O DESTINO TAMBÉM ESTÁ NAS MÃOS DA MASSA!

Três jogos em casa. Por mais que eu ache que o destino do Atlético no campeonato já está selado há muito, o time tem agora a oportunidade real de decidir o que será de 2012.

Dois confrontos contra adversários diretos: Ceará e América e um contra um dos melhores times do país, porém com a cabeça cada vez mais em Tokyo do que aqui. 7 pontos. E nada menos que isso. Essa deve ser a projeção para estes 3 jogos. O Atlético tem 3 opções nas partidas contra Ceará e América: Ganhar, vencer ou sair vitorioso. Qualquer outro resultado diferente disso será o carimbo que falta no passaporte pra Série B.

Mas para isso, um fator deve ser resgatado, e o time – por pior que seja – vai precisar e muito dele: O APOIO DO TORCEDOR. Pode-se dizer que o papo é chato, repetitivo, mas não vejo outra saída a não ser essa. O torcedor que for a Arena tem que ter a consciência de que por mais doloroso que seja, Serginhos, Guilhermes, Werleys e Berolas são o Atlético neste momento.

E ir lá com o único intuito de vaiar no primeiro passe errado, com a consciência de que “apoio não leva a nada”, vai contribuir para o aumento da bola de neve que o time/clube vive nos últimos tempos.

Atualmente, qualquer jogador adversário já sabe que, se cozinhar o jogo 10 minutos, a torcida passa a jogar contra. A torcida do Atlético se volta contra o Atlético. A única preocupação do cara que vai ao campo é cornetar, é vaiar, xingar e descontar todas as frustrações da sua vida ali.

Como disse o Fael, do Cam1sa Do2e, “criticar os jogadores atleticanos passou a ser mais importante que deixar o adversário irritado”. Ou João Carlos Albuquerque, da ESPN Brasil: “Esse tipo de torcedor deveria ir aos jogos do time adversário. Assim xingava, esbravejava contra todo mundo e não prejudicava seu time”. Concordo com ele.

Se o apoio não ajuda, enumere onde a cornetação desenfreada ajuda! O que salvou o Atlético muitas vezes em sua história certamente não foi a segunda opção.

O torcedor tem todo o direito de protestar, afinal ele paga por ingresso, paga pra ir ver o time jogar e o mínimo que ele merece é alguma resposta, mas vaiar DURANTE o jogo não vai ajudar. Sou completamente a favor do protesto do torcedor. Lembra do protesto feito depois do jogo contra o América no qual o time saiu vitorioso? Mais do que válido. Apoiar o time DENTRO de campo não significa ser conivente com os erros fora dele.

Não vejo a cobrança exagerada como solução para nada. O jogador que já entra em campo vaiado, o time que com 10 minutos sem gols já tem uma torcida toda a favor do adversário, que não ouve uma palavra sequer de incentivo durante a partida, o medo de errar e a obrigação descomunal de acerto, só produz uma ansiedade que fatalmente culmina em erros.

A fuga do rebaixamento em 2010, passou por vitórias simplesmente inimagináveis, como aquele 2 x 1 sobre o Corinthians, de virada onde até Werley marcou. E naquele jogo a torcida, bastante elogiada por Dorival Jr., foi um dos diferenciais da noite. Foi assim também em diversos outros jogos dali pra frente.

Repito: Apoiar o time DENTRO de campo não significa ser conivente com os erros fora dele. Ir ao estádio pra vaiar com 10 minutos de jogo só piora. Que seja resgatada então a essência daquela “Massa”, pelo menos se quiserem ver o time disputando a Série A no ano que vem.

Pois se algo diferente acontecer, ao menos o torcedor terá a consciência tranqüila de dizer: “a minha parte eu fiz!”.

Para seguir o colunista no twitter, clique aqui

Assista agora o vídeo de apresentação do movimento “DE OLHO NO APITO” e os motivos (em imagens) que levaram atleticanos a criá-lo.

Para seguir o @DeOlhonoApito no twitter, clique aqui

Para curtir o #DeOlhonoApito no Facebbok, clique aqui

Para acompanhar o monitoramento dos juízes no site DeOlhonoApito, clique aqui.

Siga este blogueiro no twitter clicando aqui

19 comentários sobre “O DESTINO TAMBÉM ESTÁ NAS MÃOS DA MASSA!

  1. Sempre achei uma palhaçada vaiar o time antes ou durante a partida. Critico jogadores e falo mal mesmo as vezes pego até pesado. Por mais que eu não goste de algum jogador a partir do momento que ele está em campo torço pra tudo que ele venha a fazer dar certo. Pois ali é o GALO que eu vejo, não o jogador. Depois do jogo se um cara foi mal tudo bem vaiar e esbravejar. Mas foda é ver que até mesmo antes do jogador cometer seu primeiro erro na partida já tem nego, branco, amarelo xiando. Aliás acho que falei errado. Pro torcedor tomar uma atitude dessa ele não é nego, branco e nem amarelo, acho que ele é azul.
    Outro tipo de torcedor que me aborrece é aquele membro da Nerdolândia. Não vai há estádio, não acompanha o time a não ser pelos meios digitais e parece que torce contra determinados jogadores pra defecar com suas piadinhas em muitas de suas redes sociais. E acho que nessas 3 partidas em casa temos que colocar a torcida a favor do time. Ultimamente jogos do GALO além dos adversários temos que enfrentar, erros frequentes de arbitragem e as Cucada do nosso treinador que escala mal e consegue mexer pior ainda na equipe durante as substituições. Por isso torcedores, não vamos ser um adversário a mais para nosso clube. Se quer ir pra vaiar, vá até o Rock in Rio pois lá você terá muitos motivos pra isso, e pra nerdolândia só falo uma coisa continuem com seus ps3 e xBox da vida e deixem o GALO de lado não precisamos de vocês.

  2. Beleza Alexandre, estamos junto.
    Hoje o que manda é o CLUBE não jogadores tecnico ou diretores ou presidente.

    Mas é difícil, amigo, ontem vi alguns postando no twiter que queria ver o Galo na segunda divisão só para prejudicar a reeleição do Kalil, enfim são anti kalil como eu sou anti maluf , mas eu depois da contratação do rouco, parei em termos de criticar e xingar o cara, para não prejudicar o MEU CLUBE mas continuo não gostando e achando que ele prejudica o Galo de sacanagem há vários anos.

    Mas eu confio em conseguirmos sair desta maré e continuar na serie A

    Uma lembrança, quem não gosta do Kalil, faça como eu fiz, nos tempos do Ziza, fui na sede, critiquei lá, fui na reunião do conselho critiquei lá, me colocaram pra fora, no campo criticava gritava, nos blogs, postava contra o ziza e acho que ajudei na sua demissão.
    Então aqueles que não gostam do Kalil, que vá lá no conselho, cara a cara, na sede em pessoa e mostra os erros e pq quer a morte ou internação em hospicio ou simplesmente a saida dele do Galo, mas deixa em paz o time em campo e pare de desejar coisas ruins para o CLUBE por causa das pessoas que PASSARÃO em breve, mas o clube vai ficar.

  3. Gostaria de pensar como vc,mas tem jeito naum ! Bater somente palmas p um patrick > guilherme bunda de chumbo[e maria ainda por cima] > cambalhota[jogador solução,q em 5/6 meses de Clube,jogou apenas 45 min] > guilherme santos[ se viu no direito de mostrar a genitália para o maior patrimônio do CLUBE] e seus iguais,dá não amigo!!.Se for enumerar a qtde de peladeiros q ousam desonrrar o CLUBE q lhes dá boa vida,daria um best seller dqles. Um dos nossos maiores ídolos,senão o maior, logo qdo estava aparecendo p o futebol[e q futebol!!!] em uma partida num Mineirão lotado,foi vaiado em alto e bom tom,só q era o REI né !?,o resto precisa nem falar. Conseguiram uma coisa inédita dentro da história da Guerreira,Apaixonada e 12o/13o e até 14o jogador do CAM,CONSEGUIRAM ATRIBUIR Á ELA,A CULPA PELOS SEGUIDOS FRACASSOS de uma administração pífia,amadora se sem noção, q manda no CAM á décadas. Entendo o q vc quis dizer em seu bem elaborado texto,mas vá falar isto p um pai de família,q deixa ás vezes de comprar um leite p o filho,em troca de ver ao vivo seu CLUBE do coração jogar.Será q ele aceitaria ???

    Saudações e desculpe se sou um dos “contras”, tudo isso q temos visto no nosso CLUBE á pelo ao menos 4 décadas.E ainda somos taxados de cornetas,tá bom!!!

  4. Concordo plenamente. Contudo , acho que vai depender muito da atitude dos jogadores. Se jogarem com raça, mesmo que erre passe ou leve um gol no início, a torcida estará junto. O que a nossa torcida não engole é falta de raça, de atitude. Se o time entrar “quente” a torcida fica “fervendo” …

  5. Boa noite!
    Terrível, não?! Fiquei impedido de ver o jogo por conta de falta de energia onde moro… e aí, recebi a notícia do meu neto: o Galo empatou e o flamerda ganhou…. Fazer o que?
    É um time muito safado! Com 2 jogadores a mais e não conseguir fazer um golzinho… é dose pra leão! E que André é esse? Não vi nem as substiituições e passei a comentar agora: por que não o Renan Oliveira no lugar da binchinha André? O cara não faz nada…
    Agora, vamos ver no que dá o prognóstico dos sete pontos… Temos que ganhar do mequinha e do Santos… Vamos conseguir???

    1. Vicente vc. é um felizardo porque adiou seu sofrimento.
      É triste saber que o Tardelli estava na arquibancada, que o Obina dá entrevistas dizendo que não queria ter saído do Galo, eqto. os nossos jogadores, ou melhor os jogadores do Kalil e Maluf, erravam um gol atrás do outro.

  6. Não adianta olhar pro céu
    Com muita fé e pouca luta
    Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
    E muita greve, você pode, você deve, pode crer
    Não adianta olhar pro chão
    Virar a cara pra não ver
    Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
    Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
    Até quando você vai ficar usando rédea?!
    Rindo da própria tragédia
    Até quando você vai ficar usando rédea?!
    Pobre, rico ou classe média
    Até quando você vai levar cascudo mudo?
    Muda, muda essa postura
    Até quando você vai ficando mudo?
    muda que o medo é um modo de fazer censura

    Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
    Até quando vai ficar sem fazer nada?
    Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!!)
    Até quando vai ser saco de pancada?

    Se colocar um novo post, faça o favor de colocar á.

    Que situação chegamos. Diretoria incompetente!
    Mesmo que consigamos nos salvar, ainda considero essa diretoria incompetente.
    Diretoria com diploma de burrice, segundo ano consecutivo na mesma …#$!@

  7. Rapaz,
    Acho que o Galo deveria contratar este Fernando Henrique pra jogar a série B ano que vem.
    No último post eu disse que o Ceará nos últimos jogos, fora de casa, havia perdido 7 e empatado 1. Coloquem dois empates ai por favor ! :p

  8. Tenho certeza de que alguém na arena do jacaré estava morrendo de vergonha do que estava vendo. Imagino até a cena, comparada com aquela bíblica.

    – Ei você não era aquele jogador do atlético ?
    – Quem eu ? Não vc ta enganado.
    – Mas não era você o ídolo da torcida do galo ?
    – Não cara, você me confundiu com outro.
    – Tenho certeza, você jogava ao lado do Obina
    – Porra cara ! Já disse que não sou eu !!!!

    E o Galo começou a cantar !

  9. Difícil, viu, quando não é alguma coisa é outra que nos prejudica

    entenderam, eu também não.

    Chutar 30 e tantas bolas no gol e não entrar putzzz, e acabaram fizeram o nome do goleiro.

    Ceará fez dois ataques,e empata o jogo, e mais uma vez nossa zaga vira a bunda para o cruzamento.

    Como tinha falado, o Carlos Cesar, já começa a fazer o nome no Galo, chegou hoje e já partece que está há 1 ano no Galo, os dudus cearenses guilherme mancini já tem 1 ano e parece que nem sabem jogar futebol, pq só véio esquece.

    empatar com um time que tem 9 jogadores em campo é difícil demais minha gente.

    O andré continua no seu cai cai que só prejudica o Galo.

    agno Alves ainda me perde um ´penalti que poderia matar o jogo naquela altura, sei lá viu, a quem podemos recorrer, para marcar nossos gols.

  10. Estão metendo a mão no Galo no apito? Assaltaram o ceará ontem e nem assim o timinho do Kalil venceu! #FORAKALIL e #FORARICARDOGUIMARÃES e #FORAMALUF bando de usuarpadores, destruiram o Galo!

  11. É… infelizmente eu sou mais um “do contra”. Como disse o “Adelson Metal”, no momento, prefiro jogar meu PS3 e XBox do que acompanhar esse timinho fudido do galo. Há muito tempo é limitado e ainda é comparado com times grandes… Pra mim já é time de segunda divisão a pelo menos uns 20 anos!
    Mas será q como torcedor eu sou culpado? Será que eu sou mesmo um traidor, um mercenário? Bem, não quero perder mais meu tempo acomapanhando esse timeco fudido!
    CHega de tanto levar porrada e ainda vem com esse papo de apoiar, de unir, de ajudar… Quem tá lá dentro não ta fazendo nada e a massa vai ter q tentar salvar???
    Quando o galo ganhar alguma coisa eu volto a acompanhar. Até lá, quem quer jogar algum joguinho online!? hehehehe

    Abraços a todos.
    Marcos – atleticano que nunca viu o galo ganhar NADA (e tenho 28 anos)

  12. Que horror!
    Cadê os homens-gol, os artilheiros: cambalhotas, Guilhermes, André (ah! este esteve em campo)?? Quanto dinheiro investido errado… enqto isso o Borges era dispensado do Grêmio …

    Aliás, cadê o Kalil e Maluf?

    1. Precisamos mesmo de uma boa reflexão. O Mauro Cézar não deixa de ter razão, ainda mais analisando de fora, sem a paixão que consome o atleticano. É duro ser forçado a concordar, mas é a realidade.

      1. Aaaa meu caro, agora sim voce me surpreendeu, precisamos cair na real pra voltar a ser grande e cobrar porque o Galo caminha pro despenhadeiro.

  13. Pois é, meu amigo Alexandre. Mas tudo isso que você temeu antes do jogo contra o Ceará aconteceu lá na Arena.
    Aquilo que vai lá de preto e branco não é a MASSA. Magno Alves foi vaiado ANTES DO PÊNALTI PERDIDO por conta de UM passe errado no meio de campo. E o cara foi vaiado todas as vezes que pagava na bola por quase 90% dos “torcedores” que ficam naquela parte do estádio que seria o “7a” se fosse no Mineirão. Obviamente que o Magno Alves bateu aquele pênalti com medo. Não que eu aceito um jogador de 35 anos tremer por conta de vaias. Mas, como você mesmo disse: Que dia que cobrança exagerada e vaias ajuda o time?

    E o pior e mais irritante pra mim: Além daquele povo que vai à Arena vaiar e xingar TODO MUNDO, eles não apoiam em quase que momento NENHUM.

    Infelizmente, EU NÃO VOLTO MAIS À ARENA ESTE ANO. Estou muito triste por ter tomado esta decisão, mas não tive escolha. Prefiro sofrer e torcer muito A FAVOR do meu time em casa, ao lado de Atleticanos que, assim como eu, não querem o mal do GALO.

    Abração!

Os comentários estão desativados.