AMÉRICA-TO 1 X 2 ATLÉTICO – MELHORANDO AOS POUCOS.

“Não dá pra saber se um time é realmente bom disputando o campeonato mineiro. Mas dá pra saber quando ele é ruim!” Frase do Zeca, do Galocast, ontem, no twitter.

Concordo plenamente com essa definição. E seguindo por essa linha, o jogo de ontem não oferece dados suficientes para que eu possa avaliar a equipe atleticana.

Só sei que não é ruim. Em compensação, eu não sei se é boa. O adversário foi extremamente limitado, embora tenha dado um trabalho danado.

Porém, algumas considerações saltam aos olhos:

1 – O sistema defensivo está muito mais consistente com a presença de dois cães de guarda vigiando a cabeça de área. Além de marcarem, Pierre e Leandro Donizeti se revezam no apoio ao ataque. Donizeti, por exemplo, foi o cara que mais fez lançamentos corretos durante o jogo.

2 – Apesar de a zaga americana falhar constantemente, Fábio Noronha fez defesas espetaculares. Estava sempre bem posicionado e atento. Bastou a nossa zaga falhar para Renan Ribeiro, mal colocado, levar o gol. E, pelo que deduzo da reação da torcida, a culpa não é dele. É da zaga. A culpa nunca é dele.

Desde os tempos de jogador, aprendi que um bom goleiro é aquele que corrige erros da zaga, que em algum momento, falhará, com certeza. São nessas horas que o goleiro vai lá e conserta tudo. Mas isso é utopia em nossa equipe. Uma quimera distante demais da realidade.

3 – Tendo um sistema defensivo sólido, o time atacou sem medo. Às vezes, com 7 jogadores rondando a área americana. E foi aí que apareceu o jogo técnico e de toques rápidos de Escudero. Apesar de perder gols em profusão, o gringo foi utilíssimo para o time. E volta constantemente para recompor o meio. Cada vez mais, me convenço que a sua contratação foi excelente.

4 – Dos jogadores mais avançados, Danilinho foi o que destoou em meio aos baixinhos rápidos e de toques de primeira. Ainda está com a musculatura travada. Ainda não fazem 3 meses que ele participou da final do campeonato mexicano e foi o melhor em campo. Portanto, não é decadência técnica. Na minha opinião, é puramente físico.

5 – Richarlyson é um arremedo de jogador de futebol. Não sabe cruzar, erra passes ridículos, não ataca, não defende… e ainda perde penalti. Pior não foi perder o penalti, foi desperdiçar o rebote com o gol escancarado à sua frente. Está difícil entender porque Triguinho não joga.

6 – Por fim, destaco as atuações de Pierre, Leandro Donizeti, Escudero e André. E gostei de ver Guilherme e Mancini voltando nitidamente mais magros. É sinal de que resolveram focar a Cidade do Galo como centro de treinamento e não como um SPA.

Não é o time dos nossos sonhos. Na minha opinião, falta ser reforçado no gol, na lateral esquerda e falta um meia de ligação. Talvez um atacante viesse a calhar. Mas, sem dúvida, é uma equipe que parece ser melhor que a do ano passado.

Torçamos por isso!

Siga este blogueiro no twitter clicando aqui

Vejam os gols da partida:

Anúncios

21 comentários sobre “AMÉRICA-TO 1 X 2 ATLÉTICO – MELHORANDO AOS POUCOS.

  1. Concordo com sua análise, caro amigo.
    Pra mim, e ao contrário de muitos dos times do Galo últimos 20 anos, nesse time não tem nenhum notório perna-de-pau. O time inteiro sabe jogar bola. A exceção é feita somente ao “volante sensível”, o inexplicável Richarlyson, que até sabe jogar mas não lembra como, não sabe mais onde encontrar seu futebol. Uma contratação ali é urgente e necessária, se o Triguinho não jogar, ou o Eron não virar jogador profissional. No gol, fica cada vez mais claro que a frase mais dita sobre o mimadinho do Renan Ribeiro é absolutamente verdadeira: toda bola que vai no gol (com perigo) entra. Goleiro pode até falhar às vezes, mas está lá pra pegar todas as bolas normais e fazer milagre, sim. Senão, não serve pra um time de Série A. Lembro bem do Velloso, um dos últimos grandes goleiros do Galo. Ela pegava todas as bolas defensáveis e sempre fazia algum milagre. Assim como o Diego Alves e o Bruno. Isso dá segurança à defesa, ao time e à torcida. Você sabe que o outro time pode chutar de longe e nada vai acontecer, porque tem goleiro.
    Só espero que esses pontos fracos do time sejam corrigidos, pra termos algum fiapo de esperança de títulos importantes…
    Um abraço, Roberto!

  2. Cada vez certirfico um fato relevante: Cuca pode ser chorão, mas conhece o FUTEBOL como poucos. Possui a sutileza de entender a “mente” de cada jogador e como “forçá-lo” a produzir para o time.

    Espero que a torcida o CARREGUE para mantê-lo SEGURO de suas convicções e não vacilar na hora da decisão.

    EXEMPLO: Ele apóia o Ryck, pois sabe que o mesmo é jogador “Emocionalmente Instàvel”, daqueles depende de APOIO PATERNO para tomar CONFIANÇA. (Ele bancará Ryck no Mineiro para passar ao jogador que tem apoio da comissão, assim, quando o mesmo entender que tem esse respaldo jogará com maior desenvoltura e em alto nível).

    Saudações Alvinegras

  3. concordo…me chamou a atenção a vontade do Manicini quando entrou no jogo…parece que ele se lembrou do que é jogar no Galo…e foi bem…vi raça…o Escudero é muito bom mesmo! o time precisava de alguém assim…o Richarlyson merece comer banco eternamente,porque o Triguinho com um pé nas costas é MUITO melhor…é bom ver o time em evolução…e a raça voltando..

  4. __ Roberto e amigos ! Alguém saberia dizer por onde anda o Leandro Franco e o Ailton, profissionais que trabalharam o Diego Alves no Galo em 2005 ? Acho que o Renan Ribeiro necessita urgentemente de profissionais como eles conduzindo seus treinamentos .É notória a falta de segurança mostrada nas atitudes deste garoto frente a meta Alvinegra . Tem times os quais estão totalmente dominados dentro de campo, e se fortalessem, após defesaças praticadas por seus goalkeepers . As vezes até viram placares por conta delas.Com o nosso é o contrário,aqlas bolas indefensáveis passam, e as FÁCEIS tbm ,deixando o grupo sempre com a pulga atrás das orelhas.Trocando em miúdos,Renan Ribeiro é FIRME COMO PREGO EM GELATINA ,e a se confirmar assim, já já estará queimado com a torcida, feito panela de feijão em fogo alto,e com pouca água . O que seria uma pena,pois em seu começo frente a meta do Galo, mostrou serviço ,vindo a cair qdo o barbiére assumiu seus treinamentos ,e ninguém desaprende os segredos da profissão da noite para o dia.Para mim o garoto está mal orientado ,ou melhor, muito mal treinado .Qto ao time ,prefiro esperar por um adversário da prateleira de cima,mais qualificado,para então ter uma real ciência do que será o Galo na temporada.Por hora não me encanta nem um pouco ,tem de melhorar muito . É isso … [não estou cornetando o garoto naum, só que suas falhas persistem desde muito tempo,sem mostras de evolução alguma, é um goleiro novo,porém suas falhas o comprometem e comprometem muito mais a performance do time. ]

    __ Saudações ¬ There is no fate but winners ¬

  5. Vou sabe se Escudero foi uma boa contratação após começarem jogos importantes da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Campeonato mineiro é fraco e fácil de se destacar. Basta ter só um pouco menos de ruindade que outros atletas. Prova disso é que nomes como Fábio Jr, Magno Alves, Jajá, Ditinho, Hernani entre outros já se destacaram nessa competição.
    Richarlyson nem no fortíssimo campeonato mineiro consegue fazer uma partida mediana.
    Renan Rebosteiro sem comentários.
    Pierre, jogando o mesmo futebol de quando comecei admirar seu futebol no Palmeiras e que eu comentava que queria ver ele e Diego Souza jogando juntos no GALO.
    André tentando voltar a boa forma do Tempo de Santos, na torcida pra que consiga.

  6. Eu gostei do jogo. Principalmente, André e Escudero, embora ele tenha perdido 4 gols na cara. O fato dele não ter perna direita me preocupa, mas o Atlético lutou até o fim para fazer justiça ao placar que para mim foi injusto. O Galo merecia ganhar de mais.
    Nâo achei erro do RR no gol que tomamos, o jogador do América subiu muito alto e cabeceou forte. MArcos Rocha poderia ter complicado a vida dele, mas acontecei . Nem todo gol de cabeça é por erro da zaga ou do goleiro. Decíamos dar os méritos também pro jogador do América -TO.
    Os pontos negativos que avaliei foi a lateral esquerda, não sei o que aconteceu o RIcharlyson, não está jogando nada e perdeu um rebote de penalti com o galeiro caído. como pode? nunca vi issso. E não era um São Marcos, um Taffarel, um Oliver Kahn que estava ali não. Ero o goleiro do América -TO. Imperdoável, que ele nunca mais pegue uma bola para bater no penalti para o Atlético. Fora sua participação no jogo, chutava fraco, cruzava muito forte e não acertava nada. Pior do jogo disparado.

    Eu também não gostei do Danilhinho não, tomara que o o Roberto esteja certo sobre seu problema ser ritmo de jogo. Não criei muitas esperanças sobre ele e espero que ele surpreenda.

    Gostaria de dar os méritos ao Cuca, embora nunca tenha me simpatizado com ele, não me lembro de alguém no Galo acertar tão bem nas contratações. Contratou pouco, jogador barato, e eles estão rendendo bem.

    Acredito que tudo tenha que ser um passo de cada vez. É lógico que com esse time não temos grandes chances de ganhar um título de expressão, mas pelo menos estamos seguindo um caminho mais correto. Não dá para para um time que está há tanto tempo disputando o rebaixamento, se consagre campeão no outro ano.

    Vamos ter fé, e esperar tempos melhores

    abraço

    Rafael Silveira

    http://www.twitter.com/@rafaelrsilveira

  7. Roberto desculpe ai amigo ,tava baixando uma musica do The Platters (smoke look in your eyes) apertei um trem aqui e veio parar no L&N,se quiseres desconsiderar agradeço e desculpe mais uma vez ok ? ; – )

  8. O amigo Roberto, acho que não leu, meus comentários, ou quem sabe não entendeu.

    Eu disse, o Renan falhou sim, no gol, era defensável, falei na hora do jogo e hoje.

    Mas também falei, que nossa zaga, deveria pelo menos ter tentado a subir, na bola e não ter deixado o atacante cabecear sozinho.

    Será que não tem um só zagueiro, INTELIGENTE para encostar no atacante e não deixar ele subir, para cabecear.

    Perguntem ao Dario, via e ficava puto de raiva, o Zé carlos, dos azuis, marcava o Dario, encostava nele, e segurava no calção puxando pra baixo, assim Dario não conseguia subir nas bolas.

    Zé Carlos, ficava colado no Dario e pisava no pé dele e ele não conseguia, saltar, e nossos zagueiros, simplesmente deixam os atacantes ficarem atras, não sabem o tempo da bola, não olham a hora que sai a bola.

    A preocupação de nossa zaga, é uma correria dentro da área, um abraça abrça igual Bicha dentro da área, isto não leva a lugar nenhum.

    Sei que o Renan Ribeiro, não é confiável, defendi o mesmo, ano passado, por que tava passando um momento na vida pessoal, e depois a morte da irmã, culpa dos mandatários que insistiram com ele, por que ninguem tem condições de trabalhar com problemas igual o dele.

    Mas também estranho o comportamento, tantos gritara, e xingaram o Luxemburgo, que não o colocava, para jogar, e era uma rasgação de cueca danada por isto.

    Eu defendí o tecnico na ocasião, por que Goleiro é a posição de confiança do tecnico, ele escala quem ele tem a confiança, afinal, dele sai a derrota ou vitoria de um time.

  9. Vou deixar aquí uma DÙVIDA e quem sabe uma enquete.

    QUAL O GOLEIRO QUE OS AMIGOS GOSTARIAM QUE O GALO CONTRATASSE????????

    Só lembrar, Vitor gremio, Felipe Flamengo, será que os clubes liberam, acabaram de reformar seus contratos.

    Julio Cesar Corintians, Fernando Prass Vasco, Jeferson Botafogo será que os clubes vendem???

    Bruno tá na cadeira, Juiz libera???

    Vamos ver as indicações dos amigos>>>>>

    Eu não acho uma boa pro Galo, Gomes e Dida, se trazer agora, só se pra jogar em 2013 duviodo que consigam jogar em 2012

    Renan do Inter???? quanto custará!!!

    Diego Cavaliere, o Fluminense será que vende???

    Vamos lá amigos, dê trabalho ahí pro Roberto, organizar nossas indicações.

    1. Guerra vou colocar mais uma Duvida .
      quem seria o camisa Dez ideal pro GALO?

  10. __ Guerra ,veja isto __ “Acho que eu estava desatento na marcação e nós discutimos muito que a bola parada podia decidir […] “, admitiu o arqueiro ao final da primeira etapa.[…] ¨ __ Tenho profundo respeito por vc ,acho que tu conheces de Galo prá mais de metro ,porém há de concordar comigo que nosso jovem goleiro,dá mostras ás vezes, de que passa muita insegurança para o time .Desde a venda do Diego Alves [burrice do bigodudo,goleiro bom NÃO SE VENDE por dinheiro nenhum] que penamos na posição. Já passaram vários ,uns porcarias,outros renomados e experientes e nenhum deles se deu ao luxo de nos passar segurança[estou falando do time,tá] até que apareceu o Renan,começou bem,salvou-nos em muitas oportunidades depois não se sabe o porque,sua performance caiu .Não sei se por culpa do treinador de goleiros e/ou dele mesmo . Prefiro ficar com a primeira hipótese ,não acho que o garoto tenha perdido suas qualidades,para mim [minha opinião tá?] ele está é mal preparado.Por falar nisto sabes por onde anda o Leandro Franco e o Ailton ? Talvez não necessitamos de um goleiro e sim de um cara expert para treiná-lo .Minha opinião tá?
    __ Abs e Saudações amigo !

  11. Sobre o jogo: fraco tecnicamente, não dá para tirar muitas conclusões, a meu ver.
    Sobre o time: goleiro instável técnica e emocionalmente, não é o momento para ser titular do Galo.
    Laterais: Rocha bom, Richarlysson péssimo. Zagueiros bem, falharam no gol, mas tem consistência. Volantes ótimos. Meias: Danilo ruim, Escudeiro seria bom se não perdesse tanto gol, Bernard razoável ontem. Atacantes André razoável, Guilherme fraco, Berola fraquíssimo, Mancini bom pelo gol e só.

    Conclusão 1- Galo-2012 ainda não dá para confiar. Mas calma, é só o segundo jogo do ano.
    2- A contratação de um goleiro de nível

    Já que o Guerra pediu, sugiro Neto ex- goleiro do Atlético PR, atualmente segundo goleiro da Fiorentina. Jovem, surgiu aqui no PR como uma grande promessa. Jogou o campeonato BR de 2010, foi muito elogiado e chegou a Seleção Brasileira.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Norberto_Murara_Neto

  12. Um goleiro que me agrada é o Muslera do Uruguai, mas o Maluf não tem competência para trazer. Talvez fosse o caso de dar uma chance para o Paulo Victor da base, fez boas defesas no Jr. poderia ir bem no profissional, a chance de testar é no camp. mineiro.

    Ps.: Você viu as novas camisas da Nike, a do inter em um pacote como se fosse sangue e a do Bahia com um kit? A torcida do Galo merece muito mais, enquanto for esse material ai da Topper eu não compro.

  13. Roberto, não mudo uma VÍRGULA do que escreveu.

    Mas gostaria de reforçar que RENAN RIBEIRO é, no máximo, um bom reserva (goleiroso medroso não e inseguro)
    TRIGUINHO deve ter algum problema muscular, não tem condições um cara que entrou bem ano passado ser reserva do RICHARLYSSON.

  14. Roberto, olha eu aqui de novo dps de tanto tempo!!
    Vamos falar do Galo!!
    Concordo com boa parte do vc disse!! O Galo precisa de um goleiro urgente!! Se quiser uma boa indicação daqui de SP, olhe o Márcio do Paulista de Botafogo-SP. Ótimo goleiro!!

    O Ricky é velho conhecido aqui do meu time. Não passava de um atleta esforçado, se dedica muito no treino e acaba caindo nas graças dos treinadores, pois é extremamente leal a todos eles.

    Caro Roberto, resta apenas ter paciência, em breve a torcida inteira pedirá sua saída e aí os treinadores acabarão cedendo.

    Vendo os jogos do Galo, cada vez mais me impressiono com o potencial de Bernard. Jogadorzaço, tem tudo para fazer a diferença. André está entrosando com ele e pelo jeito darão muitas alegrias a essa torcida maravilhosa!!

    Abs,
    Cadê Meu Camisa 10?

Os comentários estão desativados.