CUCA DEVE SAIR?

Quase todos os blogs estão fazendo a seguinte pergunta: Cuca deve permanecer à frente do Atlético em 2012? Independente dos resultados destas pesquisas, temos de usar a razão para analisar se o Cuca é realmente o treinador ideal para o Galo em 2012.

Falo em usar a razão porque a nossa torcida nunca lança mão dela. Todas as manifestações vindas da torcida do Galo são originadas da paixão, que sempre prevalece sobre a razão. Então passemos à análise.

O Cuca conseguiu o mais difícil, considerando-se o atual elenco do Galo: convenceu os jogadores de que eles podiam render mais do que estavam rendendo até o momento. Isso é fato. E neste quesito ele é um vencedor, porque o Atlético é o terceiro time que ele salva da queda para a segundona. Goiás e Fluminense também já foram salvos por ele.

Ele ainda consegue explicar aos jogadores, de uma maneira clara, o que ele quer que seja feito em campo. Vejam como determinados jogadores do Atlético subiram de produção, caso do Daniel Carvalho. Não estou dizendo que ele é craque ou que é o jogador ideal para a posição, apenas que o rendimento dele melhorou muito.

Mas por outro lado o Cuca é um técnico comprovadamente azarado. Vejam os campeonatos que ele deixou escapar no último jogo. Olhem o tanto de “vices” que ele tem. Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e daí por diante. Sempre acontece alguma coisa que falha na hora “H” e o título vai para o outro lado.

O trabalho dele no Atlético deve ser reconhecido. Até o momento, o conceito dele seria MUITO BOM, dadas as circunstâncias. Mas entendo que para o ano que vem teremos de buscar outro treinador, pois não quero ver o Cuca em 2012 e ter de lembrar que foi ele quem salvou o Galo em 2011.

O novo treinador deve ser uma pessoa identificada com o Atlético, com suas tradições e com sua torcida. Deve ser um técnico que não tenha medo de sacar jogadores do time quando não estão atuando a contento. Que tenha coragem de dizer ao diretor de Futebol que este ou aquele jogador não deve ser contratado, porque em nada acrescentará ao time. E principalmente, que consiga recolocar o Galo na sua devida posição em 2012 – na ponta de cima da tabela.

Não quero sugerir nomes, porque isso cabe àqueles que são remunerados para gerir o futebol do Galo. A única coisa que sugiro é que o futebol do Galo seja entregue a alguém com as mesmas características do técnico acima descrito. Para mim, o sr. Eduardo Maluf já demonstrou que não possui um pingo de competência – porque amor ao clube jamais teve ou terá – para gerir o nosso futebol. Pode ter dado certo nas “marias”, mas aqui no Galo o “papo tem de ser reto”. Que ele junte-se aos seus no “reduto do lado homoafetivo da lagoa”.

Mas estas definições só teremos após as eleições de dezembro de 2012. Somente após a eleição do presidente é que o elenco de 2012 começará a ser montado. E espero que com outros critérios, diferentes dos usados até agora. Até lá, é torcer para o Galo e para que as “marias” caiam! #ChupaMaria.

E que ano que vem chupem na Série B!

Para seguir este colunista no twitter, clique aqui.

Siga este blogueiro no twitter clicando aqui

Anúncios

25 comentários sobre “CUCA DEVE SAIR?

  1. Pedir cabeça de treinador uma hora dessas é no mínimo : OPORTUNISTA!
    Gente q não pensa no bem do Atlético.

    Triste ao ler o post.

    1. Concordo. Torcida do Galo não aprende NUNCA. Roth, Dorival, Luxa, problema não é o técnico, ja não deu pra perceber em 40 anos não ? O problema é/foi/sempre será/ : ELENCO.

  2. __ Leonardo,saudações Alvinegras !! Já que muito se fala em reestruturação do futebol do CAM,seria propício que o novo presidente da Instituição,se espelhasse naquilo que dá certo em Clubes vencedores.Por exemplo,no são paulo,vão-se os anéis e ficam os dedos.Quero dizer com isto que:_demite-se o treinador,porém a comissão técnica é permanente,não muda.Agora não é o momento para caça as bruxas,mas já que tocaste no assunto,falando com a razão hein!? Não seria viável,dar uma oportunidade ao cuca? se demití-lo , estaremos dando voltas como sempre aconteceu em anos anteriores,perde-se a sequência de todo um trabalho que vem sendo feito ao longo de vários meses,para começar do zero.O cuca realmente é um pé frio du kct,concordo com você,mas sabe montar time[diferente do dormival ,que é treinador de times prontos,ferrou com nosso ano e acha que irá reeditar aqle timaço, que foi o santos ano passado],e quem sabe não emplaca uma conquista junto com o CAM.Depois da chegada dele o time melhorou pakas,tem tido apagões[?]lógico,mas muito em conta da má qualidade do plantel,aliada á má preparação que teve na pré=temporada,onde ninguém sabia ao certo, quem era o titular e quem era o reserva.Temos a espinha dorsal do time[mesma estória de anos anteriores] é procurar acertar em POUCAS contratações pontuais,e ter sequência no trabalho que vem sendo executado.Está é a minha opinião, mas tenho profundo respeito á vossa, e de quem mais pensar ao contrário.
    __ Abs e #CHUPAMARIA { sabes o que é uma fumacinha saindo por detrás de uma moita de assapexe[?] R: uma maria fazendo churrasco ou, QUEIMANDO A ROSQUINHA hehehehe…}

    1. Poxa eu conhecia esta mas era com gaucho !!!! Hehehehehehehe
      E a pergunta era … Como se encontra gaucho no meio do mato ? Pela fumaça !! Ou tava fazendo churrasco ou queimando a rosca !!! Hehehehehehehehehe

      1. __ Ôôôô Marco!!! eaí,bz bro ?! Então,como a mariada é piada pronta desde sempre,custa nada dar uma de “joão sem braço”,e mangar prá riba delas.Foi só trocar o gaucho pelas donzelas purpurinadas hauahuahauahau … foi o que se pôde arranjar para o momento,e que momento.Aguardemos…!!!!!

  3. Opa,
    Pra mim ele deve continuar, apesar de ter um grande problema: fazer tudo errado na hora H. Por isso ele perde jogos tão decisivos, na hora da decisão ele troca as mãos pelos pés (ou vice versa). Para trazer o exemplo mais pra próximo, o Atlético vem apresentando volume de jogo para ter encarado o Curintia. E o que Cuca fez? Colocou Serginho no lugar de Berola e experimento Richarlyson na esquerda. Ele matou a força do Galo pela direita e fez o time sofrer uma pressão inacreditável. Só espero que isso não se repita contra o Botafogo. Mas apesar de tudo, temos que construir um time para conseguirmos ir mais longe. E Cuca já tem o grupo nas mãos e com uns 4 reforços de verdade poderemos sonhar com algum maior. Por isso defendo Cuca.

  4. Vamos com calma. Em que lugar no mundo vamos achar esse técnico? Qualquer time usa o técnico que está dando certo no momento. Caso aconteça algum retorcesso, deve ser analisada a possibilidade de mudar de técnico ou insistir na sua permanência. Qual o técnico é unanimidade em times brasileiros?
    E não deu pra entender a sua opinião, já que na anterior você postou o seguinte:
    “O Cuca está fazendo o melhor possível com os jogadores que tem à sua disposição. Sou a favor de sua permanência para o próximo ano, pois ele conseguiu “ressuscitar” o Atlético, e principalmente, recuperar a “vergonha na cara”, que estava sumida fazia tempo. Chega de técnicos “de grife”. Nenhum deles nunca deu certo no Galo, desde os tempos do Rubens Minelli.

    Mas para o trabalho do Cuca em 2012 ser bem sucedido, a diretoria do Atlético tem de deixar o “estado de coma” em que se encontra e começar a agir. Jogadores que não interessam devem ser comunicados o mais rapidamente de que não ficarão, e o trabalho para a contratação de reforços já deveria estar em andamento. Que o Departamento de Futebol seja comandado por um profissional identificado com o Galo, sua história e suas tradições. E um bom início é a dispensa do sr. Eduardo Maluf.”

    Seria salutar manter-se uma coerência nas opiniões postadas aqui, né!
    Grande abraço.

  5. Eu sou a favor da permanência de Cuca para a próxima temporada, sempre gostei dele como técnico, arma o time como ninguem. O trabalho que ele vem fazendo no Galo é muito bom, ele deu ao time um padrão de jogo, recuperou jogadores e nos salvou de um rebaixamento que era certo…
    E sinceramente, para mim, um Galo vencedor na proxima temporada passa pela permanência de Cuca, se ele sair o elenco será desmontado novamente, vamos perder a consistência adquirida nesse final de campeonato, vai ser tudo como nesses últimos anos, 20 dispensas, 20 contratações.

    Não estou aqui dizendo que Cuca é o melhor treinador do Brasil, que ele é um treinador perfeito, mas acho que o momento da carreira do Cuca casa com o momento do Galo, os dois tem potencial, mas precisam conquistar, precisam dar uma resposta!

  6. Rapaz, é o segundo texto que eu leio desse Léo e nesse tive nojo. O outro eu só consegui tratar com indiferença mesmo.
    Cara querer levantar saída do Cuca num momento desse? Ou será que ele acha que o L&N é um “bloguisinho” qualquer e que essa idiotice jamais vai chegar dentro do Atlético?
    O cara é tão fraco nas idéias, que sugere as saídas de Kalil, Maluf, Cuca.. e diz com falsa modéstia que não quer indicar o treinador ideal para 2012, alegando ser função dos “gerentes” do GALO. Ah vá! Você não tem que indicar nada mesmo não, você não tem capacidade para isso. E, como foi postado no primeiro “comment”, sei lá se esse Léo quer mesmo o bem do Atlético???

  7. Quanta bobagem!!!

    O Cuca deve ser mantido pelo menos até o fim do Campeonato Mineiro . . . se vier outro técnico é começar do zero de novo . . . virá os “jogadores de confiança”, famosas barcas e quem tá rendendo ou tem potencial para render perderá espaço . . .

    O que o Galo deve fazer . . . é manter uma base e um estilo/esquema de jogo definido . . . ter pelo menos 2 jogadores com as mesmas caracteristicas no elenco . . . jogar pelo menos 1 ou 2 anos assim.

    Assim como fez vários times campões . . .para exemplificar vou citar o Corinthians campeão da Copa do Brasil de 2009, tinha Douglas, Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo . . . um meia clássico e de organização, 2 atacantes velozes mas q voltam para marcar e 1 atacante de area . . . 3 temporadas depois, com outro técnico o esquema é identico mesmo com jogadores diferentes . . . hj jogam Danilo (meia classico), Emerson Sheik e Willian (2 atacantes velozes) e Liedson (atacante de área).

    O time tá encaixado, agora é substituir algumas (poucas) peças . . . toda contratação deverá ganhar a titularidade no campo . . . e não ganhando a camisa pelo simples fato de ter mais nome ou salario q os outros.

    No time atual do Galo, a única alteração imediata a se fazer é a entrada do Tardelli (se oficializar sua vinda) no lugar do Berola… o resto é manter e ir mudando aos poucos de acordo com o rendimento apresentado, assim como o André ganhou o lugar do Magno Alves . .. ou como o Richarlyson vem ganhando a posição do Triguinho.

  8. Não concordo. Um cara que é vice várias vezes está sempre perto de ser campeão e quando chega o momento da decisão, o trabalho do treinador já foi quase todo feito. Nessa hora, vale muito mais o que os jogadores fazer em campo. O Cuca tem vários bons trabalhos nos últimos anos, inclusive esse no GALO. Para completar, nenhum técnico hoje conhece melhor que ele as carências do nosso time . Já li, vinda de gente com credibilidade, que ele quer, caso prossiga ano que vem, um goleiro, o Marcos Rocha de volta, um lateral esquerdo, um volante, um meia e mais um atacante, além do Tardelli. Penso que é isso mesmo, sendo essas contratações feitas com muito critério. Esses novos contratados junto com o que temos de bom atualmente formarão um time bastante competitivo ano que vem.

  9. Como todo o respeito, talvez o pior post que ja li nesse blog (que considero o melhor que temos). Os dois argumentos para sua saida (“comprovadamente azarado” e “nao quero lembrar que ele salvou o Galo”) sao, na minha modesta opiniao, totalmente desconectados da “razao” pedida no comeco do texto. Alem disso, nao ha no post nenhuma indicacao de que o Cuca nao tem os atributos desejados e nem sugestao de quem poderia ser um bom substituto. E concordo com o colego Frederico Mucceli: oportunismo. Uma pena.

  10. Que bobagem. Cuca está fazendo um trabalho brilhante no Galo, tá tirando leite de pedra, até as plantas sabem disso. No Fluminense ele comeu o osso, salvou o time, armou tudo direitinho pro Muricy pegar, ser campeão e levar a fama. No Cruzeiro, pegou o time em depressão, fez outro trabalho brilhante e só não ganhou por que o Obina não deixou (kkk). Lembrando que Telê Santana já foi chamado de azarado, Abel Braga também… e os 2 foram campeões mundiais depois de carregarem esse cruz por vários anos. É hora de dar apoio, e não ficar nessa de derrubar técnico sem mudar mentalidade.

  11. Como Falei, Não é hora de especular contratações de atletas.

    Como também especular contratação ou dispensa de tecnico.

    Não gosto do Cuca, e já disse várias vezes por qual motivo, mas agora, é apoio total.

    Infelizmente o rapaz, foi infeliz, mas tá perdoado.

  12. Cuca é fracassado. Dois titulos em 20 anos de carreira. Salvar clubes do rebaixamento até o Procópio Cardoso salvou. Celso Roth e Levir Culpi são mais vitoriosos que esse cara.

    Não to cornetando o trabalho dele como um todo nesse ano, mas acho que, se o Galo quiser almejar algo maior em 2012, não pode ser com o Cuca. Ele não sabe colocar o time para jogar fora de casa e, quando joga dentro de casa, é um Deus nos acuda.

    Portanto, serei eternamente grato ao Cuca por ter salvo o Galo do rebaixamento em 2012, assim como sou grato ao Procópio de 2004, Levir de 2006, Leão de 2007 e Dorival de 2010. Mas sou totalmente contra a sua permanência.

    Concordo com o Léo.

    Abs!

  13. Sou a favor da manutenção de Cuca para 2012, vários torcedores pedindo Levir Culpi, na minha opinião Levir seria uma aposta, porque já esta fora do país desde 2007, fora da realidade do futebol Brasileiro, Cuca já tem uma base montada, que com mais algumas contratações e dispensas pode-se montar um time Campeão. Abraços a todos. @deivisoncarlos

  14. Olá Léo. Benvindo ao L&N. Eu não acho o Cuca um treinador ruim, não. Acho, por exemplo, melhor que o Dorival Jr. O time hoje tem uma cara. Pegador, raçudo como sempre foi o Galo. Daniel Carvalho melhorou mesmo, mas no último jogo não jogou nada. Só deu o passe para o gol. Quem melhorou absurdamente foi o Richarlysson. Já é aquele do São Paulo e hoje, em minha opinião, é titular. E ademais, não há outro treinador no mercado. Não sei se foi essa sua intenção, mas esse cara identificado com o Galo seria o Levir Culpi, Marcelo Oliveira? Não acho nenhum dos dois melhores que o Cuca. É a minha opinião. Levir Culpi é outro q nunca ganhou nada. Aliás, eu vejo muito nêgo pedindo o Levir. Ele foi campeão mundial por esses anos lá no Japão??? Eu até queria ele pro lugar do Dorival Jr pra salvar o Galo do rebaixamento esse ano. Mas, sinceramente, acho que tá com a burra cheira de grana e desatualizado lá no Japão (é outro Felipão ou Luxa). O Marcelo Oliveira pegou um time montado pelo Ney Franco. Montadinho. Não acho ele nada demais. Os louros do Coritiba devem ir pro Ney Franco. Esse sim, um baita treineiro.

    Abços.

  15. Acho que é hora sim de trabalhar algo para 2012. Acho que o Cuca acerta em algumas ocasiões, mas na hora H ele recua o time, fortalece a defesa e faz com que o adversário mande no jogo. Muitos podem discordar, mas Cuca tem medo.

    Técnico para o Atlético é sim o Levir Culpi. Já demonstrou isto. Maluf tem que passar longe da sede de Lourdes, pelo amor de Deus! E Kalil, já deu. O futebol do Atlético, com ele na presidência, foi um fiasco. Kalil fez muito pelo clube, mas já é hora de entregar o boné.

    Vamos falar mesmo com a razão. Não adianta contratar 3 ou 4 jogadores. A reformulação do time se faz imediata. É hora de pesar o que cada jogador fez e contribuiu. É hora de juntar a barca e dispensá-la. Toró, Guilherme, Werley, Dudu Cearense, Didira (pelo amor de Deus, de onde surgiu isso?!), o próprio André atacante – que chegou cercado de esperança, Serginho – que nunca foi jogador pra mim, apenas mais um caceteiro que não perde viagem.

    O time tem 40 atletas. Elenco inchado. É momento sim de enxugar a equipe e concentrar na qualidade.

    Muito se fala na constância do goleiro Renan Ribeiro. Ele é novo, tem potencial e precisa atuar mais. Mas sua baixa regularidade compromete, ele oscila muito. Então, porque ao invés de termos três goleiros jovens, trazemos um goleiro mais experiente – sugiro o Marcelo Grohe, que apesar de reserva do frangueiro do Victor, correspondeu muito acima do esperado, quando entrou nos jogos do Grêmio.

    Pronto, falei.

    @senoux

  16. Eu só consegio ver 2 nomes para treinar o atletico no ano seguinte, ou é o Cuca ou o Levir, mais acredito q o momento agora é apoio total. Falando de Eduardo Maluf acho q ele foi MUUUUUUUUUITO INCOPETENTE NO QUESITO CONTRATAÇOES, ERROU MUUUUUUITO MAIS DO Q ACERTOU, mais só quero entrar nesse assunto mais afundo quando o brasileirao acabar e o galo estiver livre de qualquer risco.

  17. Caro Léo, concordo que o Cuca fez bom trabalho, tirou o que podia tirar de melhor dos jogadores e os convenceu que não seria uma boa cair pra segunda divisão.
    Concordo que ele é meio azarado e tem alguns vices no currículo.
    Mas e aí? Você quer um técnico identificado com o Galo? Não existe nenhum que preste, Cerezo nem pensar (esse eu abomino), talvez o Marcelo Oliveira que está ‘nascendo’ agora, vamos esperar ele amadurecer um pouco mais.
    Bom, do Levice eu nem falo porque pra mim além de ser ranzinza, mal educado, pirracento e mal treinador, ele nos abandonou e isso pra mim é porta fechada pra sempre, além de estar no Japão e não saber nem quem é o Neymar. Torcedor do Galo que pede o Levice eu nem falo mais nada, já sei que o cara não entende nada.
    Eu realmente sempre quis o que existe de melhor para o Galo, não gosto de aceitar menos do que isso. E o melhor hoje é o Murici e todo mundo sabe disso, quem sabe ele depois de perder o mundial para o Barça pode sair do Santos?
    Eu quis muito o Luxa no Galo, mas isso foi em 2002, 2003 até 2004 e não em 2010 como o Sr. Kalil bocudo o trouxe.
    Espero que o Murici venha enquanto ele é o Murici, depois que ficar como o Luxa não me venham trazê-lo não hein!
    Quanto ao Cuca, é melhor do que muitos que tem algum título como Tite (nosso rebaixador), Roth e vários outros.
    Cuca está entre os 10 melhores técnicos do Brasil. (houve enquete recente entre jornalistas especializados no GE)
    Acho que o Cuca merece ficar e montar seu time para 2012, ele tem aprov. ótimo nos seus últimos trabalhos. Quem sabe chegou a hora dele ganhar seu primeiro grande título? Quem sabe, azarado + azarado = sortudo? Lembra-se da matemática? Menos com menos dá mais? Porque mais azarado que o Galo está para existir nessa galáxia.
    Grande abraço, André Polonio Guimarães.

  18. A todos vocês que comentaram, de uma forma ou de outra, o meu muito obrigado pela leitura.

    Gostaria de esclarecer apenas que o objetivo deste texto era trazer à tona a discussão sobre a permanência ou não do Cuca, e também de parte do elenco e da diretoria. Preferi colocar isso num texto porque simplesmente clicar “sim” ou “nao” numa “caixinha” de pesquisa não é o bastante.

    Agradeço novamente a atenção de vocês, respeitando TODAS e QUAISQUER opiniões aqui registradas.

  19. A CARA VEJO NEGO AI PEDINDO A CABECA DO CUCA PQ ELE TA 20 ANOS SEM TITULO?
    ENTAO ELE DEVERIA RECUSAR O ATLETICO PQ EU SOU ATLETICANO E NAO QUERO UM LUXA DA VIDA NO GALO NAO ;;;;QUEM SABE UM COMPLETA O OUTRO…. GALLOOOO

  20. como confiar em alguem que muda de opiniao como muda de roupa???
    palavras do colunista 4 dias antes deste post.
    “O Cuca está fazendo o melhor possível com os jogadores que tem à sua disposição. Sou a favor de sua permanência para o próximo ano, pois ele conseguiu “ressuscitar” o Atlético, e principalmente, recuperar a “vergonha na cara”, que estava sumida fazia tempo. Chega de técnicos “de grife”. Nenhum deles nunca deu certo no Galo, desde os tempos do Rubens Minelli.”

Os comentários estão desativados.