o resultado foi de “apenas” 3 a 2. Se o Galo tivesse transformado em gol 50% das chances que criou, o placar final seria tão elástico quanto uma calça de training velha.

Por isso, eu reafirmo que gostei do Galo do primeiro ao último minuto. Mesmo quando cedeu espaço ao Ipatinga no segundo tempo e este empatou em novo gol contra, desta vez do Zé Luis, o Galo estava tão bem postado em campo que eu não duvidei nem por um segundo que o terceiro gol sairia.

Ou mesmo que não saísse, mas o que eu estava prestando atenção era nas tramas do meio, nas encostadas de bola, nos lançamentos de primeira, no nível de inteligência das estratégias de ataque e até mesmo nas coberturas dos laterais.

E o que constatei é que o Galo está se tornando um conjunto bastante interessante. Hoje os atletas jogam uns perto dos outros. A compactação no meio está vibrante, sem brincadeiras e sem preguiça.

Nesse momento decisivo, a dimensão da importância da jornada está na cabeça de cada um, cristalizada pelas preleções de um técnico que, a cada dia que passa, confirma toda a sua competência.

Neste time, ninguém deixa de correr. Ninguém se omite. Jogue mal ou jogue bem, você sente que o time transforma cada dividida num prato de comida.

O Galo, de novo, venceu e convenceu.

Hoje, excepcionalmente, vou dar notas aos jogadores. Peço aos caros amigos do L&N, que deem seus pitacos (concordando ou não comigo).

Aranha: Não falhou uma única vez. Seguro para nós e para os jogadores. Nota 9,5.

Carlos Alberto: Tem lá suas deficiências de cruzamentos. Mas foi, como sempre, um raçudo em campo. Nota 7.

Werley: Quase marca um gol. E defendeu muitos. Nota 9.

Jairo CAMpos: Ninguém se cria com ele. Nota 9,5.

Leandro: Muito atuante na defesa, onde foi bem. Só erra passes demais. Nota 7.

Junior: Entrou e deu o passe para o terceiro. Nota 8.

Zé Luis: O cara tem um fôlego de gato e uma excelente saída de bola. Muita gente duvidou quando eu elogiei veementemente a sua primeira passagem  pelo Galo. Aí está a confirmação. É um senhor volante. Nota 10.

Correa: Tem um gás e uma garra que nos farão muita falta se não renovar o contrato. Nota 9,5.

Benitez: Entrou no lugar de Correa e fechou o lado direito. Nota 8.

Fabiano: Não errou tantos passes, mas deixa o combate no meio para os outros. Nota 7.

Jonilson: Até atacar o Jonilson atacou, para surpresa do Ipatinga. Nota 8.

Ricardinho: Na minha modesta opinião, foi um dos melhores em campo. Tem um estilo diferente do que a torcida está acostumada, mas dá passes precisos. E hoje foi muito mais contundente, com enfiadas de bolas perigosíssimas. Prefiro tê-lo no meu time do que jogando contra. Nota 9,5.

Tardelli: Marcou um gol, deu o passe para o segundo, produziu jogadas interessantes e só não fez mais um porque o goleiro deles é ágil demais. Nota 9,5.

Muriqui: E eu lá vou criticar um cara que marca dois gols para o Galo em partida decisiva? Nota 10 nele!

O juiz Salvio Spínola: Excelente. É um juiz de futebol e não de tênis, como os daqui. Nota 10.

É isso. Força, meu Galo, vamos detonar o Santos!!!

PARA SEGUIR ESTE BLOGUEIRO NO TWITTER, CLIQUE ->-> @robertoclfilho

30 comentários sobre “IPATINGA 2 X 3 ATLÉTICO. UM TIME EM CRESCIMENTO? QUE NADA. JÁ CRESCEU!!

  1. Foi um bom jogo porque ganhamos. Mas algumas falhas ainda assustam. A tal bola parada, por exemplo. Acho que você foi muito generoso com o Aranha, ele teve boa atuação, e embora não possa ser responsabilizado pelos gols, acho que no segundo ele o poderia evitar se se posicionasse tão bem quanto Douglas, o arqueiro adversário. Parece pouco, mas ao imaginar o adversário que teremos na quarta-feira, são os detalhes que farão a diferença.

    Assisti aos melhores momentos da final do Paulistão, e percebi que em dois dos três gols, a jogada consistiu em toques rápidos que, ao enganar a marcação, deixaram o atacante cara-a-cara com o goleiro. E convenhamos, Aranha pode ter sido esforçado e até providencial em certos momentos, mas o mano a mano com ele é muito mamão com açúcar ainda. Porque seu demérito é o posicionamento, e isto é que é vital quando se encontra numa situação de 1 contra 1.

    De resto, estamos na final, com vantagem. Tem gente que nem na final está. E dá-lhe Galo!

  2. Fala Roberto! Estamos ai novamente! Hoje eu acho que tenho algumas modestas observações a fazer! Ainda acho que Muriqui e Tardelli meio desentrosados, e o Muriqui ainda cai mais do que eu gostaria e perde muitos gols uma hora eles vão fazer falta. Achei que o Aranha falhou no segundo gol sim, no primeiro até que não pq o sol estava contra ele diminuindo seus reflexos. O Leandro pra mim foi o pior hoje, ajudou na defesa como você falou, mas ele erra uns passes no ataque, uns cruzamentos que me mata do coração!
    Acho que posso criticar já que quando todo mundo criticou contra o democrata eu dei um credito pq na ocasião tinhamos passado para as finais e isso era o importante.
    De qualquer forma, so estou falando sobre coisas em que podemos melhorar e não necessariamente cornetando ou dizendo que o time foi ruim, muito pelo contrario, foi mto bem e está de Parabéns!

  3. O comentário do Cabrito novamente foi publicado no post anterior. Para corrigir isso, o copiei e estou publicando no lugar certo. Grande Cabrito, tecle acima do post para comentar, meu amigo. Não abaixo. rsrsrs.

    “Roberto,

    Voce está tão ágil que, até parece um dos 11 no time do Luxa.
    Seu texto mostra agilidade e precisão.
    A notas para os jogadores,onde assino?
    Quarta é dia de tirar água do aguario!
    Cabrito”

  4. O time lutou do inicio ao fim em busca da vitória e realmente tomamos 2 gols contra de pura infelicidade dos nossos jogadores.
    Não daria nota individual pq eu acho que o conjunto está quase perfeito e então eu fico na média de 9 para a equipe.
    É assim que queremos ver o Galo jogar,atacando,defendendo e jogando bola. Não gostamos de time preguiçoso e acomodado se tem gás tem que buscar o gol sempre.
    E na quarta-feira o bicho vai pegar para o lado das sardinhas que estão se achando.

    O Mineirão vai tremer os 90 minutos.

  5. Caro amigo Roberto, como sempre, muito consciente em suas análises…..Da-lhe galoooo, que venham os meninos da Vila, estaremos no Minera…com sacos de balinha….porque…minino…gosta de balinha….

    Grande Abraço!!

  6. GALO é como se fosse um filho: a gente pode até falar mal dele, mas quando os outrs falam, a gente se irrita, mas em compensação, quando falam bem, o coração enche de orgulho e os olhos de lágrimas… pensamos então que nosso filho é o mais lindo, o mais perfeito… e é claro que, aos nossos olhos, ele é!
    Sou atleticana, torcedora e não simpatizante… torço de verdade e já sofri muito…
    Mas agora, em 2010, começo a enxergar no GALO um time que tem tudo para ser CAMpeão e merecedor desse título!
    Eu também gostei do GALO “do primeiro ao último minuto”, e concordo com tudo que foi escrito nesse post.
    Assisti a um jogo limpo, jogadores que não se entregam, comprometidos, disciplinados (até o penalti cobrado pelo Tardelli demonstrou isso!)
    É lógico que as falhas existem, mas qual time não as tem???
    Vai, meu GALO!
    Vamos com tudo, vamos ser CAMpeões!
    Eu acredito, sempre!

  7. Concordo com tudo o que voce falou, tirando a parte de que o Aranha nao errou.
    Realmente ele está melhorando muito, está mais regular, mais confiante, porém continua sem saber sair nas bolas.
    Bola cruzada na area é um sufoco!

  8. Onde assino.

    – Preocupa-me a bola parada do adversário e a quantidade de gols perdidos.

  9. Roberto,

    Concordo plenamente com sua análise. Gostaria de ressaltar a extraordinária defesa que o aracnideo fez no primeiro tempo num chute de fora da´área (sensacional). Não tenho dúvidas que esse título já é nosso. Agora, quarta-feira será o grande teste. Aí sim poderemos comprovar o crescimento do nosso galo. Eu acredito!!! Pra cima deles galo!!!

  10. Dia Roberto ! ¨amadurecimento¨foi o que você quis mostrar com seu texto. O time do GALO fez um partidaço,falhas(?)quem não as tem (?),só que no time de hoje,o desespero outrora presente,não existe mais,o mesmismo deu lugar a estratégia,pegada,busca de um objetivo, é o que se tem visto no time do Galo.Pôde-se ver no jogo, pelo ao menos três variações táticas distintas,quando em anos anteriores víamos isto(?),sem falar no Corrêa,que partidaço fez o cabra.
    Há de ressaltar tbm o time o ipatinga,valorizou muito a vitória do Galo,em momento algum apelou,reclamou , fez doce… jogou futebol e deixou jogar tbm… uma bela partida ,digna de um futebol Mineiro de alguns (muitos) anos atrás,venceu quem foi melhor, e o melhor foi o GALO, sem deixar dúvidas disso á ninguém (a não ser ao ¨come môsca¨ do marcio r. freitas. ô camarada rola bosta aquele lá,vísse… melhor nem comentar, eiita!! ).
    Demos um passo largo na conquista do 40º título Mineiro, diria que já temos 39,99º títulos,os 0,01 dele, vamos buscar domingo p.v., e com a força da Massa, voltaremos a dar uma volta Olímpica,depois de um longo e tenebroso inverno, aguardemos esperançosos…
    Que BANDEIRAÇO aquele que cobriu a Massa nas arquibancadas do Ipatingão,nusss !!! de arrepiar o mais gélido dos mortais,lindo de mais da conta sô !!!
    Boa semana Roberto e amigos, para todos nós…
    )))GALOOOOOOOOOOOÔ(((

  11. Deu gosto de ver o GALO, que venha o santos, vamos pra cima deles!!!!! GALOOOOOO!!!!!!!

  12. É CAMPEÃO!!!!!!!!!!

    Jogadores e treinador devem respeitar a equipe do Ipatinga, e jogar com a mesma raça e determinação no próximo domingo.

    Mas nós torcedores já podemos soltar o grito sem medo.

    Que venha o Santos.

    GALOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!

    @amaralarquiteto

  13. Bom dia, Roberto e Galera!
    Excelente. E o seu comentário resume tudo. A preocupação, palpite da maioria, é a bola parada, que nos é madrasta.
    Ontem fui “obrigado” a ver o jogo Santo AndréxSantos. Tive que deixar gravando o jogo do meu Galo!
    Mas valeu! Está comprovado que os “meninos da Vila”, quando atacados, perdem bastante o poder ofensivo. Ontem, o Santo André encurralou os meninos no 1º tempo e o ataque não funcionou. O primeiro do Santos gol foi uma bobeira do Santo André e no segundo tempo o time recuou. Deixou de atacar e o Santos voltou a jogar bola no ataque.
    Portanto, o segredo é: pressionar sempre. Não dar espaço para o time “se achar”. Nós temos atletas para isso. E temos ataque. Só com uma ressalva ao “cai cai” do Muriqui. Ele tem que parar com isso. Não leva a nada, pois os árbitros já estão avisados sobre atitudes desse tipo.
    E dá-lhe, Galo!

  14. Fala massa atleticana!!
    Fala Roberto!!! concordo com vc nas notas dos jogadores, mais ainda na nota do Aranha, com o tempo ele ganha cada vez mais a nossa confiança!!! ontem o time portou de uma forma que a muito tempo não viamos!!! Com o Futebol apresentado uma certeza eu tinha: “Não perderiamos o Jogo e dificilmente perderemos o Titulo!!”

    Um abraço nação!!!

    que venha o santos!!! sem o Neymar, olha os Deuses conspirando a nosso favor!!!!

    1. Tá com medo do Neymar?Nós não temos medo de ninguém pode vir qualquer um que a gente joga de igual pra igual!Valeu massa.

  15. Nosso Galo jogou bem, está ganhando corpo. Só precisamos matar o jogo. Perdendo tantos gols, dá medo.
    Vou dar meus pitacos, usando os conceitos: muito bom, bom, regular e ruim.
    Aranha bom, Cazalbé regular, Werley bom, JCampos muito bom, Leandro regular, Junior bom, Benitez bom, Zéluiz muito bom, Correa muito bom, Ricardinho muito bom, Fabiano regular, Jonilson bom, Muriqui bom, Tardelli bom…
    Wanderlei Luxemburgo: muito bom.

  16. Grande RC,
    Belíssima atuação do conjunto atleticano, o Galo está realmente em estado de evolução constante, com resultados plenos, e o principal é a mudança de atitude. Até bem pouco tempo atrás tomar gol dos adversários, e jogar sem vantagens, era dificil ou quase impossível reverter.. Hj não, a realidade é outra, os kras estão entrando em campo c/ sangue nos olhos e a faca nos dentes.
    Aranha e Carlos Alberto estão surpreendendo os criticos!
    Sds!
    Tamo junto no twitter:
    http://twitter.com/@rodrigo_trh

  17. Grande Beto!!! Texto, como de praxe, irretocável.

    Ah, ontem no programa do Milton Neves todos os comentaristas mais os dirigentes do Santos já dão como certa a classificação para a Libertadores, e favas contadas a vitória sobre o Atlético. Desconhecem eles o poder do Galo forte e vingador!!! Irão tremer como vara verde no terreirão!!

    Espora neles Galo!!!

    Forte abraço!!!

  18. Roberto e pessoal,

    eu não consegui ter mesma empolgação que vocês. O time vem numa crescente, está melhorando muito e são mudanças concretas. Não se compara o time de hoje com o ded ois anos atrás. Já conseguimos boa parte do respeito com nós tinhamos nas decadas passadas. Mas, eu ainda não engulo o Aranha. Para mim, errou nos dois gols – principalmente no segundo- , ele é muito fraco e é o ponto fraco do nosso time. A boa surpresa, foi ver o Côrrea voltar a jogar bola, para mim o destaque do time. O Muriqui melhorou bastante e anda correndo muito, aparecendo muito mais que o Tardelli, mas deu um chute tão bisonho que nem minha sobrinha de dois anos faria aquilo. A zaga continua bem, J. Campos é sem dúvida a melhor contratação do ano.

    Agora que venha o santos e vamos continuar nessa crescente porque quem tem que estar com a perna tremendo é o Santos. O Mineirão vai tremer na quarta feira.

  19. Fala Roberto,

    Enfim um tempinho pra visitá-lo… rs! 🙂

    Texto impecável! (chover no molhado, né?!) heehhe

    Olha, não imaginava que seria possível ainda me surpreender com o Luxemburgo, viu?!. Defesa muito bem posicionada, dá gosto de ver.

    Preocupações: Aranha (individual), a falta de um cara de área – Eita, que Obination faz falta. rs! e os vários gols perdidos.

    Também não daria nota individual, pelas limitações que ainda temos, mas a equipe merece muito nosso reconhecimento. Isso é liderança, meu amigo.

    Estou muito “negão”. heheh

    Pra cima deles meu GALOOO!!!!

    Beijo.

    Vanessa Lima

  20. robertão coração já preparado para quarta?
    Postei uma novidade no doutores! Vamos levar a rapazeada a acreditar, pq dá ganhar do Santos sim!

    EU SOU MAIS GALO!!!

  21. Alguém aí tem notícias do nosso GRANDE amigo GUERRÃO????????????…Amigão, aparece aí!!!!!!!!!!!!!!!

  22. Apesar da vitória do Atlético meu caro Roberto eu estou revoltado, e ainda bem que eu sou cristão e não dou de cara com um safado chamado Marcio Rezende de Freitas, se não eu não teria piedade, ainda bem que sou cristão, eu arrebentaria a cara dele no meio da rua e nem estou aí se eu fosse preso, eu aceito qualquer coisa mais degredir a imagem do clube, ja cansei, não é a primeira vez não, ja estou aguentando este canalha há muito tempo, o Cruzeiro na liberta dores é um dos times que mais bate nos adversários, veja o que o Gilberto fez contra o Velez e este canalha falou que foi um exajero, o cara deu uma cutubelada no jogador do Velez e este safado disse que a expulsão dele foi um exagero, ainda bem, dou graças a Deus que eu sou cristão, Ele agradece mais do que eu, se não eu arrebentaria este filho da égua!

  23. O Galo jogou bem, vem errando menos os passes, mas ainda vem pecando nas finalizações, até falei isso no Galocast. O Muriqui é um dos que tem de treinar bastante. De nada adianta criar e não finalizar. Um jogo que isso ficou bem claro foi o AtléticoxSport no Mineirão. Ainda acho que o time tem muito o que aprender. E confio que isso ocorrerá! Seremos campeõs! Finalmente! Abraços pra quem será 40! 🙂

  24. Boa noite, Roberto e Galera!
    Vi hoje em um site que o Coelho estaria assinando com o Goiás. Eu não duvido que isso possa acontecer. Porém, e nossa lateral direita? Quem vai ser? Em todos os jogos, não tem reserva para a LD. Na esquerda só tem o Junior e o Leandro. Acho que o Kalil tem que rever essas condições.
    Após o jogo com o America comentei sobre o lateral Danilo e sobre um atacante do América. E parece que quem vai contratá-lo é as marias.
    Coelho não é nenhuma preciosidade, mas temos uma garantia de apoio e cobrança de falta. E sem ele? Não podemos contar có com o Casalbé, pois ele é muito estabanado e pode sofrer uma lesão que nos deixará sem nada. Cadê as revelações da base? Não vejo treinarem…
    E dá-lhe, Galo!

  25. Nota 10 para seu texto! Nota 9,9 para suas notas…rsrs! Nota 11 para você! Esse é o Luxa: FANTÁSTICO! Com mais 2 ou 3 peças nesse time titular, o Campeonato Brasileiro de 2010 é nosso! GALOOOOOOOOOOOOOOOOO…Abração!

  26. Massa alvinegra. Vitória boa e muito importante, mas devemos manter os pés no chão, pois ainda não ganhamos nada. Temos que continuar trabalhando da mesma forma que estávamos antes da primeira final para que domingo que vem possamos comemorar nosso eventual titulo com outra grande vitória e mais uma vez um futebol seguro.

  27. Pessoal, estou desesperada pois preciso de 1 ingresso para domingo. Achei na mão de cambista, mas ele quer me cobrar 50,00.
    Como comprei os outros ingressos para a arquibancada portão 6, tenho preferência por esse setor.
    Se alguém souber de alguém que queira me ceder, pago até 30,00.

    Agradeço à boa alma.

  28. Caros atleticanos:_ estou escrevendo estas linhas na 3-feira ,ou seja na véspera do jogo com o Santos e nâo sei se após o jogo se eu não terei falado bobagem…Acontece que estou “adorando” o enfoque dado pelos paulistas a este jogo:-não irão jogar Santos x ATLÉTICO e sim os “GENIAIS MENINOS DO SANTOS x V.Luxemburgo ! O time do GALO não existe para a mídia de São Paulo . Espero que êles se surpreendam quando virem que além do LUXA,terão que enfrentar também 11 bons jogadores raçudos e uma MASSA entusiasmada que costuma,quando está feliz,empurrar este time para grandes VITÓRIAS!!!

Os comentários estão desativados.