EXERCITANDO A FUTUROLOGIA COM O PLANTEL DO GALO – PARTE 2

Nestes tempos de inércia absoluta do futebol, quando o que se movimenta é a especulação alucinada da mídia e dos torcedores _ ao invés dos jogadores correndo atrás de uma bola  _ o L&N deu uma parada estratégica de quase uma semana para aguardar os acontecimentos.

Porém, tanto Kalil quanto Maluf são como um túmulo lacrado. E estão cobertos de razão.

Neste mercado disputado que nem briga de foice num quarto escuro, a melhor estratégia é o trabalho camuflado por entre as sombras.

Todavia, por causa de uma palavra aqui, outra palavrinha ali, um interesse acolá, sempre escapa algo para se ler nas entrelinhas.

A cabeça do Dorival Junior, a cada dia que passa, vai se tornando mais transparente. O seu olhar crítico em relação às posições carentes do Galo é o mesmo da maioria massacrante dos atleticanos: A prioridade de reforços é do meio de campo para trás.

Dorival Junior quer alterar o perfil do Galo em campo e equilibrar os setores, dando ao time uma maior consistência defensiva ao mesmo tempo em que proporciona grande desenvoltura no ataque.

Para que isso ocorra com sucesso, contratações pontuais serão fundamentais, pois não se pode equilibrar o desequilibrável. Com o elenco que temos hoje, mesmo que se treine 24 horas por dia, não há Cristo que dê jeito nas nossas deficiências gritantes.

Rafael Cruz, Diego Macedo, Alê, Jackson, Jheimy, Fernandinho, Ricardo Bueno, Fabiano (que, infelizmente, vai renovar contrato), Aranha, Fábio Costa, entre outros, não são jogadores dignos de vestir a camisa atleticana. São ruins demais.

Na minha concepção, já teriam sido dispensados ou emprestados sem rodeios inúteis e sem perda de tempo.

As posições críticas da equipe _ todo mundo sabe _ são as laterais e o meio-campo defensivo (volantes de contenção). Talvez a zaga tenha a necessidade de um zagueiro mais alto que Werley para fazer dupla com Réver. Ok.

Mas isso não significa dizer que a armação e o ataque estão excelentes ou que não precisam de reforços. Longe disso. Acredito que, dependendo das oportunidades de mercado, jogadores mais rápidos serão contratados do meio para a frente.

Pois Dorival quer acabar de vez com a extrema lentidão do time. E quem não quer? O Galo, desde priscas eras,  sempre primou pela velocidade do contra-ataque mortal.

O resgate do estilo rápido e incisivo é a tarefa que o nosso treinador se propôs… com novos jogadores.

Nada de estrelas, como disse Alexandre Kalil. Nada de vedetes para rebolarem nas quatro linhas.

O que precisamos é de atletas com vontade de vencerem às custas de muito suor, se somando aos grandes nomes que o grupo já tem.

Sinalizando neste sentido, está aí a contratação de Toró, ex-Flamengo, que se concretizará na semana que vem, salvo algum problema de última hora.

Sinceramente _ que me perdoem os que querem contratações de estrelas  _ neste ano de ressaca moral que se inicia, eu não quero buscar ninguém no aeroporto!

Torço por muita qualidade no elenco, mas qualidade sem luta não adianta nada. Na mesma linha de raciocínio, muita luta sem qualidade também dará com os burros n’água. Para obter sucesso, não existe uma coisa sem a outra.

Então espero que Dorival Junior saiba misturar estes dois ingredientes essenciais assim como um talentoso chef francês prepara um sofisticado prato à base de frutos do mar.

Com sabedoria e equilíbrio!

E você, caro leitor, qual a sua opinião a respeito?

PARA SEGUIR ESTE BLOGUEIRO NO TWITTER, CLIQUE >>> robertoclfilho

Anúncios

18 comentários sobre “EXERCITANDO A FUTUROLOGIA COM O PLANTEL DO GALO – PARTE 2

  1. Concordo em tudo, mas só acho que em pelo menos em uma das laterais deveríamos ter um jogador de alto nível. Isso faz parte da receita básica para formar grandes times. Se fosse eu o presidente, concentraria parte considerável da disponibilidade de recursos para investimentos para trazer esse jogador.

  2. Bicho, vc incrivelmente disse tudo.

    E vale relembrar suas palavras:

    Sinceramente _ que me perdoem os que querem contratações de estrelas _ neste ano de ressaca moral que se inicia, eu não quero buscar ninguém no aeroporto!

    e

    As posições críticas da equipe _ todo mundo sabe _ são as laterais e o meio-campo defensivo (volantes de contenção). Talvez a zaga tenha a
    necessidade de um zagueiro mais alto que Werley para fazer dupla com Réver. Ok.

    E Reforço:

    Um bom atacante, porque o Ricardo Bueno não pode ficar em hipótese alguma.

    Vamos ver se vão trazer laterais descentes né, porque Cruz, Macedo e Fernandinho, minha nossa!
    não valem um.

    Abraço.

  3. As contratações devem ser da maneira que vem sendo. Note que o importante é queo Galo contratará, segundo as especulações, atletas sem contrato, o que contribui para o equilíbrio do caixa. Listo abaixo as especulações abaixo e que acredito que tem sim, um certo fundamento.

    Toró: Após 5 temporadas no Flamengo vem com 2 títulos da Copa do Brasil, 1 Campeonato Brasileiro e alguns estaduais – sem vínculo com nenhum clube. Acho boacontratação,mesmo porque o Galo está fechando contrato com participação no passe do jogador.

    Róbston: Há algum tempo o Dorival quer contar com esse jogador em seu plantel, tanto no Vasco quanto no Santos. A contratação vai depender da boa relação da diretoria matriz em BH com a filial goiana. Segundo algumas especulações, o próprio jogador disse que se for para acertar com o Galo, facilitaria as coisas através de redução dos seus direitos, visto que tem uns 6 anos de clube. O clube goiano alega que a multa é de 7 milhões para o jogador sair. Claro que nem sempre esse valor é levado ao pé da letra. O jogador disse que cumpriu sua missão no clube depois de conquistar estaduais e subir da serie C para a B, da B para a A e evitar o rebaixamento dos goianos na serie A deste ano. O pata de cavalo (deixa essa registrada ai prá mim, Roberto), como o considero por causa da potência do seu chute tem tudo para conquistar a torcida atleticana. Sabe defender e armar jogadas e bate forte na bola. Ai de quem ficar na frente!O Galo já foi sua vítima. O que deve ser avaliado é se ele não usa algum tipo de droga, pois vibra como um louco quando está jogando, tanto quando evita ou quando faz gol. Esse tem raça e disposição.

    Jobson: Está sem contrato. Nome que vem ganhou força hoje no Galo. Bom jogador. É certo que
    o Botafogo evitou a serie B do ano passado e lutou pela Libertadores desse ano por causa dele. O problema é o mau comportamento e a possibilidade de ser banido do futebol. Tem que ver até onde a equipe técnica ou psicólogos podem ajudá-lo, além é claro, da própria vontade do jogador.

    Richarlysson: Postei hoje comentario sobre ele e a possível contratação. Acho que seria uma boa, dependendo do salário.

    Juan: Não rendeu nesta temporada o que vinha rendendo em anos anteriores. Talvez por causa da vontade de mudar de clube. O São Paulo negocia com o jogador, mas já procura o Márcio Azevedo. De repente as negociações avancem com o Galo. Acho do mesmo nível do Leandro. Dependendo do salário, é melhor o Dorival indicar outro. Eu prefiro o futebol do Márcio Azevedo do CAP.

    Leonardo Silva: Carrasco do Galo. Tem um ditado mais ou menos assim: se o inimigo é um forte combatente, o melhor é trazê-lo para o seu lado.

    Magno Alves: Quando retornou ao Brasil, muitos não acreditavam que teria futebol para mostrar. Provou o contrário defendendo o Ceará. Se não tiver multa rescisória, vale a pena contar com a sua experiência e dedicação. Com certeza o salário não é dos mais altos. A idade (34) é considerada alta, mas tem bom preparo e o fôlego está melhor que o de muitos garotos. Vale a pena apostar.

    Preferia que o Dorival fizesse uma observação melhor no futebol do Jackson a renovar com o Fabiano.

    Tô achando que as dispensas e anúncio de novas contratações serão por atacado. Pode ser que seja depois do dia 31/12. Mas não se preocupem, pois a direção está trabalhandoparaque no dia 05 de janeiro o Dorival tenha o grupo praticamente definido. Eu confio no trabalho.

  4. Tô triste, meus amigos, conforme as notícias, apesar de não podermos acreditar em tudo que se escreve por aí, mas tô triste.

    Estão dizendo que vai haver a troca do RICARDINHO pelo jobson, aí não gente, se querem trocar o nome da Cidade do Galo para Cracolandia, talvez seja melhor o Ricardinho sair mesmo, porque gente de bem, ótimo profissional, exemplo de vida e profissionalismo não pode misturar com resto de gente com viciados.

    Na copa do mundo, eu defendí a vinda deste jogador, ou seja que os diretores conversássem com ele antes para ver se ele queria se corrigir, o Botafogo deu a oportunidade pro cara mas não adiantou nada ele só quer é conviver com as drogas, uma pena porque futebol ele tem.

    Rumores que o Galo tá tentando dar um chapéu nos azuis cesta basica na contratação do Leonardo Silva zagueiro.

    E como disse que meu amigo brincou comigo dizendo que TÁ VINDO UM GRINGO AÍ, eu acho que está vindo mesmo pela troca de DMs com o colega Leonardo Magno, então vamos aguardar, mas que tá vindo está.

    E o Kalil, mostrou mais uma vez o seu lado humanitário, pagando para os funcionario comuns os simples os pobres os trabalhadores num total de 180 funcionários o 14º SALARIO e tá sempre inovando este´presidente e ainda tem neguin que fica criticando, porque não critica as empresas deste brazilzão que costumam nem pagar o 13º

    E a empresa Traffic declarou que os únicos clubes a pagar em dia e ter suas contas em dia no Brasil são o GALO SP e a Unimed mais uma para os criticos de plantão que querem xingar o Kalil, xinguem mesmo mas falem mal mas falem dele`

    Este Galo me empolga e tenho muito orgulho destas ações engrandece o clube

    1. Calma, mestre! Quem soltou essa de Ricardinho por Jóbson é um setorista botafoguense.
      O Dorival já disse que quer contar com o Ricardinho, e o Kalil confirmou isso no Bastidores.
      Meu ídolo não pode sair, DE JEITO NENHUM!
      Abs!

    2. Guerra, concordo com você, em relação ao Ricardinho. O Galo não deve se desfazer dele. É perder muito em qualidade.

      Quanto ao jóbson eu discordo de você. Acho que, se houver mesmo interesse do Atlético, deve trazê-lo. Logicamente que, algumas cláusulas contratuais deverão ser feitas, afim de proteger o Galo, caso ele “pise na bola”. Acredito que ele mereça mais uma chance. Talvez, no Botafogo, ele não tenha tido um apoio adequado, em relação ao vício com as drogas e, quem sabe, no Galo, com o Dorival e Kalil, ele tenha todos os meios disponíveis para superar esse problema. Futebol ele tem.

  5. Concordo:Torço por muita qualidade no elenco, mas qualidade sem luta não adianta nada.

    E espero que o Fabiano queime minha língua, mas esse na minha opinião não é jogador para o Glorioso!

    1. Olha, Cris, quero agradecer muito a você, que daí da Bélgica, com menos zero grau de temperatura, tenta se aquecer com as notícias sobre o nosso Galo, atleticana apaixonada que é. Fique certa que será sempre um prazer muito grande recebê-la aqui no L&N. Abraços.

      Para seguir a Cris, o twitter dela é: @cris080808

  6. Compadre, eu também não quero um monte de estrelas para buscar no aeroporto. Mas com exceções:
    Gilberto Silva eu gostaria muito que viesse, e é estrela e tem de buscar no aeroporto.
    E para ambas as laterais o reforço tem de ser DE PONTA também! Há muito tempo o GALO vem fazendo apostas nesse setor e nada de bom acontece. Leonardo Moura e Juan seriam excelentes reforços. Caso não vinguem, que sejam contratados laterais desse mesmo nível.
    Quanto ao resto do time, nada a modificar. Como você disse, um meia-atacante rápido (Danilinho, Jádson, Jobson, Wesley) e um centroavante (Alecsandro, Roger, Magno Alves, André lima,) para substituir o Ricardo Bueno devem chegar.
    Abração!

  7. Parabéns pelo texto, Poeta. Excelente, mais uma vez.

    Na minha modesta opinião, o Galo não precisa de muitas contratações para a próxima temporada. Se observarmos o elenco com atenção, veremos que temos um bons jogadores, uma boa base, salvo algumas exceções (heranças do “maldito”). Jogadores como Ricardo Bueno, Fábio Costa, Rafael Cruz, Diego Macedo, Fernandinho, Jairo Campos, Cáceres, Aranha, Jheyme & Jackson (dupla sertaneja?), com certeza não merecem continuar na equipe. Fabiano, apesar de ser genro do Diabo, não é dos piores, caso venha a jogar como no campeonato mineiro. Dos males, o menor!

    Aproveitando alguns jogadores da base, com potencial de crescimento e mais algumas 5 ou 6 contratações, podemos ter um ano bem diferente deste que passamos. As posições carentes, todos sabemos quais são, porém, acredito que se deva contratar, também, um meia e outro atacante.

    Acredito que, com o trabalho do Dorival, esse time irá mudar muito a maneira de jogar (como já pudemos observar nesta reta final do brasileirão), jogadores com outra atitude, caso de Diego Souza, Serginho, Mendéz…

    E esperar pra ver. E torcer!

    Abços

  8. Tomara Amigo Thiago, tomara,sair o mais lúcido,mais capaz, mais profissional o único que sabe tabelar e trocar passes, do elenco, e a jogada mortal de qualquer time, logo no inicio do real trabalho do Dorival, sem ter contratado outro igual ou melhor aí é osso.

    Amigo João Candido, o Robston não necessita de avaliação, ele só gosta mesmo é de uma cervejinha, mas o cara tem raça, vontade, disposição e potencia nos chutes e vibra com os gols e jogadas, este é o tipo de jogador que eu gosto no meu time Vibrante voluntarioso

    Quanto ao Jobson achava em Junho que poderia dar uma chance prá ele, o Botafogo deu mas ele não soube aproveitar então leva ele para a cracolandia, no Galo vai é atrapalhar o ambiente, jogar ele sabe mas não quer.

    Eu indicaria aquí um jogador pro Galo êste é Marcus Assunção do Palmeiras eo santos tá querendo ele

  9. Só corrigindo:
    Eu escrevi que o Jóbson está sem contrato. Na realidade ele não será é aproveitado pelo Botafogo. Mas ainda tem um longo contrato com o clube carioca, que quer vendê-lo.

  10. Dia Roberto e meus nobres CAMaradas Alvinegros;
    …como contratamos errado este ano heinnnn!,conforme citados em teu texto Roberto,são 9 ¨pregos¨ alcunhados de ¨são ruins demais¨,eu diria ¨são enganadores demais¨e acrescentaria mais dois à vossa afirmativa[correta por sinal] são eles genrinho e fofão – o bochechudo.Um time inteiro reserva e meia boca,p/não dizer outra coisa.Temos uma base boa,onde faltam peças cruciais no futebol de hj e, todos nós já enxergamos,apontamos,nos descabelamos por conta da notória deficiência delas[laterais,um meia dus bão e um volante de contenção tipo Chicão, el bigodon são essenciais p/ nossa equipe].Vejo tbm o DJr falar em aproveitar alguns garotos da base 6 ou 7 se ñ me engano,boa pedida não fosse a pergunta como fazê-lo[?],acompanhei os dois jogos do GALINHO sub 20 frente á palmeiras e similar goiano,não sei se pelo calor do horário em q aconteceram os jogos,mas tiraria 1 apenas,[velho conhecido nosso] Sidimar,de resto…??????,mesmo problema do profissional,laterais[?],meia {só procura a sombra do campo] atacantes[ñ acertaram um cruzamento sequer,tds no pé do adversário] o trabalho com eles tem de continuar e o Micácio tem muiiito a corrigir nestes garotos,senão ñ colherá nem um fruto nesta safra q hora tem nas mãos,esta é minha opinião e pelo que vi, precisamos urgentemente de um olheiro q conheça da coisa,porque tá brabo!pode ser q me engane,e torço p/ isto.Tomara q ñ cometamos os mesmos erros dantes,q tenhamos um elenco já pronto p/ os torneios da prateleira de cima do futebol Nacional q iremos disputar no pxmo ano ,Mineiro ñ dá base p eles,e formar equipe no meio de competição #servenão#[temos urticária só de pensar nisto]. Q estas contratações ¨pontuais¨sejam o q todos nós esperamos e a equipe necessita p/ se tornar competitiva e confiável,porque fazer La Barca partir lotada todos os anos, está virando rotina no GALO,há qto tempo não temos uma equipe q é repetida na temporada segte ? faz tanto tempo q ñ me lembro da última,te juro q não!

  11. Recebi uma notícia de um amigo do Rio de Janeiro, e Ele disse que aquela viagem que o Jobson fez na sexta feira foi para acertar com o Galo. Se o jobson vir o atlético estará contratando um baita atacante, um cara que tem muita qualidade técnica além da velocidade. Mas o problema dele é fora de campo, a vida não se resume só nas quatro linhas, tomara que Ele acerte com o Galo e primeiramente mude de vida, esqueça a cocaína, apesar de a cocaína não ter o mesmo efeito do crack mas ela também é uma tragédia por ser da mesma natureza. As autoridades do brasil há muito tempo estão confusas, eles consideram um usuário bandido e um traficante apenas um problema, mas temos de encarar os usuários como doentes e os traficantes como bandidos, o jobson é uma pessoa doente que está tentando sair desse terrível mundo, Ele encontrará em Deus esta força para vencer este mal e no galo dará alegrias com certeza a massa, caso venha!

  12. Acho que o Galo com Dorival está no caminho certo, e o perfil que ele vem buscando é o ideal.
    Sobre o que voce disse das nossas necessidades eu concordo em genero,numero e gral.Precisamos de reforços para as laterais e também volantes para disputar vaga com Serginho e Zé Luis, como voce disse, precisamos de jogadores mais rápidos no meio e no ataque, nem que seja para a reserva.
    Espero que Kali,Maluf e Dorival contratem jogadores de qualidade, não necessariamente estrelas como o proprio Kalil ja disse que não teremos, ja que no elenco temos Diego Souza,Daniel Carvalho,Tardelli,Ricardinho.Precisamos de jogadores que tenham a caracteristicas que voce citou: com vontade de vencer!

  13. Concordo com a sua lista de dispensas mas vamos ter que contratar goleiro de novo ??? Acho que o Aranha seria um bom banco para o Renan Ribeiro.
    O resto pode pegar as chuteiras que ficaram no CT e ir para outros campos jogar a sua pelada semanal.

  14. Excelente blog! Ótima escrita.

    Fiquei horrorizado quendo vi no sítio superesporte que o Alê tem contrato até 2014… Sem comentários.

    QUanto à renovação de Leandro e Fabiano, particularmente acho que o primeiro é o melhor lateral que temos no elenco, além de ser um sujeito de grupo. Quanto ao Fabiano, jogou bem o mineiro (obrigação) e desagradou muito no Brasileiro. Mas, depois do que o DOrival fez, merece um voto de confiança, se ele deseja a permanência do Fabiano.

    COncordo que precisamos de raça e vontade, mas ter GILBERTO SILVA, LEONARDO SILVA e DAGOBERTO não seria nada ruim, dispensando-se toda a trupe que o blogueiro mencionou, para poupar despesas.

    Faltaria, para fechar o elenco, um lateral direito de ofício (já que SERGINHO e mesmo FABIANO podem ser usados no setor, ou colocados como alas, no esquema com tr~es zagueiros), e um goleiro reserva.

  15. Boa tarde, Roberto e Galera!
    Até que enfim saiu a 2ª parte, né Roberto.
    Não me “linchem”, por favor. Precisamos ter um goleiro reserva “forte” para o Renan Ribeiro. E não acredito que o Aranha seja esse personagem. Ela está magoado com a torcida, entra em campo com medo, e nunca vai se recuperar. Temos que tirar esse reserva da base. E tem um “ai” que acabou de voltar “ai”: é o Bruno. No meu entendimento, as vezes que ele entrou na meta do Galo, foi somente com pressão. E não tinha estrutura para isso, diferente do nosso Renan, que tem estrutura emocional, é mais “adulto” (talvez pelos momentos difíceis que passou na sua vida pessoal/familiar). Seria bom o Dorival observar melhor o Bruno e confio nele para fazer a escolha certa. Tem algum goleiro na praça que vem para a reserva do Renan?
    Na zaga, acho que tem que dispensar o Jairo camPOS e o Cáceres (pena, mas não emplacou) e termos um zagueiro alto e rápido.
    Critiquei a contratação do Toró, mas parece que vai ser acertada. Mas, será que ele é um volante rápido, da forma que o DJ quer?
    No meio, tem que ter um armador bom para disputar com o Renan Oliveira. E no ataque, tem que ter pelo menos dois atacantes rápidos, trombadores, hábeis e bons finalizadores. Alguém falou em Dagoberto.
    Acho que o Jobson é uma aposta errada. Mas o DJ tá querendo sarna para se coçar, então tá.
    E, dá-lhe, Galo

Os comentários estão desativados.