PARABÉNS PELOS 103 ANOS DE LUTA E AMOR, MEU GALO!!

Como homenagear um ente querido adequadamente, na medida exata do seu amor por ele, se esse amor é imensurável?

De que forma você mede o infinito? Com as batidas aceleradas do seu coração quando a camisa preta e branca entra em campo?

Ou com o pulsar desordenado e louco de toda a sua estrutura física, trêmula de paixão e nervosismo, apenas por uma vitória suada e sofrida numa partida de futebol?

Será que nós conseguimos, com o nosso amor contagioso e transloucado, homenagear o Clube Atlético Mineiro todos os dias, independente do dia 25 de março?

É claro que sim. Pois nós amamos essas cores, essa bandeira e esse escudo em todas as frações de segundos das nossas vidas!

Eu sou atleticano desde os sete anos de idade, quando no recreio na escola uma caneca caiu e os meus colegas gritaram um GAAALOOO de todo tamanho.

Eu me apaixonei primeiro pelo grito de guerra. Depois, no Estádio Independência, ao ver pela primeira vez o time alvinegro entrar em campo, eu capitulei de vez. Estendi a minha bandeira branca… e preta.

As pernas bambearam, meus olhos se arregalaram e as lágrimas de uma criança assustaram as pessoas que estavam comigo.

E não houve nenhuma explicação naquele momento da mesma forma que não existe nenhuma explicação até hoje!

Nós não somos campeões brasileiros há 39 anos. Por isso, eu pergunto a você, atleticano: O seu amor por este clube de 103 anos diminuiu um grama durante todo esse jejum de títulos?

Você, em algum momento da vida, teve vontade de torcer por outro time?

Pois eu mesmo respondo: duvido que, apesar dos percalços e sofrimentos desta nação fidelíssima, alguma alma alvinegra tenha sequer cogitado tal possibilidade!

Se nós somos atleticanos hoje, amanhã o seremos muito mais! E sem nos vergarmos um centímetro a nenhuma força estranha ou malévola!

É um carma que nos acompanhará, orgulhosamente, até o fim da vida!

E se reencarnação existir e renascermos no Polo Norte, seremos os únicos esquimós atleticanos na face da terra. O nosso iglu será decorado com a bandeira do Galo!

Nós não vestimos a camisa preta e branca. NÓS A OSTENTAMOS! E o fazemos  com a pujança de um campeão mundial.

Pois não existe em nenhum recanto deste mundo um amor mais campeão do que o nosso!

E rendo aqui homenagem àqueles primeiros atleticanos que, em 1908, viram o Clube Atlético Mineiro nascer.

E que o acompanharam engatinhar e se tornar adolescente.

Eles o embalaram, o aqueceram e o ensinaram a se tornar indestrutível.

O mesmo Clube Atlético Mineiro, que 103 anos depois, é motivo de amor incondicional de um povo.

De um povo que pensa Galo e respira em preto e branco.

De uma nação que hoje, ao reverenciar o clube amado, reverencia a si mesma!

Pois o Atlético é o time do povo. Clube e torcida são irmãos siameses de uma só mente.

E DE UM SÓ CORAÇÃO!!!

(Em homenagem à história do Galo, a foto do cabeçalho mostra uma das formações da década de 1910, logo após o nascimento do clube. Na outra foto, o lugar exato _ no Parque Municipal _ onde o Galo foi fundado, em 1908, por 22 estudantes.)

PARA SEGUIR ESTE BLOGUEIRO NO TWITTER, CLIQUE >>> robertoclfilho

23 comentários sobre “PARABÉNS PELOS 103 ANOS DE LUTA E AMOR, MEU GALO!!

  1. Lindo texto Roberto !
    Parabéns ao CAM que não importa o sentimento que nos causa pq sempre seremos fiéis a ti !

  2. Simplesmente emocionante! Não dá para acrescentar nada a um texto assim.
    Ser GALO é uma das melhores coisas que aconteceu em minha vida!
    Eu não escolhi o GALO, o GALO me escolheu!

    PARABÉNS, CLUBE ATLÉTICO MINEIRO!!!

  3. Poesia pura!!!
    Galoooooooooooooo
    Parabéns, Roberto. Parabéns, Galo!!!
    @RuyMorato

  4. Emocao pura! Poesia simplesmente! O amor nao se explica, se sente. E eh por isto que muitos nao conseguem nos entender….
    Parabens aos 103 anos de um time unico, especial e que encanta milhoes de torcedores simplesmente por ser o Clube Atletico Mineiro.
    Parabens a Massa Atleticana que leva este amor a todos os cantos do mundo, sempre!

  5. Machuca Coração.

    Para quem viveu o 1971, ainda aguento esperar, por mais um outro.

    E não vão ficar livre do Guerra, porque ele quer ser Bicampeão primeiro.

    Parabens meu Galo, se você tem 103 anos eu tenho 200 anos de esperança de te ver o maior do Mundo, porque de Minas tu é o Maior.

  6. Roberto,
    Seu texto despertou em mim o que há de melhor e mais puro em relação ao Galo. Comecei a esboçar um comentário, mas acho que vou escrever é um texto inteiro. Aí eu te mando e você vê se quer publicar, tá?
    Um beijo, meu amigo de escudo e de cruz! :o)

  7. Parabéns para todos nós. Hoje quando eram 0 hora pensei: hoje é aniversário do Galo. E nesse momento escutei o hino do clube, fiquei emocionado e revi grandes momento por mim vividos junto com Galo. Tive derrotas que me arrancaram o coração, mas foram nas vitórias que eu me senti completo. Foram tantas alegrias, emoções que não me vejo sem esse clube.

    PS: Nunca em minha vida eu vaiei esse clube, nunca chamei de timinho, nunca queimei camisa sabem porque? simplesmente por querer o meu bem, pois, Nós somos do Clube Atlético Mineiro.

  8. Parabens pelo Texto Roberto. Acho que vc resumiu o sentimento de cada Atleticano esparramado por esse mundão a fora.
    Parabens Galo, parabens a cada um de nós que estamos sempre com o Galo. Abraço massa.

  9. Texto Lindíssimo!!!!!!!!!!!
    Perfeito!!!!!

    Nós somos do Clube Atlético Mineiro, sempre!!!!!!!!

    beijos!
    Thati

  10. Como sempre Roberto mandando muito bem.

    Parabéns Glorioso Clube Atlético Mineiro,aqui é amor e não simpatia.

  11. Atlético é muito mais que um clube. É um sentimento inexplicável é uma filosofia de vida é uma das coisas que nos motiva a cada dia, ser atleticano e ser natural de uma nação e defender um povo. atleticanismo é simples mente um dom divino. Somos um só povo, simplesmente uma massa .

  12. … vencer vencer vencer, este é o nosso ideal !

    . PARABÉNS CLUBE ATLÉTICO MINEIRO,cento e três décadas de muita RAÇA E AMOR,não viverei p/ ver os outros 103 anos,mas de uma coisa tenho certeza; sei q/ continuarei contigo SEMPRE, onde tú estiveres, o coração pára,mas o espírito,…ahhhh! este é eterno.Por isso q/ digo: SOU DO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO,até no pós-morte. 103 VIVAS P/ O GALOOOOOOOOOOÔ…HIP HIP HURRAAAAAAA…!!!

    . Grande Roberto!parabéns pelo texto explícito do que é SER ATLETICANO,sou teu fã meu amigo.Obrigado pelo espaço e fique na paz. Estais ouvindo o HINO do ¨GRORIOSO¨,hehehe… hj embalou todos os momentos do meu dia,e que dia…!

    . GALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOÔ…

  13. Não poderia deixar de vir aqui hoje… Ah, Galo! Comon queria ver de perto toda ess mobilização da massa de pertinho. E ao chegar aqui e dar de cara com um post desse, é pra deixar essa data mais feliz e nos fazer sentir mais orgulho dessas cores…

    Orgulho de ser atleticana!
    Parabéns meu Galo querido! Parabéns a todos nós!
    Obrigada por fazer parte de td isso, Roberto, Jones, Ana Cris.

    E obrigada por compartilhar isso tudo conosco!

    sds!

  14. PER-FEI-TO
    Lágrimas rolaram no meu rosto , mas eu sei que são lágrimas de alegria de orgulho .
    Do amor incondicional ao Glorioso que não cabe em apenas um sorriso ♥
    Obrigado Clube Atlético Mineiro , por da sentido ao meu viver e me fazer tão COMPLETA
    Parabéeeens *__________________*

  15. Parabéns a todos!

    realmente o Galo é coisa de gente louca, LITERALMENTE. Moro em SP e recebi diversas mensagens de amigos daqui me parabenizando, inclusive uma ligação de Minas.

    É meu aniversário hoje?? É CLARO QUE É!!!!

    Gaaalooooo!!!

  16. Querido Roberto,guardo com carinho especial o texto de seu primeiro contacto com o GALO,
    sua primeira Escola em BH,a emoção de estar no Independencia com seu pai,as lágrimas do
    primeiro e eterno amor incondicional ao nosso CLUBE ATLETICO MINEIRO.Seus textos são balsamo para essa exilada,sua voz é minha voz,suas lágrimas são minhas lágrimas (e como choro) pois nosso amor é o CLUBE ATLETICO MINEIRO.103 anos de pura adrenalina.Parabens !
    Roberto,com todo respeito,quando em BH quero ser honrada com a presença de todos da resenha do TT e convida-los á um vinho e ao truco, quero realmente certificar-me se vc e o Guerra são imbatíveis.obrigado.GALO SEMPRE.obrigado.abraços.imo.bh/bsb

    1. Cara Imo, fiquei muito emocionado com suas palavras. Muito mesmo. Principalmente com o imenso carinho com que vc me distingue _ e sempre foi assim _ e às coisas que escrevo.
      Tenha a certeza que eu, o Guerra, a Ana e todos que participam da Resenha do Galo, receberemos vc em BHte com o mesmo carinho e o mesmo amor. Fique certa que, embora longe fisicamente, vc está muito perto de nossas almas alvinegras.

      Um beijão, com os meus agradecimentos. 🙂

Os comentários estão desativados.