BRASIL 0 X 0 PORTUGAL / COSTA DO MARFIM 3 X 0 CORÉIA DO NORTE

ESTE TEXTO, DE MINHA AUTORIA, É O MESMO PUBLICADO NO TERREIRÃO DO GALO NO PROJETO “TERREIRÃO NA COPA – A ÁFRICA FICA NO NOSSO TERREIRO”, CRIAÇÃO DE CHRISTIAN MUNAIER.

No primeiro tempo, o Brasil trocou excessivamente passes na defesa e no meio, enquanto Portugal formava um paredão em seu sistema defensivo. Mesmo assim, duas chances concretas de gol surgiram assim do nada, mesmo que sem uma jogada efetivamente trabalhada.

Uma com Nilmar, que apareceu como um relâmpago pela esquerda e obrigou Eduardo a desviar a bola para a trave. E outra com Luis Fabiano, que cabeceou rente ao arco português. Afora a guerra particular inconseqüente entre Pepe, um zagueiro luso-tupiniquim, e Felipe Melo (o que acabou forçando a saída deste último), a partida foi feita de jogadas mal acabadas e perda e recuperação de bola em espaços reduzidos.

Mas ainda assim, há anos-luz de distância da escola futebolística brasileira, o Brasil teve maior posse de bola e controlou o embate.

Enquanto isso, Costa do Marfim e Coréia do Norte se enfrentam no mesmo horário. Para me ajudar a cobrir os dois jogos, Zé do Bode está a postos. Fala aí, Zé do Bode:

_ Opa, ói eu aqui. Traveiz ocê assistindo o Brasir aí todo gostosão e me bota pra assistir jogo dos gringo, né? Pois sim.
_ Qual o placar por aí, Zé do Bode?
_ Os negão de 2 metro de altura por 2 de largura tão na frente. Por enquanto, 2 X 0. Essa tar Coréia é ruim de dar pena. Tô desconfiado que vão levar uma lavada hoje iguar levaram dos portuga. Câmbio e desligo essa joça.
_ Oi, Zé do Bode, ainda não terminei… Zé do Bode! Zé do Bode!
_ ………………………………………….

Parece que a linha caiu. Vamos então ao jogo do Brasil no segundo tempo, que foi o pior desempenho da seleção brasileira nos últimos anos. Uma equipe sem técnica, sem esquema tático, sem criatividade e sem velocidade. O Brasil conseguiu o feito de transformar este segundo tempo em um dos piores jogos desta Copa do Mundo.

Michel Bastos deve ter plantado a seguinte pulga na cabeça dos observadores: será que no Brasil não existe um lateral melhor que esse? Hoje, Júlio Baptista, Daniel Alves, Michel Bastos e Felipe Melo zanzaram pelo campo sem nenhuma produtividade. A falta de Elano, Kaká e Robinho fragilizou o Brasil muito mais do que imaginávamos, essa é que é a verdade.

Portugal (que parecia acovardado no primeiro tempo) se muniu de um mínimo de ousadia e bem que tentou agredir o Brasil. E até tiveram uma chance clara com Raul Meirelles, após Cristiano Ronaldo ganhar de quatro defensores. Mas foi só.

Nem os letais contra-ataques do Brasil apareceram. E lá pelos trinta minutos, os portugueses decidiram que o empate, afinal, era um bom resultado. E aí virou um jogo de compadres intensamente vaiado pela torcida presente.

Foi um jogo horroroso, digno de ser esquecido. Agora faço contato novamente com o Zé do Bode, que acompanhou os marfinenses contra os coreanos.

_Alô, Zé do Bode. Descreva o jogo, meu amigo.

_ Opa, ói eu aqui traveiz! Óia, os homão ganharam de 3 X 0. Eles tentaro, coitados, mas aquele ditado “água mole em pedra dura tanto bate inté que fura” num deu certo por aqui não. Só furou treis veiz e eles careciam de nove gols e mesmo assim com os portuga perdendo. Agora ocê me dá licença, que num tô por sua conta não, viu seu forgado? Preciso tratar dos animar da fazenda. Câmbio e desligo essa joça!

Putz! Outra vez o Zé do Bode me deixa falando sozinho. Que cara mais ranzinza, sô!

Bem, o Brasil se classificou em primeiro com 7 pontos e Portugal em segundo com 5 pontos. Costa do Marfim e Coréia do Norte aguardarão uma nova oportunidade em 2014. Existe o risco de o Brasil enfrentar a Espanha nas oitavas. E se este jogo travado se repetir, não vejo muitas esperanças. Mas se analisarmos por outro ângulo de visão, podemos concluir que jogar pior do que neste segundo tempo é praticamente impossível! E aí as nossas esperanças se renovam, não é não?

PARA SEGUIR ESTE BLOGUEIRO NO TWITTER, CLIQUE >>> @robertoclfilho

CLIQUE AQUI PARA VER A COBERTURA DA COPA DO MUNDO NO TERREIRÃO >>> http://is.gd/d3Xey

Anúncios