OLÊ, MARQUES… OLÊ MARQUES…

Imagino que quando Marques entrou naquele avião em São Paulo com destino a Belo Horizonte em 1997, só existiam dúvidas e ansiedade em sua mente.

Nada no mundo seria capaz de antever o seu destino. Ia de encontro ao desconhecido em terras estranhas, berço de sotaques e culturas com as quais jamais havia convivido.

Vinha de uma passagem de sucesso pelo Flamengo e outra apagada pelo São Paulo. Naquele momento, sentado na estreita poltrona do avião, Marques deve ter descansado a cabeça no encosto e fechado os olhos, enquanto o avião se movimentava suavemente para taxiar em busca do futuro.

Não havia ainda como saber que em Minas Gerais, Marques, tempos depois, se tornaria o maior ídolo dos jovens atleticanos e um dos grandes para os mais antigos.

O décimo-segundo jogador que mais vezes vestiu o manto sagrado (369 vezes), o que mais partidas disputou nos campeonatos brasileiros (190), o marcador do gol número 1000 (em campeonatos brasileiros) e o nono maior artilheiro da história do Galo, com 133 gols.

Foi campeão da Taça Conmebol em 1997 e vice-campeão brasileiro em 1999. Fora dois títulos mineiros e um da Copa Centenário.

Mas não foram as conquistas que o elevaram à condição de ídolo. A massa atleticana tem uma característica toda dela. Não adianta ser craque, marcar gols e ser o melhor em campo em todos os jogos. Isso traz sim o respeito, mas não a idolatria.

Para ser um ídolo, o jogador tem de se doar por inteiro no campo de jogo, buscando a vitória em todas as divididas, mesmo que o suor seja feito de sangue.

Marques morreu muitas vezes em muitas partidas defendendo essa camisa adorada. E a amou como poucos jogadores a amaram.

Isto sim fez dele o monumental ídolo que é.

Nas vezes em que esteve fora, no Japão, o que se ouvia quando voltava era: _Vou retornar ao Galo. Só não jogo lá se não me quiserem.

Simples assim. Não havia leilão, não havia insegurança, não se falava de outros times para os quais Marques gostaria de ir. Nada. Nunca houve especulações para a sua recontratação.

Para fechar com o Galo, ele abriu mão de valores substanciais e perdoou dívidas significativas, que outro qualquer não perdoaria.

Tudo para vestir a sua segunda pele, a camisa que parece ter sido feita para ser envergada e respeitada por ele. E poucos a honraram como ele a honrou.

Este foi o seu destino. Ser um dos maiores de todos os tempos dentro de um clube grandioso e idolatrado pela torcida mais fanática do mundo.

Mas, naquele instante em São Paulo, em 1997, dentro do avião taxiando na pista, Marques não sabia de nada disso.

Ainda de olhos fechados, com o futuro incerto, sentiu que a aeronave tomava impulso para a decolagem.

E Marques, um dos maiores ídolos do Galo,  mas ainda sem saber que o seria, levantou vôo para a glória.

Obs. 1 – Marques não teve o contrato renovado com o Atlético e, por isso, se despediu dos gramados. O ídolo merece uma homenagem do tamanho de sua importância. Nós estaremos atentos a isso.

Obs. 2 – Esta crônica é uma reedição, pois já tinha sido publicada anteriormente aqui mesmo no L&N. Por isso, alguns números podem estar desatualizados.

MUITO OBRIGADO POR TUDO, MARQUES. JAMAIS O ESQUECEREMOS!!

PARA SEGUIR ESTE BLOGUEIRO NO TWITTER, CLIQUE ->-> @robertoclfilho

20 comentários sobre “OLÊ, MARQUES… OLÊ MARQUES…

  1. Caríssimo, já havia lido esse texto aqui… Muito bom mesmo! Foi muito melhor relê-lo agora, nesse momento em que um certo nó aperta minha garganta. Pena que o Marques não vai mais entrar num jogo oficial pelo Galo (claro que merece uma despedida a altura, aproveitar a parada do BR-10 na Copa seria uma boa, ver jogo de seleção é um saco!).
    Precisamos lotar o Minera e despedirmo-nos dele. É nossa obrigação.
    Olê Marquês, Olê Marquês…

  2. Fiquei engasgada ao ler o texto. Não tenho muito o que dizer, além de um sonoro e emocionado “obrigada”!

    Olê Marques!

  3. Fala Roberto o post tá lá! http://marcolucio84.blogspot.com/2010/05/marques-obrigado.html eu ia so fazer um comentario aqui e começei a escrever escrever e o negocio ficou maior do que eu queria então coloquei no blog! Usei a imagem que tá aqui no L&N porque ela ficou muito bonita! É primeiro cracasso que jogou aqui no galo que vejo se aposentar, não sei se acertei no que escrevi, apenas escrevi o que eu me lembrava e tentei agradecer! Passa lá depois! Abraços!

  4. Momento épico do Marques pra mim:

    Atlético x Sao Caetano, a sua volta em 2005 (salvo engano)
    Naquela noite, até bati o carro, o galo perdeu o jogo, mas quando esse cidadão, entrou no jogo, botou fogo, fez gol, fui ao delírio…Grande Marques, não vi Reinaldo, mas vi Marques.

    Valeu Mestre!
    Meu voto é seu, pois tenho certeza, que vc poderá ajudar e muito essa nossa imunda política brasileira

  5. Roberto espero que o Marques se ainda nao leu possa ter acesso ao seu texto.Como o Marques voce nao sabia mais escreveu a mais linda homenagem possivel para um momento de despedida.Lendo suas palavras fica mais facil assimilar a dor de nao ver mais o grande idolo com a camisa alvinegra.

  6. Boa tarde, Roberto e Galera!
    Como sempre, Roberto, você é perfeito. Esse seu post não é muito antigo, pois me lembro bem dele. Nada mais justo. O Marques merece toda a nossa homenagem.
    E dá-lhe, Galo!

    Em tempo:
    Este não é o “forum” propício, pois o post é em homenagem ao nosso ídolo, mas não poderia deixar de citar a reportagem que acabei de ver no O Tempo (on-line), sobre o início do desabamento dos “perrelas”, e com eles o time das meninas. Aliás, o começo do desabamento já vem de algum tempo. E ontem, mais uma vez ficou claro para todos. E deu razão ao Kalil quando disse que a participação das meninas na Libertas era só para nos fazer rir. kakakakakakak
    Segue a notícia:
    “Zezé Perrella concederá coletiva sobre investigação da Polícia Federal
    20/05/2010 14h21
    Siga em: twitter.com/super_fc
    O presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, concederá uma entrevista coletiva na Sede Admininstrativa do clube, no Barro Preto, região Central de Belo Horizonte, às 17h30. Informações preliminares dão conta que um dos assuntos abordados será a investigação que a Polícia Federal está realizando sobre um possível enriquecimento ilícito do atual mandatário celeste e de seu irmão, o ex-presidente Alvimar de Oliveira Costa.

    Um inquérito conclusivo da PF afirma que o zagueiro Luisão, do Benfica e da seleção brasileira, foi negociado por R$ 5 milhões para o Central Espanhol, do Uruguai. Logo em seguida, o jogador foi vendido ao clube português por quase 1 milhão de dólares a menos.”

  7. Caro Roberto e companheiros,
    Discordo da não renovação do contrato de Marques. Isso tudo só corrobora a tese de que o futebol de a muito deixou de levar em conta as coisas do coração. Mais do que pelo fato de desenvolver um bom futebol (e na minha opinião ele estava fazendo isso na maior parte dos jogos) a renovação do contrato do Marques deveria ocorrer nem que fosse por um motivo simbólico e, aliás, que motivo, heim? Artigo raro nos dias que correm, Marques foi, é e será um dos maiores ídolos que um dia tiveram a honra e o privilégio de envergar o sagrado manto alvinegro! E com que amor e devoção ele exerceu essa não menos sagrada missão! Siga sua vida com orgulho e tranquilidade, ídolo, você já é eterno em nossos corações!

    Em tempo: embora seja um post em homenagem ao xodó, não posso me furtar de divulgar uma importante notícia: Padaria Bambi tricolor informa: o sonho acabou, mas ainda tem maria mole. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
    E essa ainda?
    O que adianta guardar a vaga se elas não sabem fazer baliza? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

  8. Roberto o Marques é um dos meus ídolos, gosto muito dêle.

    Até chorei quando ele deu uma resposta para o anão de jardim, Não não é dinheiro que me faz ir para seu clube, mas sim eu sou Atleticano.
    Estas palavras que ele disse me fizeram chorar e pensar, será que este cara é mais Atleticano que eu.?

    Muito bom Roberto, sua palavras para om ele, e sim devemos fazer uma despedida com ele e pode ter certeza estarei lá no campo custe o que custar.
    Mas esta despedida não poderá ser antes de Novembro ou Dezembro já que a lei elitoral não permite ele é candidato a deputado e não pode participar.

    E êste foi o motivo de darem fim no contrato que já foi contratado até 31 de maio por este motivo, então meu querido Marques já sabia ou Deputado ou Galo a partir de 1ºjunho.

  9. Eu sou fã declarado do Messias Marques.
    E como todo atleticano eu gstaria de te-lo no grupo e entrando aos poucos nos jogos até o final do ano pois nada mais justo do homenagear o MAIOR ídolo recente do Galo.
    E qualquer homenagem a esse exemplo de cidadão é muito pouco para nós pecadores.

    Muito obrigado Marques e que Deus te ilumine sempre.

  10. Noite Roberto e amigos;
    – a verdade é uma só,somos todos fãs de carteirinha do Marques,e por outro lado,o Marques é fã de carteirinha da Massa Atleticana…união perfeita…portanto,o Marques é Galo…e ponto final!
    obrigado ¨xodó¨da Massa,pelos serviços prestados…vai na PAZ velho …!
    Saudações em Branco e Preto á todos…

  11. “ele deu uma resposta para o anão de jardim, Não não é dinheiro que me faz ir para seu clube, mas sim eu sou Atleticano” – (extraído do post do Guerra).

    Quem não honrou o Marques e DESRESPEITOU a torcida foi o Kalil, tratou o Marques como se fosse um jogador qualquer. Acho que poderia ter levado a questão de modo mais elegante. Justificar seu ato porque o Marques somente o procurou poucos dias antes de terminar o contrato? – Ah! Tem dó né Kalil. Me engana que eu gosto.

    ATÉ O MAIS ALIENADO TORCEDOR SABIA QUE O MARQUES PRETENDIA JOGAR ATÉ O FINAL DO ANO. Pois somente agora ele estava recuperando sua forma física e técnica, e mais, pela primeira vez com possibilidade de ganhar títulos de expressão, já que de suas outras passagens pelo Galo não tínhamos time para ganhar nada.
    Para compor o grupo nessas duas próximas e difíceis disputas, ele poderia ser útil. (Segundo informações que tenho o Marques não recebia salário, seu contrato era de risco).
    Se acaso o Kalil ou o Luxemburgo não entendesse da mesma forma que eu, poderia oferecer um cargo a ele, sei lá, qualquer coisa, mas nunca dessa forma.

    E ainda veio a público criticá-lo dizendo que o Marques ficou melindrado.
    Kalil, me poupe! A emenda saiu pior que o soneto, deveria ter ficado calado nesse episódio.

    Nem mesmo a sala de impressa do Galo será palco para a entrevista de despedida do Marques. – Que situação mais desagradável!!

    Kalil, cuidado!!
    Quanto maior o salto, maior é o tombo. O senhor ainda não ganhou nada. Para ser mais precisa, ganhou um campeonato mineiro que o Cruzeiro não quis disputar.

    Colegas, esse episódio me chateou profundamente, nem mesmo a derrota do Cruzeiro ontem me fez acordar alegre. Ainda bem que o Kalil não me conhece e não sabe nada de mim. Ele seria bem capaz de me dar “um cala a boca”.

  12. Querido Roberto, seus textos não envelhecem pois a arte é eterna,né?Que Deus Ilumine o
    MARQUES á cada dia,acredito que a Diretoria do nosso GALO prestará todas as homenagens
    a ele, nosso XODÓ .Por ele estarei em BH nas próximas eleições, com o sufrágio do voto.Felicidades ao MARQUES!Parabens Roberto.ETERNAMENTE GALO!obrigado.abraços.imo.bh/bsb

  13. Agora mais calma …rs…

    Valeu Marques!

    Você é muito maior que Kalil e Luxemburgo.
    Deus tem um propósito na vida de cada um. Há males que vem para o bem – seu gol no final do campeonato mineiro 2010 ficou eternizado em nossas memórias.
    Como político vai fazer muito mais por todas as torcidas do que os passes e cruzamentos geniais para os gols.

    Eternamente grata.

  14. Cara quase chorei!Poxa Luxa não deixou Marques usar nem a assessoria de imprensa do galo para falar dobre sua saída! Estamos de luto! Todos nós! O maior craque que já vi jogar futebol pendurou as chuteiras. Estou triste, chateado mas acho que era a hora dele mesmo! Mas que se faça uma despedida ao estilo Ole Marques. Só não sei se o coração dos milhões de atleticanos pelo mundo aguentará inteiro. Obrigado Marques. Ole Marques.

  15. Oi Roberto li, ouvi e vi tudo sobre Marques. Fica a pergunta será que Marques e maior que o Atlético?
    Sempre digo aos cruzeirenses que quem tem “ídolos” e a Record e o Cruzeiro.
    E como eles idolatram? Dida, Sorin, Alex, etc etc etc.
    Eu pensava que nos atleticanos éramos imunes a isso, nos amamos o galo e isso nos bastava.
    O Atlético não pode parar; ao galo todos os louvores.
    Marques para alguns superou o próprio galo.
    Kalil e Luxemburgo fizeram o e que e certo. E Marques se e atleticano como diz que e deve procurar uma terapia para aceitar a aposentadoria deixar de tumultuar o ambiente. Quer ajudar vai para arquibancada gritar TARDELLI GOL GOL GOL!!!! porque esse e o cara agora.

  16. Roberto meu companheiro..
    Fiquei triste com essa aposentadoria “forçada” do Marques. Não vou criticar o Luxemburgo pela sua decisão, pois, ele é o técnico e tem o direito de escolher seus jogadores. E, sinceramente, sou fã do nosso querido Marques, mas, ele não estava somando tanto assim ao grupo ultimamente. O CAM tem uma alta dívida, não sei se seria o certo continuar mantendo um jogador que não estava mais em sua condição ideal..
    Por outro lado, não podemos deixar de lado a história desse grande ídolo da nação atleticana. Merece quantas homenagens possíveis. Infinitas homenagens não agradeceriam o encanto que ele nos forneceu. Um grande jogador. Uma grande pessoa merecedora de muita coisa boa na vida.
    Torcemos para que tenha sorte nessa nova jornada de sua vida.
    E, a expressão “Olé, Marques.. Olé, Marques..” fica eternizada na mente atleticana.
    Abração.

  17. Lequindoidão, meu caro colega Atleticano, se vc assina um contrato e diz que quer o vencimento no dia X porque a partir daquele dia vc vai seguir outra carreira, o que é certo? se vc depois arrepende caso do Marques meu ídolo, fica difícil entender, e as 2 coisas ficar no Galo treinos concentração jogos e campanha política você acha que consegue conciliar, acho que não aí o partido não ia gostar e nem a diretoria e comissão tecnica tambem.

    Como o Kalil disse, a escolha foi dêle quando assinou o contrato, ele só se entusiasmou depois do jogo da final do Mineiro quando a torcida comemorou com ele o gol e o campeonato.

    Se o Luxemburgo fosse tão FDP e carrasco e enfim sacana, simplesmente não o teria colocado no jogo, e aí, seria uma opção dele é o tecnico e sabe o que faz de melhor para o Galo, poderia ter escalado mais um volante o meio campo para segurar o jogo, ñ teria colocado o Marques e como o Luxa disse colocou e pediu a ele para ajudar o Galo e tbm ser campeão mais uma vez.

    Stela, Gosto muito do Marques e acho que alguem influenciou o cara na hora para ficar assim, pense amiga Stela, Marques tem condições de treinar concentrar viajar e comandar uma campanha política por ele disse que quer ser deputado para ajudar as crianças e ex jogadores, uma das opções dele ele ia deixar de fazer, e eu não gostaria que fosse a do Galo, pq quero o melhor para meu clube, e isto não me afasta do Calango e nem vai prejudicar que sou fã dele e de seu amor pelo Galo.

    Amigos não é caso de salário, com Kalil ele não importa com casos dêste tipo, inclusive, pelos amigos que tenho lá dentro há tempos o Marques prometeu a eles dividir o último salário que recebesse do Atletico, então Ligeirinho Lúcio João e outros quando receberem me avisem quero saber se Marques cumpriu a promessa, tenho certeza que vai cumprir, mas eu quero saber

    Amigos e Na empreitada do Marques com sua empresa para ajudar e quero ajudar também, e vou voltar aos amigos Atleticanos para me ajudar a fazer uma campanha e espero ajuda, em breve.

  18. olê marques,sou atleticano apaixonado, e agradeço a deus por ter mindado a oportunidade de ver voçé jogar no meu gloriosso atletico assim como torci por voçé no galo,vou torcer e rezar para que voçé seja eleito e leve para a camára dos deputados as mesmas garra,inteligencia,e determinassão,que sempre demostrou dentro de campo, marques deputado voçé vai esta sempre perto de nos e nos sempre juntos com voçé até que a morte nos separam. meu nome joão lã de bocaiuva norte de minas

  19. oi marques meu tio esteve com vc no aeroporto de confis no domingo de pascoa no momento lhe mostrou o carinho que tem diante do seu idolo pediu sua volta ao galo mais disse a ele que o joelho nao aguentava mais mesmo assim ele e seu fa agora modando um pouco o assunto queria poder lhe pedir um favor meu tio tem um filho que precisa de usa oculos mais como ganha pouco nao tem como pagar a conlsuta se tiver ao seu alcance ficarei grata a vc mas se nao poder te agradeço e lembrese vc sempre sera o idolo dele ole marques

Os comentários estão desativados.