GALO, TORNA-TE O QUE ÉS!

O consultório era prá lá de esquisito. Escuro, cheirando a mofo, umas poltronas do tempo do Epaminondas. A secretária, uma velha de peruca, parecia saída de um filme de terror. O Galo já tinha procurado ajuda de tudo que é tipo e nada. Disseram que o único capaz de dar um fim naquilo era o Dr. Fróidi, psiquiatra.

– O que você quer aqui? – pergunta a secretária, com “aquela delicadeza”.

– A senhora me desculpa, eu queria marcar uma consulta com Dr. Fróidi _ diz o Galo com aquela cara de Renan Ribeiro depois que levou mais um frango.

– Saco! – diz a velha. Tá bão, vou chamar o velho pra te atender. São mil reais a consulta, à vista e sem pechinchar. Já vou avisando que o velho é doido. Tá com medo não?

– Tô não, diz o Galo, pálido, trêmulo e suando frio,  igual ao Cláudio Leléu, quando o professor o chamou para jogar com os profissionais.

A porta do consultório se abre e uma figura esquálida, cavanhaque branco, boina e  farda camuflada, resmunga lá de dentro:

– Qual é o próximo fiduaégua?

O Galo vai entrando, naquela velocidade típica do Ricardinho aos 45 minutos do segundo tempo, “tipo cheio de gás”… O doutor, sem paciência, esbraveja: – Senta ali!

O Galo fica esperto, entra correndinho na sala, todo atabalhoado, tropicando nos pés das mesas e cadeiras, naquele estilo Serginho

O psiquiatra diz: _ Nem precisa abrir a boca, que conheço o seu problema! Há anos não consegue alcançar as metas que se propõe e todas as pessoas que desejam e torcem pelas suas vitórias estão sem paciência. Você se sente sem forças para lutar, para reverter adversidades, fracassado e blá- blá-blá. Não é isso?

– Caramba, doutor! – admira-se o Galo, com aquela cara de Werley depois de mais uma furada que resultou em gol adversário. Como o senhor sabe tudo isso sem eu ter falado nada?

– É que eu sou Fróidi, cara! Então, só porque você não consegue fazer aquilo que é sua obrigação, ou seja, lutar, lutar, lutar, com toda raça pra vencer… fica aí com essa sua carinha de deprimido? Reage, rapá! E o doutor crava na mesa uma faca estilo Rambo, bem entre os dedos do Galo, abertos sobre a mesa.

Chegou a zunir…zum! (Ah, Galo, se o doutor tivesse a pontaria do Ricardo Bueno, sua mão estaria grudada na mesa até agora!). O Galo embranqueceu de susto.

E o velhinho continua: _ Deixa de moleza. Tem uma nação dependendo de você, das suas conquistas! Aliás, antes das conquistas, da sua luta e da sua garra! Tá ligado?

Nestas alturas, o doutor aplica um “tá ligado” caprichado _ do tipo que a torcida gostaria de aplicar na cachola do Renan Oliveira, naqueles seus momentos zen _ Poft! E depois mais um “tá ligado” com raiva, aquele que no ano passado um tal moleque jogador de pôquer mereceu!

-Tô ligado, tô ligado! – grita o Galo, vermelho de raiva e já querendo partir para a ignorância.

– Muito bem! Está começando a se ligar, sua cara está vermelha igual crista de galo índio brigador. Saiba que os índios chamam todos os quadrúpedes carnívoros de yaguar. A onça, sendo o mais feroz deles, é o yaguar-eté. O sufixo eté quer dizer: o máximo, o maior, o mais forte. Aquele que é! A sua torcida vê você como um Galo-eté e por isso cobra e exige. Tá ligado?

Já ia aplicar mais um golpe, porém, o Galo se adiantou, segurou a mão do malucão e com a outra devolveu um “tô ligado” dolorido no doutor aloprado.

–  Já disse que tô ligado! _ vociferou, já puto dentro das calças.

Muito bem, Galo-eté! Você nasceu para ser O Galo Forte Vingador, aquele que luta com raça para vencer.Você precisa se convencer de quem você é! É Galo-eté! Enfim, como dizia Píndaro: Galo, torna-te o que és!

Feliz da vida, disposto a voltar a ser o Galo-eté que sempre foi, despede-se do doutor e sai.

– Peraí, engraçadinho! – diz a secretária, esticando a mão direita. Dez mil reais, faz favor!

– Uai, a senhora não falou que a consulta é mil? Paguei até adiantado!

– Seguinte, garoto, a consulta é mil, mas o tratamento é dez mil! E vá pagando depressinha! E experimenta não sarar pra você ver…

Da conhecida frase de Píndaro (poeta grego que viveu  em 500 a.C.): “Homem, torna-te o que és”.

Nota do blogueiro: Ao ler o conto do Jota, eu fiquei com pena do nosso Galo! Mas, conforme ia lendo, me convencia de que, para curar certos pacientes,  nada melhor do que um tratamento de choque. E eu gostaria que o Galo real  ficasse tão puto quanto o Galo fictício! E você, caro leitor e amigo, saberia responder se as saídas de Ricardinho e Zé Luis fazem parte desse tratamento radical??

PARA SEGUIR O COLUNISTA NO TWITTER, CLIQUE >>> @jotagalo

PARA SEGUIR ESTE BLOGUEIRO NO TWITTER, CLIQUE >>> robertoclfilho

Anúncios

24 comentários sobre “GALO, TORNA-TE O QUE ÉS!

  1. Bonito texto, gostei, e espero que o Galo reaja mesmo. Decisões estão sendo tomadas, o preço está sendo pago. Só falta àqueles que ficarem, agarrar a oportunidade. Que assim seja!

  2. Gente eu estou boquiabertoacabei por causa de uma notícia que eu lí hoje, estou assustado. E o filme do ano passado passa na minha cabeça. A notícia é que o Atlético anunciou nessa tarde que os jogadores Zé Luíz e o Ricardinho não fazem mais parte do elenco do Atlético. Meu pai do céu! quem então vai jogar no lugar deles? O Renan Oliveira? O Daniel Carvalho que já está fora de forma faz 1 ano e o mancini que já faz quase 2 anos? Meu Deus !! , cadê a galoucura ? Cadê os protestos? Não podemos aceitar isto tudo de novo não, Pelo Amor de Deus, Deus por favor não deixa fazer de novo isto com o nosso galo não, nãO já sofremos o limite de tudo !!!!

    De novo vão fazer um desmanche no elenco do Atlético, e não adianta trazer o Alex ex inter e o Taison, isto não vai resolver o problema, se caso eles viessem seria bom sim, mas eles levariam 2 meses para se entrosarem, aí tudo iria ser repetir como o ano passado, o Atlético lutando pra não cair!!! DEUS POR FAVOR NÃO DEIXEM QUEM FAÇAM ISTO COM O NOSSO GALO!!!

    1. Estou muito triste, eu tinha o Zé luiz e o Ricardinho como ídolos para mim, gostava dos dois de mais, me fale qual dos jogadores que estão no atual elenco que já deram um sanguinho mais do que estes caras? Se alguém souber me fale!!!

  3. É Froid!
    Se o A comissão técnica dispensou e o Kalil aceitou, será melhor prá nós.
    Nenhum deles é um @Rei, caceta!

    1. Nenhum deles são reis, então me fale qual jogador no galo joga mais do que eles? O Renan Oliveira? O Serginho? Toró? Richarlyson? Jackson?

  4. É Froid!
    Se o A comissão técnica dispensou e o Kalil aceitou, será melhor prá nós.
    Nenhum deles é um @Rei.
    Pecar sim, nunca por omissão.
    Quem está em fim de carreira, Ricardinho ou Dorival jr.?
    A dispensa vem pela ordem, uai!
    Tem alguém aí, que vai torcer para o time que Ricardinho vai jogar?
    Se tem alguma viuva do Ricardim e do Zé, procure seu Froid

    http://twitter.com/@cabrito2606

  5. Muito preocupante a situação do Galo!Foi um imenso choque saber da dispensa do Ricardinho e do Zé.O Zé que saiu do velório do pai direto pro campo pra defender o Galo e o Ricardinho que vem se doando mais que os jovens jogadores do nosso plantel.O que vem a seguir?Que os deuses do futebol terminem de vez este litígio com o nosso time e voltem a nos iluminar.

  6. . tudo acontece no CAM ! passamos de crédulos, á incrédulos, como num passe de mágica. Queria entender a mágica aqui em questão.Já fazem décadas que o GALO-eté está doente,doença esta, que vem denegrindo a mística Alvinegra que sempre nos enchia de orgulho,pois, mesmo nas adversidades luta,vontade e raça nunca nos faltou.O galo vem se apequenando diante de si próprio,e não quer enxergar isto,num passado que já vai longe,orgulhava-se de feitos até então irreais para muitos,mas simples para ele.Viajou por terras gélidas[o 1º a fazê-lo] e trouxe-nos um título que se faz presente em nosso hino,¨somos campões do gelo;bateu o selecionado que é considerado até hj, o melhor que já teve neste planeta,¨as feras do saldanha¨,tri campeão mundial de seleções.Ousou encarar e lutar contra times de ditaduras e generais durões,foi-lhe roubado dois campeonatos brasileiros e,tirada duas possibilidades de disputar competições sulamericana por conta desta ousadia,mas não esmoreceu.Suou sangue,deu sangue,afinal de contas um GALO DE BRIGA de verdade,perde a luta mas,jamais corre dela e,em 71 arregaçou de novo com os generais da ditadura,conquistou o 1º campeonato BRASILEIRO de futebol,dentro do quartel deles,no gigante chamado Maracanã,feito este, que nos roubaram na mão grande devido a interesses mesquinhos de almofadinhas corruptos.Hj estes mesmos generais se riem de nós,pois não conseguiram nos vencer na época,mas vêem que não foi preciso usar de força bruta para derrotar este GALO-eté aê,o tempo se incumbiu de fazê-lo para eles.

    . Esta doença que acomete o galo hj,vem enfraquecendo o ¨bichim¨ devagarim,é uma doença silenciosa,invisível que nem ¨fróidi isprica¨,qto mais nós simples mortais…
    . …tudo isto acontecendo,e eu aqui na praça dando milho aos pombos.

    ÉÉÉHHHHHHH… JOTA!!!! nem ¨o dotô fróidi¨ apricano seu tá ligado,consegue ispricá o que está fazendo o galo-eté se sentir tão fraco, meu amigo,nem ele! Abs. saudações alvinegras

  7. Bom dia, (também tétrico)!
    Pois é, Roberto e Galera, pra mim essa “nem o Dr.Froidi explica”!
    Eu fiz um comentário no post anterior sobre a necessidade de se adotarem medidas drásticas, inclusive mudando todo o plantel, como medida extrema.
    Entretanto, pela regularidade de comportamento (não de desempenho) que via no Ricardinho, eu achava que ele era um auxiliar do Dorival no equilíbrio do grupo.
    Essa dispensa foi uma surpresa preocupante, e não dá pra compreender o que se passa na Cidade do Galo! É coisa muito podre.
    E o que preocupa mais é que está se repetindo o desequilíbrio do ano passado com um agravante maior: desmanche do plantel antes de terminar o Mineiro, às vésperas do Brasileiro, e durante a Copa do Brasil. Ou seja, não temos perspectiva nenhuma em nenhuma competição.
    Será que no lugar dos dois dispensados serão contratados mais duas “ex-marias”?
    Que Deus nos proteja!
    E, dá-lhe, Galo!

  8. Muito boa a sua coluna Jota.

    Mas so vamos saber o que realmente aconteceu com os dois na segunda-feira. O Ricardim era facilmente marcado qdo sofria uma marcação individual como foi contra o prudente.
    Zé para perder a posição para o Toró fora de forma é pq ele fez alguma coisa e nós não sabemos.

    Essa saida do Ricardim abre espaço para o Bernad,mas sabemos que ele está entrando em uma fogueira e por isso precisa do apoio de todos nós,vi que ele é voluntarioso e parte pra cima dos adversários.
    Pode abrir espaço para o Leleu tb que infelizmente entrou muito nervoso no jogo do meio da semana mas acho que le vai se encontrar com o apoio necessario e com um trabalho especifico.

    Por falar nisso,será que a saida do ricardim no jogo contra o prudente ele não gostou ou desacatou o chefe ? Ninguém sabe. Só eles.

    Mas eu apoio os nossos garotos da base que estão chegando agora e não um antigo que se acha craque do nosso meio de campo. Que aliás eu acho que tem uma lombriga na cabeça.

  9. Não sei os reais motivos da dispensa do Ricardinho e do Zé Luiz. Acho que ambos deveriam ser titulares. Acredito que o Kalil extrapolou no tom e nas palavras e eles como são muito experientes não aceitaram e o Kalil complementou com algo ainda mais humilhante e para não ser desmoralizado deu no que deu. Não creio em complô para derrubar o técnico, visto que o Ricardinho vinha se esforçando muito e cobrando os jogadores que erravam passes de forma bisonha.
    Havia citado no post anterior que os demais deveriam jogar igual a ele e que o Zé Luiz deveria ser titular. Logo, não vou virar o disco e bater palmas pela dispensa, sem saber a verdadeira razão. Quando elogio ou faço crítica a A ou B, é com convicção no intuito que o Galo seja fortalecido e não para ser corneta ou ser coerente ou incoerente com o blogueiro ou demais que comentam neste espaço. Antes de mais nada, torço para o CAM. Se as dispensas for para o bem do grupo, ótimo. Se for por pirraça do Kalil, ele perdeu a razão por orgulho próprio e isso jamais deve acontecer com um dirigente de um clube como o Atlético. Se for pensando no futuro, é até bom para dar uma oportunidade aos garotos da base e pelo que parece, o Dorival está querendo rejuvenescer o elenco. Só não entendo, como ao invés de buscar o Wesley(29 anos), não buscou o atacante Willian José(19) no mesmo time e que foi contratado pelo São Paulo. Depois reclama que o São Paulo sabe lucrar com jogadores.
    Interessante é que no início da tarde após saber que o Galinho foi campeão, pensei: Por quê nenhum técnico ou dirigente jamais ousou a montar um time profissional com o elenco da base? Pelo fato do entrosamento isso não seia ótimo? Se são campeões em torneios internacionais disputando com times de várias escolas, porque não tentar ao menos uma vez?

  10. Corrigindo: Se as dispensas for(am) para o bem do grupo, ótimo.

    Complementando:
    O Kalil deve esquecer do Cruzeiro. Essa troca de farpas não é nada interessante para o futebol. Se a Gazela zuar, faça de contas que não ouviu e dependendo do que for dito, que busque a justiça. Tem umas piadinhas muito sem graça e desnecessárias. Isso não engrandece em nada o futebol, principalmente na situação em que o Atlético se encontra. O presidente atleticano tem que se preocupar exclusivamente com o CAM.

    1. Concordo com você João,

      Eu não aceito e não gosto, deste negocio de tudo, ter que ser comparado com o lado de lá.
      Não gosto quando fazem as piadinhas, acaba, que nós é que somos zuados, posteriormente.
      Não aceito o Kalil, ficar dando respostas ou fazendo piadas, não leva a nada.

      Mas o Kalil, tá calado há muito tempo, mas ahí a torcida, xinga porquê tá calado, não entendo

  11. Pessoal,
    Não sei se é verdade mas ta postado lá no blog do galo.
    Abraços,

    MOTIVO DA SAÍDA DE ZÉ LUÍS E RICARDINHO

    fonte: TWITTER – @BICABICUDO2011

    Ricardinho não concordou com algumas falas do Kalil na reunião, sendo que Kalil foi estúpido em suas palavras. “Discussão louca” entre os dois !!!!

    Zé Luís dispensado pelo Dorival, não se sabe o motivo.

    Kalil deixou a porta aberta para quem quer sair… Zé Luís disse nessa hora que “lá só tem homem” !!!

    O grupo inteiro muito chateado e abatido…
    Clima não está bom… Está ruim…

    Leandro pode ser dispensado na segunda-feira.

    Disse que “talvez” a troca de treinador melhore as coisas !!!

    1. Não acredite, espere até segunda.

      Na reunião só tinha jogadores Dorival e Diretoria
      E eles não falaram com ninguem, será que tinha algum impostor lá.

      Zé Luis na entrevista, não disse nada, Dorival também, pediu para não falar nada, que era com Kalil na segunda.

  12. Complementando …

    Como pode um bosta destes do bochecha achando que trocar técnico iria melhorar as coisas …
    Porra este cara já se olhou no espelho ????!!!!!

  13. Eu ouvi de um dos melhores jornalistas e que é atleticano e acompanha o futebol desde criança. Ele disse que o Atlético não é do Kalil, todas as decisões que o Alexandre Kalil têm tomado ele não tem consultado o conselho deliberativo. O Regime no Galo é autoritário mesmo, os opiniões do Conselho e da Torcida pouco importa, o que importa é a última palavra do Kalil, que mostra toda arbitrariedade e rejeita qualquer forma de protesto contra ele. E o pior de tudo que tem torcedor que está pensando que está tudo bem, meu pai do céu será que é preciso que o Atlético caia de novo para segunda divisão para a torcida ver que não está nada bem?

    O mais irritante que tem torcedores concordando com a atitude de dispensar o Zé luiz e o Ricardinho só porque eles discordaram da forma que o treinador estava conduzindo a equipe, meu Deus do céu, quer dizer que as pessoas não podem terem opiniões divergentes? Alexandre Kalil até agora você não mostrou para que veio no Atlético, não ganhou nada e fez nós tomarmos 1 goleada história para o cruzeiro de 5 x 0 , você tinha dito que com você no comando o Galo poderia perder para o cruzeiro mais tomar de cinco mais nunca, tá pensando que eu esqueci? Eu tinha ouvido esta entrevista na itatiaia. E o primeiro ano de você no comando o Galo levou outra vez de 5 x 0 do cruzeiro. Ou seja, o Senhor fala muito Kalil e não faz nada, a única coisa que eu tenho de agradecer que você fez foi ter colocado os salários dos jogadores em dia, ou seja, você fez o óbvio.

    1. Realmente,
      O Atletico, não é do Kalil, mas também, não é de uma parte da torcida, e sim de todos, e cada um tem o seu pensamento, que diverge e muito.

      Kalil, na parte do futebol, se não sabe, não deve satisfação nenhuma ao Conselho Deliberativo, pode contratar, mandar embora, emprestar, doar, fazer acôrdos, deve sim satisfação e FAZ ISTO a sua diretoria, e te garanto que lá tem homens sérios, que não aceitariam, ser pau mandados, de ninguem, e eles são além de Atleticanos, amigos, e sempre resolvem em conjunto as coisas do Atletico, se quizer saber, é fácil, a Diretoria, é muito aberta em relação a torcida e a tudo do Galo.

      Não sei o que houve, sinceramente, prefiro, esperar, mas ninguem sabe a não ser Dorival jogadores e Diretoria, que até agora não falaram nada, ma segunda, devem falar, vamos esperar.

      1. Mas você não precisa assistir a coletiva do Kalil para tirar tua opinião, você nunca muda , sempre tua falas é bajulando um presidente incompetente, ele pode levar o time para segunda divisão que você vai colocar a culpa na cabeça de burro no CT mas o Kalil nunca será culpado, comigo não tem esta puxação de saco com dirigente, eu analiso pelos resultados, e até agora o Galo com o Kalil não ganhou nada, só gastou!!!

  14. Fico Feliz da vitória do Galo, achei que o time jogou bem, mas pra vencer o democrata atual não é preciso muito esforço. O democrata tem uma defesa muito frágil, joga e deixa muitos espaços no meio campo, dando liberdade para os meias ,e a zaga costuma sempre ser pega no contra pé!!! Mas o importante é que o Atlético ganhou, e jogou bem. Achei que o Renan Oliveira jogou bem, e só isto!!! Ele está longe de ser um craque, até porque ele não tem talento para isto, mas fazer o simples ligação meio ao ataque ele sabe fazer. Só que o Dorival tem de por na cabeça que o Renan não é atacante, as vezes ele fica perdido em campo, não sabe em qual setor atuar!!! VAMOS FAZER O QUE O KALIL NÃO FEZ, DAR PRIORIDADE A CATEGORIA DE BASE, E NÃO TRAZER MEDALHÕES FORA DE FORMA!!! CHEGA DE GENTE DESCOMPROMETIDA E QUE NÃO CONHECE A HISTÓRIA DO GALO!!!!

  15. È Jota,
    acho que nós todos deveremos tomar um Tá ligado, porque nossa doença, tem hora que não tem limites, e cura, é difícil demais.

    Não vou falar nada por enquanto do Zé e do Ricardinho, só digo o que já falei tempos atraz, acho os dois, lideres, bom carater, honrados, bons pais e filhos, dedicados, e bons jogadores, que no Brasil, não temos a disposição melhores que eles, porquê, quem tem, não libera GRATIS.

    Mas prefiro aguardar, segunda feira, para não falar bobagem, porquê o que escutei, lí e ví são tudo especulações, serão verdadeiras??? sou Veio para acreditar em potocas.

Os comentários estão desativados.