CARTA À SENHORA REDE GLOBO DE TELEVISÃO

Não assisto a seus telejornais, porque são pasteurizados e tendenciosos. Porém, dependo de seus serviços para ver o futebol. Mas você transforma minha vida de torcedora em um calvário. Você me irrita e finge que é sem querer.

Eu realmente acho que você não tem o direito de escolher um time de futebol para ocupar grande parte de sua programação esportiva. O Brasil é enorme e possui muitos grandes times, mas em décadas passadas você agia como se só existisse o Flamengo. Sim, o Flamengo dá audiência, mas também é certo que sua torcida cresceu exponencialmente por causa da exposição da marca em todo o país, especialmente considerando-se que a TV era praticamente a única forma de acesso ao dia-a-dia dos clubes.

Agora você parece ter-se cansado do queridinho rubro-negro e adotou outro filhote: o Corinthians.

Em 2006, 2007 e 2008 o São Paulo ganhou o Campeonato Brasileiro, mas não teve sua marca promovida como o Corinthians em 2011.

O Internacional ganhou a Libertadores em 2010. Para você, foi como se nada tivesse acontecido.

O Fluminense deu a volta por cima e foi campeão em 2010. Você nem olhou.

Vasco ganhou a Copa do Brasil em 2011 e brigou pelo título no Campeonato Brasileiro até a última rodada, mas você não deu importância e só fazia matérias com a torcida do Corinthians.

Palmeiras ganhou a Copa do Brasil há duas semanas, de forma invicta, e você fingiu que não viu.

Anteontem, o Atlético obteve uma vitória maiúscula sobre o Internacional e se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro com incríveis 25 pontos em 10 rodadas, e o Vasco segue em seu encalço com 23 pontos, mas hoje sua programação foi sobre um tal jogo Flamengo x Corinthians, que fez o time paulista se afastar da zona de rebaixamento. Isso é notícia para ocupar o centro de toda sua programação esportiva?

Ano passado o Santos venceu a Libertadores e foi a Tóquio disputar o Mundial de Clubes, mas você não abriu o mesmo espaço que na Libertadores de 2012. Aliás, quando o Santos jogou a semifinal do Mundial de Clubes, contra o Kashiwa Reysol, você transmitiu o jogo apenas para São Paulo. Será que este ano você vai restringir apenas para São Paulo algum jogo do Corinthians em Tóquio, Rede Globo de Televisão?

Sei que você não vai mudar. Nem perco tempo esperando. Mas escrevo para dizer que já ensaio um riso de satisfação, porque seus dias de poder estão contados.

O mundo está mudando e em pouco tempo não haverá espaço para instituições como você. A irreversível diversificação das fontes de informação impedirá que o país inteiro compre suas escolhas. Aproveite para dar suas últimas cartadas, senhora Rede Globo de Televisão. Quando chegar o dia da sua queda, hei de dançar e cantar com Geraldo Vandré: “É a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar.”

E ainda será pouco.

PARA SEGUIR A COLUNISTA NO TWITTER, clique aqui

SIGA ESTE BLOGUEIRO NO TWITTER clicando aqui

Anúncios

121 comentários sobre “CARTA À SENHORA REDE GLOBO DE TELEVISÃO

  1. Belíssimo texto, falou tudo o que nós torcedores fora do “Eixo Corinthians-Flamengo” pensamos, porém se eu não estiver enganado, essa emissora transmitiu sim a final entre Santos e Barça

    1. Acho que transmitiram apenas para São Paulo. Mas será que o do VaiCuríntia será transmitido apenas para São Paulo? Vamos aguardar.

      1. Não!!!!!! Ana!!!!!!! Pode ter certeza que vai pro Brasil inteiro…….. e não interessa o horario, seja qual for a hora do jogo, pode ter certeza que ele vai transmitir pra o MUNDO inteiro…..
        GALO contra tudo e contra todos…..

    2. ela quis dizer na semifinal que não transmitiu para o Brasil inteiro, só para São Paulo, contra o barcelona passou pra toda rede sim..

  2. Eu não perco o meu tempo com Rede Globo. É uma vergonha o que eles fazem. Tudo começou em 1981, quando ela e a Petrobras adotaram o Flamengo e tirou o Galo da Libertadores. Depois da década de 90 o Corinthians começou a virar time de verdade, mesmo assim ela não largou o filho carioca. Não existe futebol pra Rede Globo, mas sim Flamengo e Corinthians.

    Quando São Paulo, Vasco, Botafogo, Inter, Grêmio, Santos, Palmeiras se dão bem eu não fico irritado ao mesmo nível de Fla-Cor.

    Excelente texto.

  3. Este texto da Ana, faz eu abrir as minha dores.

    Prometi ficar vivo para cuspir na cova do malvadeza.
    Certo dia, ao passar pelo cemitério Quintas do Lázaro, fui até a cova do dito cujo, que, para minha surpresa, parecia mais uma cova de indigente, diante de tantos mausoléus de granitos importados.
    Não, não cuspi na cova do malvadeza, não sou seu igual e o respeito prevaleceu.
    Mas, aproveitei para certificar que ele está enterrado. Sim, está sim!

    Outra promessa, é a de cuspir na cova de Roberto Marinho, ainda tenho dias pela frente.

    Mais promessa, é a de soltar fogos, aqueles ainda guardados de 81, quando os asqueroso Wright morrer.
    Sei que ele já está doente.
    Morra logo, flamenguista.

    Mas o que tem a ver, este comentário com o importantíssimo texto da Ana Cris?

    Tem sim!

    A Globo do senhor Roberto Marinho é mãe desta cultura pútrea posta de norte a sul deste pais.

    Os filhos da Globo no cruzamento com seus telespectadores, fazem do Senado e das câmaras a zona, o brega, o bataclã ou o puteiro mesmo, vide comprovação do vídeo vazado com a “votação” na urna da fênix tatuada. Tão certo assim!

    Dos seus filhos, nada passa sem aprovação da mãe, nada!
    Se passar algo que a desagrade a mamãe Globo, ela perseguirá o infiel, até cassar o infeliz.
    Bokassa canibal é fichinha, né, Globo?

    No lugar do canibalizado, entra em seu lugar, os suplentes, né, Perrela, o traidor do futebol mineiro e da Sul/Minas e, o guloso da merenda escolar.

    Depois de tanta promessa, prometo ficar vivo para ver o povo brasileiro acordar desse boa noite Cinderela que o mantém feito zumbi a quase 50 anos.

    Vai deixar completar 50, vai!

    Se eu fosse cão, poderia, pelo menos morder!

    @cabrito2606

    1. Que isso Cabrito!!!!!!!!! Vc falou tudo e mais um pouco do sentimento de nós atleticanos…….. Pois só quem sentiu na pele o que foi os anos 80 saberá do que estamos falando!!!!!! Abraços para todos ai na Baía!!!!!!!

  4. Belíssimo texto. Pura verdade. Realidade.

    Só para constar, também estarei nesta dança. Ei de gargalhar muito, quando esse momento chegar. Uma pena ter que depender dos serviços, dessa ridícula emissora, para assistir aos jogos do Galo. No mais, não perco um só segundo de meu tempo, para assistir qualquer que seja sua programação.

  5. assim como tem vários outros times, tem varias outras culturas, vários outros esportes, varias outras formas de se viver! Pátria Libre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Sim, inclusive eu comecei a abordar outros temas no texto, mas decidi apagar e deixar o foco no futebol. O texto ficaria longo demais e causaria dispersão com relacao ao tema central.
      Mas concordo muito com seu comentário. :o)

  6. Acho que a Globo não transmitiu a semi-final do Santos no ano passado mesmo, não. E, não duvidem, o Sportv deve transmitir até treinos do Curíntia lá em Tóquio. E é óbvio que a Globo vai trasmitir em tv aberta, com toda “pompa” possível, todos os jogos do Curíntia pelo Mundial.

    Sinceramente, não tenho o mesmo otimismo que vocês quanto à destruição desse câncer. Duvido! A Globo será autoridade máxima no futebol brasileiro enquanto houver mundo.

    Parabéns pelo texto, Ana.

    Abração!

    1. Concordo com você. O texto está excelente, mas, enquanto a educação brasileira não chegar a ramos expressivos, o povão continuará refém da Globo. Infelizmente, o povo brasileiro não preza pela educação, desde quando este país começou a surgir.

  7. Parabéns, merecia ser publicado num site mais crítico e que não apoiasse deliberadamente o sr. Alexandre Kalil em nome de uma tal “paixão”. Mas tá valendo. Gostei do texto e concordo.

    1. Desculpe-me, camarada, mas vc errou o alvo do veneno. Vc deve ter visitado este blog por volta de 2009 ou parte de 2010, quando defendíamos o Kalil de verdade. Mas, diante de tantos erros, passamos a criticá-lo ferozmente, pois, afinal, aqui o que mais importa é o Galo. Quando erra, o criticamos, quando acerta, o elogiamos. Ou só se pode descer a lenha? É proibido elogiar? Não somos contra ou a favor do Kalil. Somos atleticanos. Reveja inúmeros posts nos quais criticamos seriamente a sua administração no futebol. Isso aqui é um blog de futebol, não é blog político!

      E paixão aqui é mato, companheiro. Uma “tal” paixão, como vc diz, externa o seu desprezo por quem é apaixonado pelo Galo. E SE é assim, a sua presença aqui é totalmente dispensável.

      1. Concordo com vc, robertocfilho… Em meio a erros e acertos, Kalil desta vez está acertando e muito, por isto mesmo, a massa está feliz, o Galo na liderança, com um time de verdade, defesa,meio campo e ataque… Tem liga, tem estrutura,poder de reação… No mais, quem discorda da “tal” paixão, com certeza torce pra outro time ou não ama de verdade o nosso Glorioso. É torcedor de ocasião.

      2. Vou deixar o meu recado através de um post que mandei pra um colega meu no dia do jogo do GALO – Líder do campeonato X Internacional….

        !”Para meu colega Lucas Feres, que adora…. O narrador da GLOBO começa narrando o jogo FLA X COR….
        – Agora temos dois jogos muito importantes iniciando nessa noite… FLA X COR e São paulo X Vasco .Esses 2 estão lá em cima na tabela!….10 segundos depois..- ah tem tb o jogo do atletico-mg contra o internacional em bh….
        Ele só esqueceu de comentar que o “joguinho” em bh e com o líder do campeonato, né?”

        Então ..e me admira pessoas discordando do texto da Ana Gontijo.. pessoas dizendo que tem que passar jojo do Fla e do Cor pq dá audiência..? que o galo não tem torcida e não daria ibope pra globo? Ah ..faça- me o favor….

        Por isso o Brasil continua assim.. UMA VERGONHA…

        1. Concordo com você, Juliana e ainda acrescento mais algumas coisas que sempre me fizeram desacreditar em honestidade por parte desta emissora de TV.
          Comentaristas de arbitragem na Globo, são ex juizes, ladrões que passaram os campeonatos descaradamente roubando de todos os times do Brasil, em benefício do eixo Rio/SP… Diga-se de passagem, Flamengo x Atlético no Serra Dourada, Flamengo X Atlético no Maracanã, Cruzeiro X Vasco no Maracanã, Internacional X Corintians, acho que no Morumbi e outros mais… Atlético X Botafogo, no Maracanã, pela Copa do Brasil e por aí vai…
          Estes ex-juizes e agora comentaristas de arbitragem, como Armando Marques, José Roberto Wright, Aragão, Arnaldo Cesar Coelho e infelizmente até o mineiro Renato Marslglia e agora o Leonardo Gaciba. Todos que roubaram enquanto juizes em favor do eixo e hoje, sendo contratados pela Globo para tal cargo. Com que credencial?
          É simplesmente uma vergonha o que vemos e ouvimos e ainda termos de ver a indiferença destes locutores globais, simplesmente desrespeitarem e ignorarem nossos times e torcida. Sem falar no absurdo de, ao monopolizarem as transmissões, forçarem ao torcedor, a comprar pacotes caríssimos de tv a cabo, para assistirmos aos jogos de nossos times, quando estes jogam fora do estado, transmitindo partidas de dos protegidos no mesmo horário….

  8. Graças a Deus, em minha casa é proibido assistir a rede Globo. Q eu diria pode-se chamar Rede Bobo.
    Parabéns pelas colocações.

    1. a globo é só um reflexo da demanda, como todas as emissoras desse país, se tem audiência é bom, se não tem não serve, e é assim, não adianta ficar com reclamações, o atlético mg só ganhou um brasileiro até hoje em 71, e ficar reclamando da globo não irá ajudar em nada..

      1. Hugo, sei lá, vc deve ser cruzeirense…Rapaz, independente de se ter ganho um título ou nenhum, a questão é beneficiarem o eixo do mal em detrimento de todos os outros times, E não estamos falando aqui, apenas de Atlético. Acorde!!!
        Estamos falando de audiência, de povo, de muita gente. Ou você também vai dizer que aqui em Minas ou outro estado, não aumentaria a audiência se esta má emissora tivesse respeito por eles?
        É melhor você ler com mais atenção sobre o assunto que estamos discutindo aqui, me perdoe, mas é a verdade.

    1. e eu vou mirrer de rir, e esse dia há de vir antes do que voce pensa…

  9. Nooossaaa!!!!! Esse não volta mais!!! Meu caro roberto e irmãos… Primeiro quero comentar essa pancada com classe que esse “fontinatti” levou, pelo sobrenome deve fazer parte dos purpurinados invejosos e com dor de cotovelo que sondam nosso terreiro, roma destraído, aposto que aqui ele não volta… Boa Roberto, somos atleticanos e amamos o galo e ponto final.

  10. Ô pessoal, nesse assunto prefiro ser mais sético como o thiago, todavia, concordo com o Mateus, afirmando que existem várias outras vertentes.

    Também sou mais viajante até o ponto de torcer por qualquer emissora ou uma possível união entre elas para destronar essa grobo enviada do satan… Detesto a idéia de ter que ficar assistindo outros jogos(como aconteceu no jogo do curintia e framengo…afff..), só para ficar torcendo para aparecer aquela bolinha e torcendo para ser gol do galo…kkk… eu não tenho tv a cabo…kkkk… fodas….

    Parabenizo a Ana, que não conheço, mas, adimiro, pela ética e nobreza de alma, também mando aquele abraço ao nosso Robertão, pelo apoio a essa idéia, que também não conheço, mas parece que somos irmãos. Grande abraço á todos!

    Rumo ao topo meu galo lindo… Minha cachaça..

  11. Infelizmente o futebol brasileiro será forçado pela Rede Globo e CBF a girar em torno de Corinthians e Flamengo e um ou outro time de SP ou RJ. Conquistas do Eixo serão exaltadas como vitórias nacionais e conquistas de MG, RS e Outros Estados serão simplesmente informadas. No final das contas o Brasil terá o futebol monopolizado conforme os interesses da Globo e ela terá ainda mais poder e influência enquanto o povão aplaude.

  12. Sensacional o texto! Você realmente escreve muito bem, peço permissão para fazer minhas as suas palavras,e ir um pouco alem. Pode-se ampliar essa visão à quase totalidade da tv brasileira, da aberta à paga, costumo chamar a espn brasil ironicamente de espn Rio/São paulo. Voce esta absolutamente certa quanto ao final da era de poder das tvs, a midia via internet vem para ficar e mudar completamente o panorama. Finalmente uma ferramenta realmente democratica, é o inicio de um novo mundo de oportunidades. Espero que usemos essa ferramenta para tornar a vida das pessoas melhor. Obrigado pelo seu desabafo, tenha certeza de que existem milhões de vozes que lhe fazem coro.

  13. Não concordo totalmente com essa carta não

    os grandes times de Sao Paulo e Rio de Janeiro tem essa mesma mídia exagerada que tem Corinthians e Flamengo.

    Aliás, estes próprios estados são os queridinhos das emissoras de TV de um modo geral.

    Eu já reparei que até treino de time de escola de samba do rio já teve mais destaque que uma rodada emocionante da série B uma vez.

    1. Sua opinião…. vc não concorda. Mas nas linhas abaixo vc concorda!!!!!! não to te entendendo.

  14. Ana ! Minha audiência ela não tem . Verte para o lado que bem lhe convém,um câncer prestando [des] serviço á nação. Lobo em pele de lobo ,um verdadeiro LIXO . Parabéns por mais este texto – real e nervoso rsrsrs – .Show de bola como sempre … abs e #GaloSempre

  15. Quando foi pra escolher entre a Globo (CBF) ou Clube dos 13, TODOS os clubes com exceção do Atlético MG e São Paulo, escolheram a GLOBO..Então não acho que tenham o direito de reclamar.Por quena oportunidade que tivemos, escolhemos a corrupção, através de reconhecimento de titulos que não existia e benefícios da CBF..Então TODOS os times tiram o Galo e SP, tem que aguentar e bater palma pra curintia e flamerda na TV globo, por que foi isso que escolheram..

    1. Exatamente, Marcelo Silva! Na hora “H”, deixaram o Kalil sozinho e voltaram a babar a Globo e CBF. Sem mais comentários, isto é tudo.

  16. Eu moro em Goiás e sem muito bem como funciona mídia.

    Corinthians vem jogar no Serra Dourada e tem microfone na torcida deles pra TV colocar o áudio de acordo com os lances da partida.

    Se não fosse a internet não dava pra acompanhar nada do meu clube e nem de muitas outras coisas interessantes que tem no futebol brasileiro em geral todos os dias.

  17. EITA que as palavras, não doem mas que FERE isto tenho certeza fere até a jagular.
    e faço das palavras da minha querida ANA, as minhas.
    Eu sempre falei nesta minha vida de alegria, por quê as tristezas eu faço dela uma lembrança boa, para ter a minha alegria do dia a dia, isto por que, quem me faz ficar triste, me pede para ser alegre, por que nossa vida é assim.

    Um dia sempre tem outro depois, e nada dura para sempre GROBO e seus brutamontes gangster troladores manipuladores até as pedras se encontram e nada neste mundo é para sempre, nada é igual, e esperem que suas hora vai chegar.

    Lavagem cerebral, amigos da rêde GROBO , só é válido uma vez, se o fizeram com um este não muda se mudar explode sua pobre mente.

    Fizeram a favor do flamerda e não tem jeito de fazer o mesmo para os gambás, façam das tripas ao coração, rasguem as calcinhas amigos da rede grobo, uma hora até os seus vão cair na real e vão debandar.

    E o que falo, DEBANDAR é só ver o que aconteceu com vários dos seus ter ido para a Fox Sport a que comanda a Libertadores das Americas, e somente deu a vocês uns joguinhos, por uma ação que no futuro vão amargar em ter aceitado.

    Quanto ao ao GALO, só digo uma coisa, AMIGOS DA REDE GROBO VOCÊS VÃO TER QUE NOS ENGOLIR esperem e verão, a vingança vai ser amarga, pior que o FEL.

  18. seu texto é interessante, mas futebol é ibope. Acredito que quando passam jogos de outros times em rede nacional, o ibope deve ser fraco. No jogo Corinthians x boca, teve 50 pontos de ibope, nao cheguei a ver o ibopo de segundo jogo entre palmeiras x coritiba, mas deve terdado no maximo uns 35 ou 40 pontos. As televisoes vivem de ibope, e se os outros times querem assistir mais jogos do seu time, entao assistam quando passa e deem ibope. Aqui no Parana, durante a libertadores passou os jogos do coxa contra o sao paulo e nao o jogo do corinthians contra o santos, minha sorte é ter tv por assinatura, dai pude assistir na FOX sports para ver meu Timão. Não critiquei, pois como aqui é o parana passaram o jogo do coxa x sao paulo, se teve mais audiencia do que se tivessem transmitido corinthians x santos, duvido.
    Eu ate concordo que a Globo e Band poderiam tipo dividir a transmissao por estados, onde cada estado assistiria o jogo do seu time, mas nao sei se isto traria ibope, pois eu no parana seria dai obrigado a assinar PFC para ver meu Timão, pois nao perderia tempo assistindo jogos do coritiba.
    Existem opçoes para vc assistir ao seu time, mas depende do seu bolso para assinar PFC, e acho dificil um jogo do atletico mineiro ter audiencia nacional, entao ou fica regionalizado onde cada estado assiste um time ou fica como está onde a audiencia é maior. Veja o publico de palmeiras x sao paulo que foi 8.000 pessoas e corinthians x nautico 23.000 pessoas, ai ja se nota a grande diferença e esta mesma diferença tambem tem quando se transmite os jogos e as tvs vivem dos ibopes maiores.

    1. erivelton carvalho…… Falou tudo….se não der audiencia,não tem patrocinio….quem paga a conta????

    2. Erivelton… Claro que, se numa noite meu time, seu time, não estiverem jogando, com certeza, aquele que gosta de um bom futebol, o verá… Mas o que reclamamos é que além de sempre só beneficiarem o eixo do mal, Rio/SP, deixam de transmitir os jogos do Galo para passar um outro jogo qualquer… E olhe, nem todas as pessoas tem condição de comprar pacotes de TV a Cabo, meu amigo. Você fala de sua condição sem se preocupar com os outros e não é por aí.

    1. Diego, realmente deve ser numero, porque a torcida não vai ao campo e fica assistindo a emissora. Ai, me poupa de tanto bairrismo e corporativismo, espero que saiba do que estou falando.

      1. Diego, André Brito e Guilherme enfim, todos que pensam assim como vocês. Se acham os maiores… Mas pelo post, nem repostas merecem, são uns idiotas, com certeza, corintianos…

  19. Ótima crônica, parabéns. Eles pensam que são os donos do futebol, ledo engano. O povo Brasilleiro é lento nas atitudes, mas não é bobo e assistiremos de pé a perda deste poder da senhora rede globo…

  20. Muito bom o texto!

    E não fica só pela rede Globo não, os outros canais também são parciais com relação ao eixo RIO-SP. Acho que deveria haver a união de Grêmio, Inter, Atlético e Cruzeiro, para, juntos, formarem o eixo RS-MG. Os quatro presidentes se unindo e compartilhando da mesma opnião já seria um começo, a torcida com certeza compraria a ideia. O presidente Kalil, do Atlético, foi o único a ‘peitar’ a rede globo ano passado. O São paulo mostrou força, mas na hora H recuou.

    1. Guilherme Fernandes, acho que o eixo não é Rio – São Paulo e sim Curinxa – Framengo.
      Sou Palmeiras, e assim como meus amigos são paulinos e santistas sofremos com os horários que essa emissora coloca os nossos jogos. Não televisionam, e ainda convocam a torcida do corinxa para o jogo, nas transmissões abaixam o microfone da torcida rival e aumentam o da galinhada e da mulambada.
      É triste, mas é o que ocorre.

  21. Vergonha alheia dessa síndrome de perseguição. Como assim a rede globo não tem o direito de ocupar a grade dela do jeito que quiser? kkkkkkkkkkkk Que ridículo. No capitalismo é assim: o dinheiro é quem manda. Se flamengo e corinthians dão mais dinheiro à emissora, tem que explorar a imagem de ambos até a última gota, pois são os 2 clubes que mais recebem cotas de trasmissão. Não culpe a rede globo se o seu time não dá audiência, a culpa é sua e dos demais torcedores que não acompanham o time com as outras torcidas dos times supracitados. Corinthians sempre deu mais audiência, até mesmo antes da globo “adotá-lo como filhote” segundo as suas palavras.

    1. DC……Realmente você é um corintiano ou Flamenguista muito idiota! Se fosse um pouquinho inteligente nem comentaria aqui esse seu ridículo pensamento. E, o curintia é que sempre diz, “contra tudo e contra todos” … logo, se sente perseguido , coitado.

    1. KKKKK VC MANIPULA E ALEINA OS POVOS CUIDADO COM GLOBO DE MERDA! FORA GLOBO ODEIO VC GLOBO VC MANIPULA A VERDADE CAI FORA GLOBO DE MERDA!

  22. Se todos vocês deixarem de assistir a Globo, só porque ela passa apenas jogos do Corinthians e fala mais do Corinthians e blá blá… Será mais rentável do que se os 30 milhões de torcedores do Corinthians deixarem de assisti-la. TV é marketing, qual seria a vantagem em agradar um time que tem pouca torcida? E mais, quando o time está ruim deixa de ir nos estádios, assiste o jogo de costas, e faz birrinha? A torcida do Corinthians está junto sempre e é a torcida que mais acompanha o time. Espertos são eles em notarem isso e tirarem proveito.

    Porém respeito sua opinião. Não torço pro Corinthians, sou um publicitário e nem ao menos tenho um time de coração, mas essa é a verdade.

  23. A coluna foi boa, mas só existe otário porque existe esperto, isto é: a globo reina com seus métodos porque o povo é alienado e desmiolado e aceita.

    Quando (E SE) tivermos um povo mais educado e pensador , a situação mudará.

    Enquanto isso, sai a globo e entra outra e por aí vai.

    E isso se aplica a tudo nesse país : bancos que lucram horrores em cima da desinformação e ignorância do povo, montadoras que vendem lixos de automóveis simplesmente porque o povo não entende do assunto e etc etc etc etc.

    abraços

    GAAAAALOOOOO

  24. Parabéns Ana Cristina Gontijo. Assino embaixo cada palavra e repudio com veemência esta emissora formadora de opinião. Mas o mundo está mudando. A era da alienação está cada vez mais sendo reduzido. Felizes são aqueles que tem a honra de gritar GALOOOOO. Nunca fomos alienados e nossas conquistas sempre foram verdadeiras. Aliás, não somos torcedores, somos ATLETICANOS. Parabéns mais uma vez Cristina.

  25. O cálculo é simples: se 15% da população Brasileira é Corinthiana, 85% da população não é. Essa lógica de pensar que Corinthians e Flamengo são a maioria é no mínimo uma burrice matemática. O plano global de fazer de Corínthians e Flamengo como Barcelona e Real Madrid é uma idiotice sem tamanho, e simplesmente vai dar errado. E tenho certeza que ganhariam MUITO mais dinheiro enaltecendo a diversidade de forças que só o Brasil tem. Uma pena. Grande abraço!

    1. Amigo, é mais fácil manipular dois… Quanto mais se concentrarem aí, melhor para o 4° poder.
      O resto as novelas e os BBBs se encarregam.

  26. A Globo nos deixa bobo. Parabéns, na verdade a preocupação da rede Globo resume em audiência,só isso importa.

  27. TOMO A LIBERDADE DE SUGERIR UMA CAMPANHA: MUDAR A CBF DO RIO DE JANEIRO PARA BRASÍLIA,CAPITAL DA REPÚBLICA!!!

      1. Mas vem cá, pq o eixo RJ/SP é o eixo do mal?? Vão me desculpar, mas estão falando sem qualquer conhecimento de causa!! Nesse “eixo do mal” q vcs tanto falam, tem times q tb são preteridos e prejudicados pela dona globo e pela CBF!!

        Por 2 vezes, o Vasco foi prejudicado contra o Corinthians, na semi da Copa BR em SP, num pênalti claríssimo não marcado no Élton, e também nas quartas dessa Libertadores agora, onde anularam um gol legítimo do alecssandro em São Januário!! E o Botafogo??Já perdi as contas de quanta vezes meu time foi prejudicado pela arbitragem!!

        Acho q o correto Eixo do Mal deveria ser Fla/Corinthians, e não RJ/SP, pq tem times do Rj e tb de SP mto prejudicados por arbitragem tb!! Pela glbo então, nem se fala… Aqui no RJ quase não passa jogo algum do Botafogo… a torcida q compre o PPV deles ou não consegue ver o jogo!! É uma overdose de jogos seguidos do framengo!!

  28. eu assisti ao video ,mas tem um porem o estado de Sao Paulo e maior que o de Minas,todo time tem torcidas,nem todo mundo tem tv paga onde possa ser transmitidos todos os jogos do seu time,mas todos nos de qualquer Estado que seja temos um time uma” naçao” torcedora,e palhaçada dizer que corinthians da mais ibope pq qualquer torcedor que tem paixao pelo seu time vai querer assisti lo de qualquer forma.Fico indignada pq se passar jogo do meu galao da massa logico que a naçao atleticana vai dar ibope pois somos apaixonados pelo galo.Isso da audiencia sim senhor mas somos globo minas nao somos transmitidos nacionalmente.Mas o tal do corinthians esse sim e transmitido para todo o pais.Pronto falei

  29. Parem de se preocupar com o que a Globo diz ou não. Somos muito maiores do que eles. Aqui é GALO, aqui é nós por nós.

  30. Pois é exatamente isto que venho dizendo, aliás não só eu, o Brasil, a parte excluída desta emissora, ou, trocando em miúdos, antes, todos os times de todos os estados menos, o eixo do mal, Rio/SP… Hoje, ela pra economizar e ganhar mais, só baba o Curintians… Mas vejamos, em relação à quantidade de torcedores que estes times tem, Flamengo e Curintia, são em grande parte emprestados de outros estados pois, junta-se a falta de grandes times em alguns e, a publicidade massiva deste TV, assim, com certeza aconteceria com qualquer outro time. Ana Gontijo falou tudo o que todos nós sentimos, vemos e gostaríamos de falar. resta a nós complementarmos com outros detalhes e assim, torcer para a queda destes mercenários que nada mais são, que interesseiros em seu monopólio…

  31. Não assisto nada da globo, mesmo sendo Corintiana. a Internet me supre.

  32. Ah, e isso eh falando soh dos esportes neh, pq se for por a saude, educacao, politica da ODIOOO de assistir a globo… Ateh tirar a unica programacao mais ou menos que era a TV Globinho, pra colocar um programa q ngm assiste da sra JN.

  33. PARABÉNS! À VOCÊ PELA SUA CORAGEM. QUERO LHE DIZER QUE EU CONCORDO COM VOCÊ EM TUDO O QUE DISSE. ATÉ PORQUE OS CANAIS PAGOS DA GLOBO TAMBÉM NÃO PASSAM JOGOS DOS OUTROS TIMES QUANDO O CORINTHIANS JOGA NA TEVE Á BERTA! ABRAÇOS!!!!

  34. Muito bem, Ana! Faço das tuas palavras as minhas. Eu já nem assisto a Rede Globo de manipulação. Tudo o que me interessaria lá é o UFC, mas eu não vejo problemas em assistir no outro dia pelo Youtube. Não dou mais minha audiência para a Globo. Toda vez que um televisor sintoniza na Globo, um contador de audiência favorece eles, mas não na minha casa e não por minha causa.

  35. E tem pessoas que ainda assistem a GLOBO mesmo com essas informações, ISSO É UMA VERGONHA!!!!

  36. é lógico que eles vão dar maior destaque para os time que tem maior torcida.. É o mundo capitalista, qnto mais gente assistindo, maios audiência e com isso lucro.
    Qual o motivo deles passarem jogo do Aquidauanense do Mato Grosso do Sul sendo que ninguém (ou melhor, poucas pessoas) tem o interesse de ver esse jogo.
    Eles também dão destaque para os que estão melhores.. Ninguém que ver jogos com baixa qualidade técnica, jogo feio e etc.. O Corinthians foi campeão do Brasileiro do ano passado e da Libertadores esse ano, ou seja é o melhor time do Brasil..

    1. Talita, se você não sabe ler, eu posso desenhar. Apresentei dados de vários outros anos em que os OUTROS times eram os melhores do país, mas não tiveram a exposição merecida.
      Eu disse também que um GRANDE motivo do crescimento dessas torcidas foi a exposição deles na TV. A torcida é grande e fica muito maior porque a TV mostra e gente que não entende nada de futebol e vai no oba-oba.
      Isso é extremamente prejudicial para o futebol brasileiro, porque pode transformar nosso campeonato em algo insosso como o da Espanha, que só tem dois times.
      Por causa de gente deslumbrada como você.
      Passar bem.

  37. E as olimpiadas, para a globo parece que nem

    vai acontecer, é ridiculo esse comporysmento tendencioso

  38. pra mim isso não passa de um texto de uma são paulina frustrada, a rede globo fala mais do Corinthians pq é um time que arrasta multidões, para um pais inteiro, e da mais ibope do que qualquer outro… que culpa ela tem????? vai falar dos outros times pra perder ibope kkkkkkkkkkkkkk… sem lógica… ahhh parabéns pro plameiras que ganhou a copa do Brasil, mais agora vamos falar do que importa… do Corinthians hsuahsuhauhsuhau

    1. Seu comentário é coisa de gente que vive em um mundinho tão limitado que acha que só existe São Paulo no Brasil, né?
      E você, topetuda assim, deveria saber que seu time surgiu do povo, assim como o meu, o Galo, o time mais comentado das últimas semanas. Time do povo.
      Que vergonha, moça. Esta não é essência do Corinthians, torcida que acompanha o time pelas estradas do Brasil, assim como o Galo.
      O Corinthians não precisa disso. Depois vão ficar igual ao Flamengo, com uma torcidinha criada na TV vaiando o time e virando de costas.

  39. Excelente matéria! Só não sabia que isso continua ocorrendo pois já são mais de 15 anos que não sei o que é Rede Globo.

  40. é por isso e mais q eu tenho TV paga… chega de monopolização…

  41. infelizmente isso é verdade e não acontece somente com futebol ,tambem acontece com o UFC que passa com meia hora de atraso e por algum motivo as outras emissoras nao podem transmitir

  42. gostei muito do teu texto, divertido, simples e bem escrito.espero que tuas previsões se concluam com sucesso.bjs

  43. Há coisa pior, estamos prestes a presenciar o início das Olimpíadas, que por sinal será transmitida exclusivamente pela concorrente, Rede Record, por este fato, a digníssima não se habilita a veicular ABSOLUTAMENTE NADA sobre as Olimpíadas.

    Questiono-lhe, o Esporte tem como função apenas obter telespectadores ou sua principal função é incentivar a vida saudável e a competição justa?

    Se liga, Globo!

  44. Ninguém desconfia que o corinthians começou a ser tão exibido depois que o ex presidente do país disse que é corinthiano?
    A vendida sempre fará tudo para agradar a quem está no poder.

  45. Só quero deixar bem claro que sou Corinthiano, sou anti-globo, não concordo com o fato de a globo beneficiar alguns times com sua programação, mas moro no paraná e assisti ao vivo pela globo a final do Santos Contra o Barcelona, o Palmeiras ser campeão da copa do Brasil e a globo destacar o fato o resto da semana nos jornais e programas esportivos, assim como fez ao Corinthians quando foi campeão da Libertadores 2012. Se a globo favorece o Corinthians, nós torcedores também não concordamos, e muito menos temos culpa disso.

    1. Exatamente. Os corinthianos não têm culpa disso, nem precisam disso, dessa bajulação toda.
      Conheço jornalistas que comentaram como a cobertura da final da Libertadores foi exagerada.

    2. Eu não gosto da globo, mas ela esta no direito de passar mais noticias sobre os times que ela paga, e paga muito pelos direitos de transmissão do Corinthians, por isso a cobertura é grande! Eles tem o retorno na audiência. Não tem como ser de outra forma.

  46. Excelentíssimo texto. Já está mais do que na hora do império Globo desmoronar!!! Basta de tanta manipulação, chega de tanta lavagem cerebral em nossa população.
    Parabéns, novamente, pelo seu texto.

  47. NO MUNDO CAPITALISTA , O QUE REINA É O CAPITAL, E SE DIZEM QUE O CORINTHIANS TEM 30 MILHÕES DE TORCEDORES E O ATLÉTICO TEM 6 MILHÕES, É A LEI DO MERCADO QUE IMPERA, CONTRA OS NÚMEROS NÃO HÁ ARGUMENTOS. E OLHA QUE EU SOU ATLETICANO.

    1. Isso é fato parceiro, Sou Corinthiano, mas a realidade é que um canal como a REDE GLOBO vive de audiência, é um canal aberto! É óbvio que eles vão transmitir jogos de Corinthians e Flamengo.

  48. ASSIM COMO OS USA QUER MANDAR NO MUNDO, ESTA TV QUER MANDAR NO BRASIL, MAS É VERDADE OS DIAS DELES ESTÃO CONTADOS…. DA-LHE GALO…. DA-LHE CHINA…

  49. A globo está ganhando muito dinheiro para falar do timão. Sou Corinthians, mas quero saber dos outros times também. Por isso, hoje em dia, sou mais e ver o programa do Neto na Bandeirantes, pois ele dá espaço para todos os times, e veja bem, ele é corinthiano roxo, Também o que esperar de uma emissora que sabota candidatos a presidência da república? Você tem o poder de controlar o seu controle remoto. Se chegou aonde chegou, e porque deixamos.

  50. Não gosto do cara, mas foi por atitudes como a da globo que o Chaves detonou a maior emissora da Venezuela. Uma coisa é liberdade de expressão, falar a verdade dos fatos, outras é omitir, mentir e criar factóides com intensões políticas e comerciais.
    Sua maior preocupação é manter no poder quem não lhe irá incomodar, pois as TVs e rádios são concessões públicas e um político não alinhado, como Brizola por semplo, lhe causaria grandes porejuízos, por isso ela o chamava de caudilho, dizia que fugiu de baiana… Foi como o Eurico, um muro intransponível aos seus interesses. Isso que ela está fazendo aí. Estigmatizou o cara de ladrão, não provou, o STF arquivou tudo mas a torcida foi iludida e ajudou a destruir o DonQuixote dos esportes. Era o único contra ela, ela o destruiu e hoje faz o que quer. Pesquisem neste blogo ( http://blogdopaulinho.wordpress.com/ ) e veja o que os “parceirtos” da globo Andrez Sanches e Dinamite estão fazendo com seus clubes e ela não divulga uma nota.
    Mas nada disso adianta se logo mais vai todo mundo assistir novelas, votar em BBB. Esse câncer se extirpa na raíz, fazendo que caia sua audiência. Diga não a globo, se ela é a única emissora que pega, desliga, antes desinformado do que mal informado.

  51. Na boa, o texto está bom…. mas eu realmente não acho errado a Rede Globo transmitir Jogos do Corinthians, Flmanego…… Afinal, uma rede de TV ABERTA vive dos comercias, por isso precisa de Audiência, e como os demais times, alem de terem torcidas menores, os torcedores não são tão fanáticos quanto os dessas duas torcidas. Então, acho que quanto a isso não tem o que ser feito, e não sou contra esse tipo de transmissão!
    Também não suporto a REDE GLOBO, referente a parte jornalistica tendenciosa. Está claro que eles colocam e tiram quem eles quiserem do governo, pois eles tem muito poder.

  52. Concordo e discordo ao mesmo tempo. Dê uma olhada, não foi só a globo que deu tanta enfase ao corinthians nessa fase pos-libertadores. E outra, ultimamente a globo nao tem mais transmitido tantos jogos do corithians nesse campeonato brasileiro 😉

  53. Galera aqui só enxerga o lado emocional e não o economico dos clubes.
    Todos times tem receita e despesa. Todo clubes tem seus torcedores que são o público para os patrocionadores.
    O Corinthians e Flamengo tem as maiores cotas da televisao pois tem maior publico, atrai mais ibope consequentemente maior retorno para os patrocionados.
    Se mudar para band, record etc pouca coisa mudará.
    Depois da queda em 2007 o Corinthians mudou toda sua gestão e hoje têm a melhor gestão entre todos os clubes.
    Todo time é como uma empresa, mal administrado da prejuízo, não tras títulos e não traz novos torcedores.

    Isso é economia e não futebol.

    http://lancesenuances.com/2012/07/20/carta-a-senhora-rede-globo-de-televisao/

  54. Infelizmente o país esta nas mãos destes salafrarios, estes manipuladores da mente do brasileiro, é logico que eles vão dar o maximo agora de mulambos e gambás, pois tem que se garantir contra o pastor uqe tem a exclusividade das olimpíadas, se vivessemos num país decente estes …………… (preencha com seu palavrão favorito), estariam apodrecendo na cadeia. Nem a record oferecendo o dobro do dinheiro que a globo ofereceu pelos direitos de transmissão do futebol, a CBF (outro antro de ladrões) aceitou dar o direito a eles, pois o Ricardo Trambiqueiro Teixeira, declarou abertamente que “Enquanto a Record estivesse denunciando as mutretas dele, não o abalariam, ele teria que se preocupar se a globo falasse algo”. Agora na direção da CBF esta aquele marginal que fazia parte da quadrilha da gaviões da fiel e presidente dos CÚ rinti ÂNUS.
    Até quando teremos que ser mantidos reféns desta corja????????

  55. Você assiste razão em grande parte do seu texto. Porém, mostrou-se anti-corinthiana ao extremo….o que me fez não gostar de você e de suas ironias. Em resumo, ao tempo em que você acerta no comentário de que a Rede Globo é manipuladora, você se coloca contra a maior torcida do estado de SP. Lamentável, lamentável.

    1. Errou. Não tenho nada contra o Corinthians, mas contra a bajulação. Respeito a torcida do Corinthians e detesto quando querem me provar que o Brasil é anti-corinthiano, porque pra mim tanto faz. Eu NÃO gosto do Cruzeiro nem do Flamengo, por serem arquirrivais do meu Galo. Mesmo assim reconheço que em 2003 o Cruzeiro teve um timaço que não teve o espaço que merecia ja mídia.
      O Atlético tem uma torcida tão ou mais fanática que a sua. A Massa Atleticana é impressionante.
      Mas de bajulação eu não gosto. Nenhum time do povo precisa disso.

    2. Olá. Você não me conhece, senão saberia que não sou anti-corinthiana. Eu NÃO gosto de dois times: cruzeiro e flamengo, por serem arquirrivais do meu Atlético.
      Respeito a torcida do Corinthians e acho a mística corinthiana parecida com a do Galo.
      O que não gosto é de bajulação. Times do povo não precisam disso. Minha crítica foi em cima da emissora de TV Aberta, que deveria promover um dos campeonatos mais regulares do mundo, e não apenas agir como se existissem apenas 2 times no Brasil. Não concordo e não concordo. Se promovessem todos os times, o campeonato ficaria mais acirrado e, portanto, a audiência aumentaria. Mas daria mais trabalho e demandaria mais mão de obra especializada.
      É isso.

  56. Bom dia a todos, o problema não é eles transmitirem os jogos somente de corinthias e framengo, o cerne da discursão deveria ser concorrencia, afinal não temos opção de ver outros jogos em outra emissora aberta. E nao me venham dizer que continuaria da mesma forma que isso nao mudaria em nada, pois se fosse assim a rede globo permitira a band transmitir para praça um jogo diferente do que ela transmite.

    Lembrem se, o objetivo das outras emissoras abertas nao é ganhar da globo e sim ganhar das outras, por isso a globo nao deixa transmitir um jogo diferente do dela.

    Atenciosamente,

    Clauber

  57. Putz ate que ponto chegou essa emissora, induz a pessoa que e torcedora a sacrificar pelo seu time, tudo que cai nessa emissora vira lixo. “Por que so passa o jogo do corinthias e do flamengo pq da audiencia”… Seus mercenarios, hipocritas, vcs nem ligam para o corinthians e sim liga para suas audiencia, se o corinthians não tive-se torcida para dar audiencia seria mais um menos prezado. Ou seja a globo pega uma maior torcida para balujar por causa da audiencia. Um dia o povo vai acorda!

  58. Gostei muito, mas vejamos: o INTERNACIONAL foi roubado em 2005, lembram ? quem deu este apoio CBF, LULA, REDE GLOBO etc.. A e o RICARDO LADRÃO TEIXEIRA ? deixaram ele fugir na boa, e agora tem outro gastando o dinheiro público em passeio a LONDRES. A lembrei o nome do JUÍZ DO STJD, SWEITER, ou coisa assim, a também seu filho, que foi eleito por aclamação presidente do STJD, te cuida inter, só neste país. RICARDO LALAU DEVERIA ESTAR PRESO, SEU SUBSTITUTO INTERPELADO JUDICIALMENTE PELOS GASTOS DO DINHEIRO PÚBLICO E ASSIM O BRASIL ANDA.

  59. Concordo em tudo. Eu só assisto essa emissora quando tem corrida de formula 1 e mesmo assim baixo o volume e ouço os comentários pelo rádio. Essas porcarias de novelas é que ainda seguram essa emissora. FORA REDE GLOBO!

  60. Pera lá, falar que “O Fluminense deu a volta por cima e foi campeão em 2010” é a maior hipocrisia! Foi uma das piores e mais descaradas virada de mesa de todos os tempos.
    Que time sai da série C direto para A?

    1. Eu me referi à campanha péssima no Brasileirão 2009, em que se salvou na última rodada, e foi campeão em 2010 com um time muito consistente. Acho que falar da virada de mesa não caberia no texto, ficaria muito disperso e longo. É outro assunto, concorda?

  61. Olá, cara colunista… Sou carioca e sou botafoguense, somos irmãos de cores (a linda combinação preta e branca alvinegra)… Nunca vi um texto tão excelente e tão próximo da realidade!! O que você falou do terrível Flamengo, é a mais pura verdade, e não é só a globo não, mas todos os veículos da mídia aqui do RJ, só falam do Flamengo e esquecem os outros 3 gigantes do futebol carioca!! Sem querer provocar ou coisa parecida, mas o mesmo fizeram com o seu arquirrival Cruzeiro, q em 2003 fez algo inédito até hj na história do futebol brasileiro, coisa q nenhum “queridinho” de RJ-SP fez até hj, q foi ganhar 3 títulos importantes numa única temporada, e isso não mereceu nenhum destaque por parte da Grobo…Fora ter de aturar Luís Roberto, Galvão Bueno e Cléber Machado torcendo discaradamente pra duplinha preferida da Globo…Enfim, eu sempre que posso, vejo o jogo na band, apesar de achar td a mesma merda, pois quem deveria mudar isso na prática e não muda são os nossos acomodados e vendidos dirigentes do futebol brasileiro,q sempre se venderam à globo!! Fizeram aquele teatro todo pra acabar com o clube dos 13, pra no final, todos eles venderem seus direitos de transmisão dos jogos à mesma emissora!! Pqp, isso é Brasil mesmo!!

  62. Parabéns pelo texto, assino em baixo tudo o que foi colocado e expando as criticas para além do futebol. A Rede Globo não beneficia apenas clubes de futebol em prol de benefícios, usa também todo seu poderio midiático manipulando opniões publicas em qualquer aspecto, principalmente na política.( Quem não se lembra do debate político entre Lula e Collor, onde claramente houve manipulação da transmissão em benefício do presidente eleito?)

  63. Simples. Assim como eu faço. Nem passem nos canais da Globo.

  64. preciso de uma ajuda finaceira
    conta0071 023 00003401-7
    poupança
    caixa

  65. Caros amigos internautas, a Rede Globo agora está desesperada. Os times do Estado do São Pualo estão mal na tabela do campeonato brasileiro e ai os indicies de audiência diminuem e por causa disso não entra dinheiro. Acho que é o fim. Mas concordo com o texta da colega. E tem mais a bajulação é terrível. Que saudades do Eurico Miranda e do Eduardo José farah. Eles com certeza iriram bbater de frente hoje com esta emissora ridicula.

    1. É tão melhor, kaik, que além de apanhar do Galo, Líder por quantas rodadas mesmo? rsss Bom, voltando ao assunto, tão melhor que além de apanhar do Galo, fora o show, está atrás em 7 pontos e está em 3° lugar! Claro, as coisas podem mudar, mas sou mais o “Bostafogo”, nossa vítima de hoje, do que seu time…ele deu mais pressão… rss

  66. Pois é…..e para mostrar toda a inescrupulosa ação global, ontem (19ago12) a NET, dos canais de esporte da Globo, não passaram o jogo do Galo que estava programado para o canal 128….Eu paguei, e não assisti. …não transmitiu….disseram que era problema na transmissão…..mas logo em seguida, esse mesmo canal transmitiu o jogo do flamengo e vasco. Isso sim merece uma ação judicial. Compramos um serviço caro, e até na tv paga eles deram um jeito de limitar a visibilidade dos jogos do Galo. Na tv aberta nem se fala….ao invés de assistir jogos do meu estado, sou obrigado a ver jogos impostos por ela.
    Brincadeira…
    Solução?…sim, chega de globo. O presidente kalil sozinho tentou enfrentar, os outros correram. O Galo ta sofrendo as consequências por isso. Não sei até quando o Galo vai se segurar, pois daqui a pouco as interferências serão maiores. O prejuízo virá no campo através de ações que estamos infelizmente acostumados a ver (árbitros mal intencionados, mudança de datas de jogos para favorecer seus protegidos, manipulação de bastidores através da cbf….).
    Torcidas brasileiras, se armem contra o monopólio.
    Já são dois domingos que a transmissão de jogos do Galo sofre problemas de transmissão.
    Na próxima vez, vamos programar uma ação judicial conjunta contra a Net.
    Globo Minas…Globo de outros Estados….deixem de ser bananas….mostrem que também podem gerar audiência com suas transmissões locais.
    Liberdade, imparcialidade, coerência, competitividade, transparencia….deixa pra lá, eles não sabem o que é isso.
    Saudações.

Os comentários estão desativados.