EM ENTREVISTA, LÉDIO CARMONA, O MELHOR COMENTARISTA DE FUTEBOL DO BRASIL.

Este espaço alvinegro tem a honra e o imenso prazer de apresentar uma entrevista exclusiva com LÉDIO CARMONA, que é, na minha modesta opinião, o melhor e mais isento comentarista esportivo deste país.

Aproveitando o período de folga proporcionado pelo carnaval nas serras de Petrópolis, no Rio de Janeiro, Lédio Carmona teve a delicadeza de interromper por instantes o merecido descanso para responder as perguntas deste blogueiro e por consequência, falar à grande torcida atleticana, com a qual goza de incrível credibilidade.

Vamos à entrevista:

Lances&Nuances – Você é tido como um dos melhores comentaristas esportivos do país. Muitos o consideram o melhor. Você já esteve dentro das quatro linhas, mesmo que de forma amadora, para conhecer tão bem as nuances do futebol? Ou se baseia em seus detalhados estudos jogo a jogo?

Lédio Carmona – Roberto, eu joguei algumas peladas de rua, quando garoto em Niterói, mas era o pior da turma. Comecei a acompanhar futebol com 9 anos. Hoje tenho 45. São 36 respirando estádio, bola e tudo que envolve o esporte. Posso não ter o pedigree técnico de quem jogou, mas tenho conteúdo e experiência no tema. Se me sentisse um canastrão, já estaria fazendo outra coisa.

L&N – Em qual altura da vida acadêmica _ ou da vida profissional _ você se interessou pelo jornalismo esportivo?

LC Com 10 anos, viciado em rádio esportivo, avisei aos meus pais e avós que seria jornalista esportivo. E disse ainda que estaria na Copa de 1990 (fiz as contas de quantos anos de estudos eu teria pela frente até a primeira Copa como formado). Deu certo. Fui ao Mundial. A profissão está no sangue.

L&N – Foi difícil estar onde está hoje? Conte um pouco de sua escalada profissional, para que os atleticanos _ e outros torcedores _ lhe conheçam melhor.

LC É dificil até hoje. É uma profissão sacrificante. Não temos domingo, sábado, feriado. Férias, normalmente, só em janeiro. Mas eu adoro o que faço. Já tentei mudar de vida e não consegui. Comecei no Jornal do Brasil em 1990. Passei duas vezes pela Placar. Fui chefe de reportagem no Globo, Lance e TV Globo, colaborador do Diario Popular e freelancer. Hoje sou comentarista do SporTV, colunista do Jornal Extra e blogueiro.

L&N – Qual foi, no seu entender, o momento que mais o emocionou nos inúmeros eventos dos quais participou?

LC Foi ter chegado à Copa da Italia, terra da minha familia, e ter cumprido a promessa feita quando tinha 10 anos. O Mundial de 90, para mim, foi uma vitória particular.

L&N – Você sabe que o atleticano é radicalmente passional. Mesmo assim, os seus comentários são sempre valorizados por nós por conta do respeito pela instituição CAM e da isenção com que você os produz. O que tem a dizer em relação a isso e, principalmente, qual a importância do fator imparcialidade na mídia nacional, no seu ponto de vista?

LC Odeio bairrismo. Tenho horror à prática e lamento que alguns colegas ainda estejam atolados nesse buraco. Se o mundo não tem mais fronteiras, imagine um país. Nossa obrigação é falar e escrever sobre todos os times. A abrangência precisa ser nacional. É obrigação do bom jornalista.

L&N – Sabemos que você tem um filho, o Pequeno Bob, já tornado famoso pela corujice do pai. Quando você se ausenta por muito tempo nos grandes eventos mundiais, quais as reações do Pequeno Bob?

LC Ele tem apenas três anos. Sente saudade, mas ainda à maneira dele. Vai piorar….

L&N – Qual é a sua impressão acerca do time do Galo atual, com os seus reforços e um técnico de ponta como Dorival Junior?

LC – Gosto do time do Atlético. Não entendi porque teve tantos problemas em 2010. Dorival Junior nunca fez trabalho ruim na vida e não será no Galo que fracassará. Agora, porém, será preciso repor a perda de Tardelli.

Muito obrigado pela entrevista, meu caro Lédio. Eu e toda a torcida atleticana agradecemos a consideração com que nos distinguiu.

Para seguir o entrevistado no twitter, clique aqui

Para seguir este blogueiro no twitter clique aqui

26 comentários sobre “EM ENTREVISTA, LÉDIO CARMONA, O MELHOR COMENTARISTA DE FUTEBOL DO BRASIL.

  1. Parabéns, meu amigo Roberto!

    Com todo respeito ao amigo e ao Lédio, mas, na minha ótica, o Lédio apenas parece ser um jornalista isento do bairrismo que ele, em suas próprias palavras, tanto condena.
    Mas, meus ouvidos não aceitam o rótulo deste moço.
    Cheguei a cancelar uma assinatura de tv, por não concordar com o bairrismo nos programas em que ele estava presente. Pior, a forma pejorativa, com que eles, os da mesa, tratavam o futebol do meu seu e nosso CAM.

    O Lédio terá que mostrar bem mais, do que já vi dele nas telas, ou no mínimo, estar mais bem acompanhado em seus programas, para que eu e tantos outros atleticanos possamos reconhecê-lo.

    Que Deus abençoe o amigo Roberto, que dê vida longa ao Lédio e que possamos estar vivos para ver a nova ordem no futebol deste Brasil, amém!
    http://twitter.com/cabrito2606

    1. Cara, te respeito demais. Mas não vi o que vc viu em inúmeras participações do Lédio. Pode até ser que ele estivesse presente numa mesa em meio a outros bairristas com aquelas opiniões estapafúrdias e tendenciosas. Mas eu nunca vi o Lédio se prestar a esse papel. Afirmo isso com toda sinceridade de que sou capaz. Um gde abraço. 🙂

  2. Querido Roberto,
    parabens pela entrevista com o Lédio, que considera um excelente profissional!
    O L&N está cada vez melhor!
    sou fã!
    Abraço,
    @itaht

  3. Roberto, jornalistas de qualidade no Brasil são poucos. Jornalistas esportivos qualificados são como nota de 100 reais, dificilmente se vê um.
    Lédio Carmona todas as vezes que ouvi ou li mostrou isenção e conhecimento. Só tenho elogios a esse jornalista, mesmo não concordando algumas vezes com sua opinião; mas unanimidade não é o objetivo de um bom jornalista, e sim o de informar, opinar e promover a reflexão e o debate democrático, com respeito e isenção à verdade.
    Parabéns ao entrevistador e ao entrevistado.

  4. Parabens ao Roberto.
    A entrevista com um profissional sério e competente como o Lédio Carmona demonstra o respeito deste jornalista com o Blog atleticano.
    Reconhecimento merecido.

    Abcs, @mauminas

  5. Parabéns pela entrevista, Roberto. Te sigo aqui de Vila Velha-ES, sofrendo, torcendo e nunca desistindo de nosso Galo doido. Meu twitter é @alexassis13. Abraços do litoral capixaba.

  6. Boa tarde, Roberto,

    Lédio Carmona é um dos poucos que ainda acompanho, no dia a dia futebolístico. Realmente, hoje em dia, está muito difícil, para o torcedor do interior, lidar com o bairrismo da mídia esportiva do eixo [RJ-SP]. Mas o Lédio se salva pelo comprometimento e paixão pelo esporte, futebol.

    Abração aos dois, sucesso, sempre!

  7. Parabéns Roberto pela sua entrevista. Mais uma vez suas sábias palavras dizem o quanto vc engrandece o nossa nação. Tenho orgulho de sabê-lo atleticano. Sempre leio seus textos, porém, nem sempre comento, mas, são sempre engrandecedores do nosso ego alvinegro. Abraços Ana
    @anlusantos

  8. Parabéns Roberto,

    Excelente entrevista, pequena, mas excelente.

    Fico feliz que este Blog alcance os grandes icones da crônica esportiva brasileira, e se torne cada dia mais atrativo para todos que amam o esporte, em especial o futebol do nosso Galo.

    Obrigado por ter escolhido tão bem a celebridade jornalistica para a entrevista, realmente o Lédio é diferenciado, tanto nos comentários imparciais como na visão de jogo que tem nas transmissões.

    Você sabe que isso agora o obriga a sempre apresentar boas surpresas como esta.

    Estamos torcendo por mais sucesso deste ótimo Blog.

    Abraço.

  9. Eu tb acho o Lédio e o PVC os melhores na cronica esportiva nacional. Lédio pelo profissionalismo e respeito aos times fora do eixo.
    PVC pela inteligencia e pela ética.
    Parabéns Roberto muito boa a entrevista.

  10. Lédio Carmona é, sem dúvidas, um dos melhores comentaristas do Brasil. E eu o acho muito melhor comentando no blog do que na TV. No blog ele consegue ser imparcial e sabe que imparcialidade garante à ele o respeito de todas as torcidas. E o melhor, não perde emprego.
    Parabéns, compadre!
    Você merecia entrevistar o Lédio Carmona. E se olharmos bem, ele também merece entrevistá-lo.

    Abração.

  11. Não sei, se lembra, Roberto, que lhe pedí, para postar o nome do L&N nos blogs que eu acompanhava, que era o do Lédio e o do Emerson Gonçalves.

    Acho o Lédio, sim, imparcial, honesto nos seus comentários, profissional, e ponderado também.

    o que não acontece com seus colegas, que torcem mais, que comentam, só faltam chorar nos comentários e transmissões.

    Foi lá no Blog dele, que conhecí a Camila

    Gosto também dos comentários do PVC também pnderado igual ao Lédio, e Olha que no blog dele, fala de todo os times de todo o Brasil, Leste a Oeste, Norte a Sul Nordeste a Sudeste

    De lá que tiro muito conhecimento e tudo que gosto do Futebol, me informo.

    Tomara que não fique só na entrevista e que ele, quem sabe, resolva com sua autorização, escrever um texto para nós, seria também benvindo.

    Não gostava, mas hoje com a briga do clube dos 13 passei a ler e respeitar um pouco o Juca Kifouri tem falado bôas verdades de nosso futebol.

    Parabens Roberto, sempre inovando.

  12. Lédio Carmona é muito bom comentarista, mas acho que o Oswaldo Pascoal da Rádio Globo de São Paulo o melhor de todos, e além de tudo é imparcial e não fica fazendo média com time do Rio de Janeiro! Me lembro do jogo do Galo contra o Botafogo em que o Atlético foi assaltado, no dia seguinte eu lí um artigo do lédio carmona e ele estava fazendo uma média com o time carioca, dizendo que o juiz tinha errado para os dois lados, assim não dá!!!

  13. e além de tudo todo mundo sabe que ele é um vascaíno declarado!!!!!!!!!

    1. Não pedimos aqui q o comentarista de mídia não torça para nenhum clube. Pedimos imparcialidade.

      Vc tinha ficado mais educado, mas se está pensando em retomar o seu terrorismo costumeiro, eu vou jogar uma bomba em seus comments, como já foi feito anteriormente.

  14. . Nesse sistema onde ética,imparcialidade e caráter são adjetivos pouco infundados por muitos,pode-se notar q/ existem raras excessões e, o Carmona inclui-se nessa raridade.Vou parabenizá-lo não caro Roberto! pelo simples fato de teres postado uma entevista, com um dos últimos *moicanos* da imprensa esportiva do eixo rj/sp,ela por si só, já o fez por mim rsrs…[achastes q/ eu ia pisar no torresmo heinnn… rsrsrs]

    . . . Abs a vc e á todos os amigos do L&N . . .

  15. Não tenho base nenhuma pra falar sobre o caráter ou imparcialidade do Lédio a não ser o fato de que gosto dele. Gosto de ouvir suas opiniões. Sei que em volta dele existe um monte de faladores de asneiras e nem posso afirmar que ele mesmo não tenha dito algumas, já que não o assisto todos os dias e nem o acompanho a tanto tempo assim. Mas como disse, gosto dele. As vezes em que o ouvi sempre foi muito ponderado. Mas que ele é cercado de malas isso é.

    1. Hahahaha olha o Coutinho ahí

      Tá convidado para tomar um suco de cevada bem geladinha, meu amigo.

  16. Engraçado , quer dizer que se eu tiver uma opinião contrária a do blogueiro ele vai moderar meu comentário? O que eu fiz de mais aqui? Só disse minha opinião, quer dizer que você só gosta que fale o que é de acordo com tua opinião? tá bom, prefiro não postar mesmo

  17. LÉDIO CARMONA é o mais BABACA de todos os comentaristas.
    Ao contrário do que a maioria aqui tá dizendo, esse cara não é imparcial. Eu não sei qual é o time dele, só sei que ele odeia o FLU.
    Todo jogo que ele comenta do FLU é sempre contra.
    Contra o Bahia, o time jogou muito mais no segundo tempo e no blog dele ele diz justamente o contrário.

    Não é à toa que a torcida brasileira ficou contra ele na copa passada.

Os comentários estão desativados.